Buscar

ROTEIRO APRESENTAÇÃO TCC(1)

Prévia do material em texto

JUSTIFICATIVA:
Diante de um quadro de incompreensão atualmente estabelecido em relação à burocracia, foi constatada a necessidade da execução de um estudo, visando esclarecer as reais características e formas de aplicação do sistema burocrático.
PROBLEMA:
Qual é o peso/ importância da eficiência e da eficácia nas organizações? Ter a certeza do alcance dos seus objetivos através de um alto nível burocrático custará insumos que poderiam ter sido economizados, ou a melhor utilização desses insumos através de um baixo nível burocrático poderá gerar uma incerteza em relação à conquista da missão da organização. Então, como definir o nível de burocratização de uma organização?
OBJETIVO GERAL:
Demonstrar cientificamente que a burocracia é uma ferramenta essencial na condução de uma organização.
METODOLOGIA:
Quanto aos fins - Descritiva
Meios – Bibliográfica
Nessa pesquisa, foi utilizada uma abordagem descritiva, pois, segundo Gil (1991) a pesquisa descritiva expõe características de determinadas população ou de determinado fenômeno, levantando informações sobre situações específicas e relacionadas de forma a proporcionar a visualização de uma totalidade.
Quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica, pois busca referências em autores diversos, com enfoque qualitativo.
CAP1 HISTÓRIA E CONCEITO DA BUROCRACIA:
Segundo Pier P. Girglioli, o conceito de Burocracia foi usado pela primeira vez em meados do século XVIII pelo economista fisiocrático Vincent de Gournay para designar o poder exercido pelos funcionários e empregados da administração estatal sobre a monarquia absolutista francesa
Como afirma Chiavenato (2003), Max Weber foi o primeiro teórico que, em uma análise voltada para a estrutura, acreditava que a burocracia era a organização por excelência. Assim, para Weber, a burocracia era a forma mais eficiente de uma organização. Ele descreveu um tipo de estrutura burocrática acreditando que fosse comum à maioria das organizações formais. No entanto, como ressalta Maximiano (2000), Weber não definiu um modelo padrão para ser aplicado, apenas esquematizou as principais características da burocracia existente.
Weber distinguiu três tipos de sociedade e autoridade: 
Tradicional: também chamada de feudal, ou patrimonial, em que a aceitação da autoridade se baseia na crença de que o que explica a legitimidade é a tradição e os costumes. 
Carismática: em que a aceitação advém da lealdade e confiança nas qualidades normais de quem governa.
Racional-legal ou burocrática: esta autoridade pressupõe um tipo de dominação legal que vai buscar a sua legitimidade no caráter prescritivo e normativo da lei.
CAP2 ESTUDO DO SISTEMA BUROCRÁTICO
Racionalidade
Precisão
Organização
Confiabilidade
Rapidez nas decisões
A profissionalização do trabalho 
A burocracia, segundo Weber, traz consigo diversas vantagens. Primeiramente, a sua racionalidade, o que significa dizer que procura os meios mais eficientes para atingir as metas da organização. A precisão com que cada cargo é definido proporciona o conhecimento exato de cada responsabilidade. Como as atividades são organizadas em rotinas e realizadas metodicamente, tornam-se consequentemente previsíveis, o que aumenta a sua confiabilidade. A rapidez nas decisões é obtida pela tramitação de ordens e papéis e pela uniformidade de rotinas e regulamentos que colaboram para a redução de erros e custos. A facilidade de substituição daquele que é afastado e os critérios de seleção apenas pela competência técnica garantem a continuidade do sistema burocrático. O trabalho é profissionalizado, e os funcionários são treinados e especializados, trazendo inúmeros benefícios para as organizações.
CAP 3: A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA DO SISTEMA BUROCRÁTICO
Deve-se avaliar o peso/ importância da eficiência e da eficácia para definir o nível de burocratização da organização, onde, ter a certeza do alcance dos seus objetivos através de um alto nível burocrático custará insumos que poderiam ter sido economizados, ou a melhor utilização desses insumos através de um baixo nível burocrático poderá gerar uma incerteza em relação à conquista da missão da organização. 
FORMALISMO MODERADO: Analisando os dados apresentados, é notório que o princípio do formalismo moderado é, de fato, o melhor caminho a ser seguindo. Tendo em vista que tanto o alto nível de burocratização, quanto o baixo nível de burocratização, trazem consequências prejudiciais as organizações, a moderação em relação as diretrizes e procedimentos exigidos otimiza e flexibiliza a administração do sistema, possibilitando o alcance da máxima eficiência e eficácia em uma organização.
3-1 O equívoco cultural sobre a burocracia
Força da crítica
Sentido pejorativo
Significado popularmente disseminado 
Equivoco na aplicação do sistema burocrático 
Apesar de a teoria administrativa revelar a burocracia como fonte de objetivos e vantagens positivas para a gestão de empresas, por força das críticas e do desempenho das organizações públicas, o termo passou a ser usado com sentido pejorativo, rotulando uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema. Aliás, na atualidade, este tem sido o único significado popularmente disseminado, prejudicando o desempenho das organizações, que se confundem quanto ao verdadeiro sentido da burocracia, buscando somente bani-la. Tais queixas são provenientes das disfunções da teoria da burocracia e não dela própria, tendo em vista que existem muitos administradores que aplicam de maneira exagerada os seus conceitos, obtendo em consequência resultados desvantajosos. Diante disso, conclui-se que a má aplicação do sistema burocrático é que resulta na ineficiência, e consequentemente no conceito equivocado estabelecido atualmente sobre o sistema burocrático.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que uma análise dos princípios envolvidos, dos objetivos teóricos e do nível de formalismo exigidos pela organizações, é essencial para que se possa evidenciar, na prática, a problemática que envolve o sistema burocrático.
Também é necessário que seja disseminado corretamente o conceito e a estrutura ideal de um sistema burocrático junto aos administradores, de maneira que se possa iniciar uma revolução cultural sobre a ideia de burocracia e da sua aplicação nas atividades administrativas.

Continue navegando