Buscar

CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA projeto transformador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os transformadores elétricos de potência podem ser subdivididos em diversos tipos, incluindo a quantidade de fases do sistema elétrico de potência, ao qual esses equipamentos se destinam. Dessa forma, temos: os transformadores monofásicos, associados aos sistemas e aplicações, que recebem a energia elétrica de um sistema monofásico; os transformadores trifásicos, para os sistemas de energia também trifásicos; os bancos trifásicos, tipos de ligações que utilizam três transformadores monofásicos para a obtenção de um “equipamento” trifásico e, por fim, as ligações especiais, com dois transformadores monofásicos, também com o objetivo de fornecer potência trifásica ou, em alguns casos, bifásica.
Considerando essas informações, suponha que você seja o(a) profissional responsável pela especificação de um transformador de distribuição, para um novo sistema elétrico de distribuição. Acerca desse sistema, são estabelecidos os seguintes parâmetros:
	Parâmetro
	Ajuste necessário
	Tensão máxima nominal (lado de alta tensão)
	13,8 kV
	Tensão nominal (lado de baixa tensão)
	220 V
	Frequência industrial
	60 Hz
	Potência aparente nominal
	50 kVA
Quadro - Especificações do sistema de distribuição e desejáveis para o transformador
Fonte: Elaborado pela autora.
#PraCegoVer: quadro com 5 linhas e 2 colunas. Na primeira linha, tem-se parâmetro e ajuste necessário. Na segunda linha, tem-se tensão máxima nominal (lado de alta tensão) e 13,8 kV; na terceira linha, tensão nominal (lado de baixa tensão) e 220 V; na quarta linha, frequência industrial de 60 Hz e na quinta linha, potência aparente nominal e 50 kVA.
 Resposta
Os transformadores elétricos de potência podem ser subdivididos em diversos tipos, incluindo a quantidade de fases do sistema elétrico de potência, ao qual esses equipamentos se destinam. Assim podemos partir para a potência necessária do transformador. Podemos usar o cálculo de potência total (PT):
 Pt = (PI * FD * PAC)/ FP
 Pt = (50 * 0,8 * 1,3)/0,92
 Pt = 56,52 KVA
	Os transformadores de potência são projetados para garantir alta performance nas mais diversas aplicações e segmentos de mercado, que deve atender as necessidades específicas das empresas de energia e do segmento industrial em geral. Então o mínimo em potência deste transformador seria de 56,521 KVA, caso o cliente não pense em expansão ou seria necessário deixar uma “folga” maior.
Projetados segundo critérios estabelecidos na norma NBR 5356 Também, podemos avaliar se será necessário um banco de capacitores para controle do fator de potência.
	Outros fatores também podem ser avaliados como tipo de controle e de proteção do transformador, mas também vai depender do tipo da ligação atendendo as normas da concessionária local e também do investimento do cliente. Estes transformadores, devido às características particulares do sistema de cada cliente, são desenvolvidos deve ser de forma customizada para cada aplicação.

Outros materiais