Buscar

prova discursiva tecnologia e cidadania:Novas Formas de Ensinar e Aprender em Ciências Naturais e Matemáticar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva
“É possível individualizar a instrução e essa é um a das melhores estratégias para recuperar a importância e o interesse na educação matemática”
R: É possível trabalhar com a matemática de forma diferenciada, pois esta disciplina tem um papel importante na formação do cidadão. O ensino da matemática na proposta das tendências da Educação Matemática pode auxiliar na percepção da realidade e sua intervenção e, portanto, colaborar para a formação integral do aluno, levando-se em conta as tecnologias a favor do processo de ensino e de aprendizagem. O uso das tecnologias. Acredita -se que metodologia de trabalho dessa natureza tem o poder de dar ao aluno a autoconfiança na sua capacidade de criar e fazer matemática. Com essa abordagem, a matemática deixa de ser um corpo de conhecimentos prontos e simplesmente transmitidos aos alunos e passa a ser algo em que o aluno faz parte integrante do processo de construção de seus conceitos.
“De uma forma geral, mesmo o conceito de tecnologia presente é clássico e um tanto quanto limitado”
R: Concepção Intelectualista da Tecnologia Compreende a tecnologia como um conhecimento prático derivado direta e exclusivamente do desenvolvimento do conhecimento teórico científico através de processos progressivos e acumulativos, onde teorias cada vez mais amplas substituem as anteriores.
“Ao mesmo tempo em que reforçam a ideia de se respeitar a fala do aluno, com reflexo de sua cultura, destacam o papel da escola em padroniza-la encaixando- a no modelo único e ‘correto’”
R: É indispensável que se proporcione uma alfabetização atrelada ao letramento cientifico contínuo, com capacidade de tornar o aluno apto a compreender a realidade em que está inserido, participando de forma significativa e consciente das decisões que precisam ser tomadas para que sejam estabelecidas as mudanças necessárias na sociedade.
“Além disso, com a ampla circulação da informação e do conhecimento no ciberespaço, novos arranjos sociotécnicos estão sendo construídos e/ou resignificados ”
R : É o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. o ciberespaço é definido como o espaço de comunicação formado pela interconexão mundial dos computadores e das suas memórias. Constituindo -se num espaço virtual de trocas simbólicas entre pessoas poderão ser entendido como o espaço de troca de informação na cultura contemporânea.
“A ideia por trás da internet das coisas nasce de uma nova dimensão de conexão propiciada pela Internet - além de possibilitar a comunicação a qualquer tempo e em qualquer lugar , agora também considera a comunicação de qualquer coisa”. Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Desvelando a internet das coisas , explique, de forma sucinta, o que é a internet das coisas. 
 R : A internet das coisas corresponde a fase atual da i nternet em que os o bjetos se relacionam com objetos – humanos e animais os quais passam a ser objetos portadores de dispositivos computacionais capazes de conexão e comunicação.
“Se o ensino tradicional tivesse respostas para tamanhos desafios, seguramente já as teria oferecido a sociedade, apesar do reconhecido isolamento em que se encontra a instituição escolar, vítima da carência de recursos e de controles
Obsoletos, geradores de inércia e conformismo”. Conforme apresentado no texto -base Tendências da educação
matemática e suas relações com a CTS, ouve, nos anos da 1980, uma ruptura da forma tradicional do ensino da matemática, explique, com suas palavras e de forma sucinta, de que maneira essa ruptura tem acontecido desde então. R. De lá pra cá tem tentado modificar a maneira de ensinar a matemática, potencializando o processo de ensino aprendizagem de forma que o aluno tenha condições de aprender mais e melhor e que esse aprendizado tenha reflexões em suas opções diárias de consumo e vida tornando-se cada vez mais uma pessoa consciente dos problemas da sociedade e que esse aprendizado matemático seja importante mesmo ás pequenas decisões que são tomadas no cotidiano.

Continue navegando