Buscar

ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR SELMA

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 SELMA CRISTINA FARIA OLIVEIRA RU 1350642 
 TURMA: 02/2016 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - GESTÃO EDUCACIONAL
IPATINGA
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SELMA CRISTINA FARIA OLIVEIRA RU 1350642
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - GESTÃO EDUCACIONAL
Relatório de Estágio Supervisionado: Gestão Educacional apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
IPATINGA
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................04
2A ESCOLA ESTAGIADA E O TRABALHO DA EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA.........................................................................................................06
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA....................................................06
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA..........................................................................06
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO........08
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................15
REFERÊNCIAS........................................................................................................17
ANEXOS..................................................................................................................18
1 INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é uma etapa importante e necessária para adquirir e aprimorar conhecimentos relacionados à função que o indivíduo deseja exercer. O Estágio Supervisionado é uma disciplina obrigatória no curso de Pedagogia, pois permite ao discente/estagiário vivenciar em “lócus” a teoria já adquirida na universidade. Assim, o estagiário, no campo de sua futura atuação, analisa os conhecimentos adquiridos (teoria) com os acontecimentos do contexto escolar (prática).
O presente relatório contém informações sobre o Estágio Supervisionado: Gestão Educacional que foi realizado na Escola Estadual Chico Mendes, pela aluna Selma Cristina Faria Oliveira, do dia 29/03/2018 ao dia 16/04/2018.
 Tem como prioridade uma análise reflexiva do trabalho desenvolvido por uma pedagoga buscando alcançar os seguintes objetivos: compreensão dos vínculos que constituem os processos de gestão escolar e sua relação com os determinantes socioeconômicos, considerando a natureza e a especificidade da organização do trabalho pedagógico escolar; refletir sobre a prática pedagógica observada, enfatizando os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares (conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, hora-atividade, planejamento de ensino, organização dos espaços; dialogar acerca dos fundamentos da gestão escolar; analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico no contexto escolar; compreender a importância de uma gestão escolar democrática-participativa para o contexto escolar.
Nesse sentido, o Estágio Supervisionado: Gestão Educacional possibilita ao estagiário, futuro profissional o preparo para o exercício da prática de gestão, com um propósito de mudanças e um olhar mais amplo para as relações teórica – prática, dando assim oportunidades para conhecer a realidade da gestão escolar, as atividades administrativas da escola e os aspectos pedagógicos – educacionais que a envolve, com o objetivo de nos preparar criticamente para a prática profissional.
	Para a realização desse estágio a seguinte metodologia foi adotada: visita a instituição de ensino, leitura e análise do Projeto Político Pedagógico da escola, entrevista com a pedagoga, observação do trabalho realizado pela pedagoga, participação e ação, elaboração de um plano de ação e construção desse relatório.
No relatório foram trabalhados os seguintes itens: identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da instituição, descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado durante a observação participativa, plano de ação e considerações finais.
 
 
.
 
2 A ESCOLA ESTAGIADA E O TRABALHO DA EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
	O Estágio Supervisionado – Gestão Educacional foi realizado na Escola Estadual Chico Mendes, situada à rua Bruxelas, número 50, no bairro Bethânia, CEP 35164-096, localizada na cidade de Ipatinga, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (31)3826-7771 e do e-mail supervisaoc.mendes@gmail.com. 
	As atividades são desenvolvidas em dois turnos distintos, matutino das 7h as 11h15min e no período vespertino das 13h às 17h15min, ofertando os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
	 A instituição atende a um número total de 790 alunos, desse número, 40 são alunos em processo de inclusão. 
	O estágio foi realizado no período de 29 de março de 2018 a 16 abril de 2018, no turno matutino, sendo observado o trabalho desenvolvido pela pedagoga desse turno. 
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO
 Por meio da consulta e análise ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e a entrevista com a pedagoga percebe-se as concepções de homem, educação e sociedade que fazem parte da visão da instituição. 
 A instituição preconiza uma educação que deve ser coerente com as concepções de homem, mundo e sociedade, por isso, esforça-se na formação do aluno no sentido que o homem se adapte à realidade discutindo-a, refletindo sobre a mesma e assim contribuindo para transformá-la.
Segundo o Projeto Político Pedagógico da instituição:
A sociedade é vista como o local onde o homem viverá e conviverá, sendo influenciado e influenciando. Isto significa que a sociedade está em constante mudança e que o homem deve estar preparado para se adaptar a essas mudanças. Por isso, a instituição tem consciência que deve trabalhar com seus alunos a cidadania, a criatividade, a criticidade e a tolerância, valores que capacitaram os mesmos para viver e conviver bem nessa sociedade. (PPP, 2015, p.05)
	Educar é libertar o homem da condição de passivo, para sujeito que busca no conhecimento a compreensão da realidade que está inserido, passando a reconhecer o papel da história e onde a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como em relação a classe dos educandos, é essencial a compreensão do real, entendendo que aquisição da cultura da humanidade é um direito que deve ser assegurado ao educando.
	No que se refere ao conceito da educação, a Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional artigo 22 define “A Educação Básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando- lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer- lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. (BRASIL, 1996)
A sociedade é vista como um grupo maior onde a escola está inserida, por isso recebe influências e influencia. O aluno traz para a escola as influências que recebeu da sociedade, por isso seus conhecimentos prévios devem ser valorizados. Trata a educação como um processo de formação humana, através do qual deve se garantir a inclusão para o bem comum. 
Nessa sociedade vive o homem, aquele que é aluno da escola, mas aquele também que é um cidadão que convive com as pessoas, em casa, no trabalho, no lazer, nos meios de transportes. Homem que convive com homem, isto é, o ser humano convive com o seu próximo, mas também com o ambiente onde vive, com os animais e bens materiais. Assim, é dever da escola preparar esse homem que está dentro dela a conviver com todos em sociedade.
O professor tem o poder de fazer o diferencial na vida do educando,ele deve ter o ingrediente primordial que é a afetividade. O desenvolvimento de um trabalho de sucesso é consequência de uma equipe alinhada e afinada com todos os processos organizacionais e a comunicação é ponto estratégico para as realizações efetivas.
O papel social da escola é o de desenvolver o educando para a vida, isto é, oferecer oportunidades para o seu crescimento pessoal, proporcionando-lhe momentos de interação, onde aprenda a si relacionar consigo e com os outros, e onde aprenda a cultivar o respeito, a dignidade, a solidariedade, a justiça e o amor.
 	O aluno deve ser considerado como um sujeito de múltiplas relações, que estando em processo de formação, será pensado em sua totalidade, assegurando uma formação crítica e democrática. Portanto no entendimento do projeto, cabe aos professores conhecer a realidade social e pensar no tipo de pessoa que se pretende formar, levando em consideração que o aluno é um sujeito histórico consciente, capaz de transformar o contexto social em que está inserido.
 	É adotada pela escola a metodologia progressista, visão essa, que busca na construção do conhecimento a satisfação do educar para que essa possa transmitir com significados que vão de encontro com as necessidades do educando. Assim sendo o aluno ao receber e apropriar- se de conhecimentos que tenha real significado para suas necessidades e existências os assimilará com mais facilidade. 
Buscam-se através da gestão democrática, meios possíveis para que a escola ofereça melhores condições de aprendizagem aos educandos, promovendo uma educação de qualidade social onde todos os sujeitos envolvidos sejam contemplados em seus direitos e necessidades.
O papel do pedagogo é específico do especialista da educação articular o trabalho pedagógico da escola, coordenando e integrando os trabalhos dos doentes dos alunos e de seus familiares, em torno do ensino aprendizagem. Segundo Soares (2014, p. 113) afirma que “a função principal do pedagogo é organizar e coordenar todo o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola, com vistas a atingir os objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico”. 
 
 2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 	A escola está situada em um bairro de periferia, atendendo alunos, que em sua maioria, são carentes, por isso busca parceria com algumas instituições ou programas de sócio- Educação, buscando também estar em parceria com projetos junto à polícia militar e outros. 
	A escola funciona em regime de ciclo seriação, onde 200 dias letivos organizados em (4) quatro bimestres com semana letiva de (5) cinco dias e módulo/aula de 50 minutos. A escola funciona em dois turnos matutino e vespertino, atendendo os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. As observações junto a pedagoga aconteceram nos dias 02,03,05, 06, 09 e 10 do mês de Abril de 2018.
	A escola não possui estrutura física para receber crianças com necessidades educativas especiais, mas a mesma possui 40 crianças que necessitam de atendimento de profissionais específicos, porém são os estagiários que dão apoio. 
	A escola possui 11 salas em alvenaria, adequadas para o número de alunos que a instituição atende. Cada sala possui iluminação adequada, bem arejada com janelas grandes e muito bem ventiladas, tendo também para ajudar nos dias quentes do verão 02 ventiladores de teto. Tem também grades nas janelas para evitar roubos e vandalismo e a acústica é boa. 
	A instituição tem também: sala de diretoria, laboratório de informática, quadra de esportes descoberta, cozinha, biblioteca, banheiro dentro do prédio, sala de secretaria e pátio coberto.
	As salas de aulas têm carteiras individuais para os alunos, todas em um bom estado, armários para guardar jogos educativos e livros dos alunos, uma mesa e uma cadeira para o professor. As paredes têm vários cartazes, com o alfabeto colorido e visível, facilitando a leitura dos alunos; os numerais, o calendário e trabalhos dos alunos. O piso é de fácil higienização e as paredes são pintadas com tinta lavável.
	Quanto ao laboratório de informática os professores cederam o espaço da sala destinada a eles para a criação de um pequeno laboratório, com 8 computadores. Os mesmos realizam reuniões necessárias na biblioteca. O espaço do pátio é um pouco declinado, dificultando os alunos com deficiências físicas ou pouca mobilidade de se movimentarem e o espaço onde são realizadas as aulas de Educação Física é descoberto e sem acessibilidade. 
	Os recursos tecnológicos da instituição estagiada se resumem em: 03 computadores administrativos; 08 computadores para alunos; 01 copiadora; 01 aparelho de som; 01 projetor multimídia (datashow).
	A equipe pedagógico-administrativa da escola é formada por 01 diretora, 02 vice-diretoras, o2 pedagogas, 01 secretária. 
	A diretora é formada em Letras e possui Pós-graduação em Língua Portuguesa, e 15 anos de trabalho na área de educação e 10 anos somente nessa instituição; está como diretora há 6 anos e meio. A vice-diretora do matutino é formada em Pedagogia e está há a 6 anos e meio nessa função, mas já trabalha na instituição há 12 anos. A pedagoga observada é formada em Pedagogia e possui Pós-graduação em Psicopedagogia, com 10 anos de trabalho na área da educação e 2 anos nessa instituição. A secretária é formada em Pedagogia e possui Pós-graduação em Psicopedagogia. Trabalha na instituição há 2 anos, mas tem 8 anos na área da educação. 
	Todos esses profissionais mencionados tem como prioridade aprendizagem dos alunos, desenvolvendo atitudes de gestão compartilhada, entendendo que a gestão não pode ser jamais um fim em si mesma e que para ter sentido, tem que estar a serviço do sucesso dos alunos.
	A pedagoga observada está atenta a tudo que acontece na escola, observando o cumprimento dos objetivos formulados na proposta pedagógica. Busca sempre a participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola. Sua rotina envolve o acompanhamento do planejamento das atividades, atendimento aos pais dos alunos, seleção de textos para estudos em grupos com os professores, articulação da relação entre a escola e a comunidade.
	 Para Soares (2014, p. 79): “A ampliação da participação da comunidade nas decisões é um avanço para se criarem condições efetivas de participação dos trabalhadores e cidadãos que fazem uso do sistema público de ensino”.
	Ela também acompanha a entrada dos alunos, o recreio e a saída dos discentes. Auxilia os professores na elaboração e diversificação de suas aulas. Busca alternativas junto aos professores para trabalhar os conteúdos de forma mais efetiva, clara e que possa ajudar os alunos melhorando e facilitando o processo de ensino aprendizagem. 
	Para Libâneo (2008, p.129): 
	As incumbências do Pedagogo são as seguintes: Supervisiona, acompanha, assessora, apoia, avalia as atividades pedagógico-curriculares. Sua atribuição prioritária é prestar assistência pedagógico-didática aos professores em suas respectivas disciplina, no que diz respeito ao trabalho interativo com os alunos. 
 
 A equipe pedagógica de um modo geral são bem integrados, sempre muitos preocupados com o bem estar dos alunos, tratando-os com muito carinho e respeito. Mesmo nos casos mais complicados de se resolver, procuram interagir com a família para encontrar a solução e estão sempre dispostas e abertas ao diálogo, tratando a todos com igualdade. Por mais que alguns alunos são indisciplinados, eles entendem qual é o propósito da escola e a comunicação flui tranquilamente.
 A concepção pedagógica abordada na escola é um processo dinâmico democrático e participativo que deve, portanto ser desenvolvida de forma coletiva onde todos se sintam responsáveis pelo planejamento, execução e avaliação das ações.
	A proposta de formação continuada tendo como base de que o professor precisa estar capacitado para exercer cada dia melhor suas funções, a escola promove intervenções junto aosprofessores pela equipe pedagógica sempre que necessário. Os professores se reúnem sempre para planejamento junto com o coordenador pedagógico tendo que cumprir 8 horas mensais sendo que 50% nos dias de aulas e 50% num sábado por mês para oficinas de trocas de leituras e materiais de acordo com as necessidades dos alunos. 
A esse respeito Bernardo (2004, p.1-2) ressalta:
A formação continuada é necessária não somente para tentar minimizar as lacunas da formação inicial, mas por ser a escola um espaço (lócus) privilegiado de formação e de socialização entre os professores, onde se atualizam e se desenvolvem saberes e conhecimentos docentes, e se realizam trocas de experiências entre pares. 
	Os professores contam ainda com a disponibilidade de materiais para direcionarem seus planejamentos de acordo com as necessidades de seus alunos tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Conteúdo Básico Comum (CBC), cadernos de alfabetização, matriz de referencia e resoluções vigentes.
Os Conselhos de Classe devem ser realizados numa perspectiva de aprimorar a prática educativa, por isso deve aprimorar as discussões sobre as disciplinas, o comportamento, as praticas de sala de aula e a aprendizagem dos alunos. É uma instância de maior importância para o processo educativo da escola. Sua função básica é contribuir com a melhoria do processo ensino aprendizagem, mediante uma discussão coletiva dos professores, especialistas em educação e alunos, junto com a direção, na busca de alternativas para o enfrentamento dos desafios que o processo apresenta.
O Conselho de Classe, está constituído por todos os professores das turmas, alunos representantes de turma, pessoal técnico, especialista da educação e Diretor ou outro profissional por ele indicado. A escola promove 4 (quatro) reuniões para o Conselho de Classe ao longo do ano letivo, conforme registro no Calendário Escolar ou em caráter extraordinário quando se fizer necessário. 
Segundo Grochoska (2011, p. 105): “O Conselho de Classe tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa e didática, facilitar e ampliar relações mútuas entre professores, pais e alunos e incentivar projetos de investigação”.
Considerando que o processo de alfabetização e o zelo com o letramento são a base da sustentação para o prosseguimento de estudos com sucesso, a Escola Estadual Chico Mendes, organiza suas atividades de modo a assegurar a seus alunos um percurso continuo de aprendizagem e articulação do Ciclo de Alfabetização com o Ciclo Complementar. 
	Os pais são atendidos na escola sempre que há necessidade. O pedagogo está sempre atento a frequência dos alunos e auxiliando sempre que necessário.
	Os pais que necessitam de atendimento pelo professor devem ir na escola no dia da coordenação do mesmo. A comunidade participa das atividades escolares sempre que são convidados pela escola, principalmente em datas comemorativas. 
 A Pedagoga é encarregada pela organização das reuniões com os pais, que são comunicadas através da agenda escolar em forma de bilhete e as reuniões são registradas em livros, ata e se realizam no final de cada bimestre em horário acessível aos pais, com palestras, dinâmicas de grupos, para melhor interação da escola e da família. 
	Essa interação é muito relevante para a construção de uma gestão democrática. É o que afirma Soares (2014, p.95):
	A participação efetiva da comunidade escolar na gestão democrática é a meta a ser alcançada por todos aqueles que trabalham na escola: alunos, pais, professores, pedagogos, diretores, funcionários. Tal tarefa implica a reflexão e a tomada de decisão coletiva em todas as dimensões do trabalho pedagógico da escola (pedagógica, administrativa e financeira).
 A escola está situada e um bairro de periferia e possui um grande número de crianças carentes, pois muitos possui famílias desestruturadas buscando em alguns momentos esse apoio então na escola, muita das vezes deixando de cumprir seu papel, sabendo que a família é o primeiro grupo com o qual a pessoa convive e seus membros são exemplos para a vida. No que diz respeito a educação se a família mostra interesse e participação do que acontece em sala de aula e reforçarem a importância do que está sendo aprendido, estarão dando uma enorme contribuição para o sucesso da aprendizagem. 
 Pesquisas têm demonstrado que, normalmente, o desempenho dos alunos é maior em Escolas nas quais os pais participam da vida escolar e participam constantemente informados do rendimento escolar dos seus filhos e dos resultados da avaliação externa da Escola. Na Escola Estadual Chico Mendes, os pais dos alunos são considerados colaboradores efetivos, para as quais as portas da escola estarão sempre abertas. Sua presença será sempre bem acolhida, assim como as queixas, as sugestões, as criticas e as intervenções, tendo em vista a concretização de uma escola democrática e de qualidade. 
A Escola estagiada não tem uma sala especifica para as reuniões, mas tem um pátio coberto com mesas e bancos, onde os alunos fazem as refeições, porém neste local acontece as reuniões com os pais. 
	O calendário escolar da instituição estagiada é composto por 200 dias letivos, divididos em 4 bimestres e 2 semestres, sendo montado de acordo com a resolução apresentada pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). A organização do tempo e espaço é de acordo com a grade de horário comum da escola, mas tudo é aprovado pela SEE/MG.
PLANO DE AÇÃO
 Tema
 A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.
 Justificativa
A partir da entrevista com a direção escolar, percebeu-se que não há uma boa frequência da participação dos pais na vida escolar dos filhos, sabendo que a família é o primeiro grupo com o qual a pessoa convive com seus membros são exemplos para a vida. No que diz respeito à Educação, se essas pessoas demostrarem curiosidade em relação ao que acontece em sala de aula e reforçarem a importância do que está sendo aprendido, estarão dando uma enorme contribuição para o sucesso da aprendizagem.
 Objetivos
- Estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos e da rotina da escola;
- Aprimorar as ações da gestão participativa, envolvendo a participação de pais, professores, alunos a fim de orientar propostas de melhoria da prática pedagógica; 
- Manter o planejamento pedagógico organizado, criando projetos inovadores que se construirão com a participação da comunidade escolar.
D. Proposta de trabalho
 A direção da escola deve oferecer um convite permanente para os pais, (já que a escola é aberta alguns sábados) para alguns eventos culturais com a comunidade, envolvendo os alunos da instituição, a comunidade em geral, professores voluntários da área que trabalham variadas modalidades como a capoeira, danças, bordados, etc.
O encontro começa com uma atividade cultural (show de música, dança, etc.) ou uma dinâmica coletiva, elaborada pelos alunos juntamente com os professores e que esteja inserido dentro de algum conteúdo que aquela turma estudou dentro daquela semana. Depois a conversa com os professores flui naturalmente para o trabalho pedagógico e o progresso e dificuldade que os alunos apresentam.
Deverá ser apresentado a comunidade escolar, por meio de reunião, o Projeto Político Pedagógico, bem como os demais projetos a serem realizados no decorrer do ano letivo, orientando os pais quanto a necessidade e importância do acompanhamento da vida escolar de seu filho. E: Realização de tarefas, trabalhos e o hábito de estudos. Todos os seguimentos componentes da escola deverão ser ouvidos, inclusos os pais com vistas a debater necessidades apontadas pelos pais e elaborar estratégias para superação destas, que deverão ser comtempladas pelo PPP.
 Organizar e realizar debates e palestras de temas de interesse e necessidade da comunidade escolar, sobre Saúde, Violência, Bullying, convidando profissionais da área para debaterem o assunto não apenas com os alunos, mascom a comunidade escolar.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
	
Administrar uma instituição escolar não é tarefa fácil, pois se deve levar em consideração todos os aspectos, sejam eles físicos ou sociais. Com a observação na administração escolar os acadêmicos e futuros docentes e pedagogos vivenciam e se aproximam da realidade, problematizando alguns aspectos da profissão seja como docente, seja como gestor, assim contribuindo para a futura profissão. 
	As observações feitas e a pesquisa a respeito do trabalho pedagógico durante o estagio na Escola Estadual Chico Mendes tornou possível uma reflexão a respeito das controvérsias educacionais que estão em meio a gestão pedagógica em uma instituição formal de ensino. Percebi que os gestores têm que administrar um estabelecimento de ensino com poucas verbas públicas e com muitos conflitos internos e externos. 
	A comunidade escolar, professores e pedagogos demostram estar cientes da carência de alguns alunos e a internalização de alguns conceitos básicos para que o mesmo possa se tornar um sujeito de atitudes condizentes a vida em sociedade, realizando projetos e intervenções na busca de ajudá-los a construir ideais éticos de convivência social. Os profissionais buscam observar cada aluno de forma única, com a intenção de priorizar a melhor forma de agir no grupo para melhorar o processo de aprendizagem. 
	O espaço físico da escola é pequeno, mas bem dividido e com muito verde a sua volta, espaço esse que as crianças usam para o recreio, uma vez que a escola não possui um local designado para esse momento, pois o pátio é um terreno declinado.Os profissionais auxiliares responsáveis pela higiene e limpeza estão sempre atentos, mantendo a escola sempre limpa; a diretora mantem um olhar atento sobre tudo que acontece na escola desde a chegada dos alunos passando por problemas com a disciplina e também a manutenção da escola em geral e intervém sempre que necessário ou quando e solicitada. 
É necessário, conceber o diretor da instituição escolar como um líder cooperativo, que consegue aglutinar os desejos e expectativas da comunidade escolar e articula a adesão e a participação de todos os segmentos da escola na gestão em um projeto comum. 
O papel do pedagogo na escola compreende a coordenação pedagógica como articuladora do Projeto Político Pedagógico, organizando a reflexão, a participação e os meios para a concretização do mesmo, de tal forma que a escola possa cumprir sua tarefa de propiciar que todos os alunos aprendam e se desenvolvam como seres humanos plenos, partindo do pressuposto de que todos têm direito e são capazes de aprender. 
Portanto, cabe à equipe pedagógica da escola a sistematização e integração do trabalho, partindo do princípio de que o pedagogo é o profissional que orienta o professor, os alunos no seu desenvolvimento humano e profissional. 
Ele deve trabalhar em parceria com os professores, discutindo com eles os problemas e buscando soluções, conhecendo os alunos com suas especificidades em interação sobre o que deve ser mudado. 
No dia a dia, a pedagoga é sempre solicitada para comparecer em alguma sala, resolver algum problema e atender os pais que procuram pela escola.
	O pedagogo e os docentes devem trabalhar em parceria, buscando a melhoria na qualidade da educação oferecida. É fundamental que haja entre eles e os demais funcionários da escola uma troca de experiências, pois as situações que ocorrem nas instituições escolares são diversas e exigem estratégias diversas e um trabalho coletivo.
Deixo claro que o estágio em Gestão Educacional foi de grande aprendizagem, foi me dada a oportunidade de interagir diretamente com os gestores escolares e conhecer o trabalho do pedagogo que está sempre em busca de melhorias e transformações para as várias realidades dos alunos que vivem situações diferentes em suas vidas, por isso exige posturas diferentes. E isso, foi gratificante. O estágio me proporcionou analise das situações do cotidiano da instituição estagiada, me ajudando em minha futura profissão. 
	
REFERÊNCIAS
BRASIL, Lei Nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394. Acesso em: 01 de jul. 2018.
BERNARDO, Elisangela da Silva. Um olhar sobre a formação continuada de professores em escolas organizadas no regime de ensino em ciclo (s). 2004. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/um-olhar-sobre-formacao-continuada-de-professores-em-escolas-organizadas-no-regime Acesso em: 01 de jul. 2018.
GROCHOSKA, Márcia Andréia. Organização escolar. Curitiba: Ibpex, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e prática. 5. ed. Revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, Escola Estadual Chico Mendes. Ipatinga/MG, 2015. 
SOARES, Marcos Aurélio Silva. O Pedagogo e a Organização do trabalho Pedagógico. 2. ed. ver. e atual. – Curitiba: InterSaberes, 2014. - (Série Formação do Professor).
ANEXOS
Nesse item você deverá digitalizar a Ficha de Frequência e a Ficha de Avaliação de Desempenho de Estágio Supervisionado (a ser preenchida pelo professor-supervisor de campo) e postar junto com o relatório. Este documento (ficha de frequência e de desempenho) original deve ficar com você, para o caso de ser necessário alguma comprovação.

Continue navegando