Buscar

avaliando de cardio

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201408233252)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As afirmações a seguir encontram-se em um folheto para agentes de saúde responsáveis por medir a pressão sanguínea de pacientes que chegam a um centro médico. Você foi chamado a revisá-lo, usando seus conhecimentos sobre o sistema circulatório. I - A pressão máxima medida é obtida quando o ventrículo esquerdo se contrai e a mínima, quando ele relaxa. II - A pressão sanguínea pode ser medida em qualquer parte do corpo, já que ela é igual em todo o sistema circulatório. III - O paciente deve evitar esforços físicos antes do exame, pois isso alteraria os resultados. IV - Os resultados serão alterados caso o paciente tenha ingerido alimentos excessivamente salgados antes do exame. V - A pressão sanguínea é maior no coração e nas veias e menor nas grandes artérias. As informações corretas são: 
		
	
	I, II e III. 
	
	II, III e V. 
	
	I, III e IV. 
	
	III, IV e V.
	
	I, IV e V. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408269172)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Pacientes com hipertensão arterial sistêmica essencial podem obter benefícios a sua saúde, com eventual redução dos valores basais de Pressão Arterial (PA) quando são submetidos a programas de fisioterapia cardiovascular. Sobre as afirmações abaixo, relativas às respostas agudas da PA ao exercício aeróbio (aquelas que são documentadas logo após o esforço), a literatura científica diz serem possíveis de acontecer, exceto:
		
	
	Substâncias vasoativas, produzidas durante o esforço, mantêm por um tempo variável o estado de relaxamento dos esfíncteres pré-capilares, causando diminuição da PA. 
	
	Produção de calor gerada pelo esforço, provoca efeito térmico que resulta em dilatação dos vasos sanguíneos e redução da PA. .
	
	Maior produção de óxido nítrico pelo endolétio vascular durante o exercício e a respectiva manutenção da vasodilatação por um determinado tempo após o esforço, causando redução da PA.
	
	Elevação da descarga nervosa parassimpática arteriolar, o que provoca menor resistência à passagem do sangue por essas estruturas e diminuição da PA. 
	
	Diminuição do retorno venoso, principalmente em idosos, que causa diminuição do débito cardíaco e, consequentemente, redução da PA. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407934077)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	São vasos que compõem a circulação coronária: 
		
	
	Artérias coronárias direita e esquerda, originando-se da parte ascendente da aorta. 
	
	Artéria subclávia direita e artéria coronária esquerda com 4 ramos, dois à direita e dois à esquerda.
	
	Artéria coronária esquerda e artéria torácica interna, que se originam na raiz da aorta e na pulmonar.
	
	Artéria descendente posterior, artéria coronária lateral e coronária direita.
	
	Artéria coronária direita, que se inicia na aorta e se divide em artéria circunflexa, e artéria ventricular esquerda. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408275825)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Paciente de 43 anos de idade é admitido na Unidade de Terapia Intensiva com quadro de dor torácica, bradicardia, tosse e dispnéia ao repouso. Foram solicitados exames laboratoriais e de imagem, onde a radiografia mostrou um aumento da área cardíaca e alteração da silhueta. Prontamente a equipe solicitou um ecocardiograma, o qual mostrou a presença de um derrame pericárdico. Com seus conhecimentos em anatomo-fisiologia cardíaca analise as proposições a seguir e assinale a incorreta:
		
	
	O pericárdio fibroso também chamado de visceral, assemelha-se a um saco denso, resistente e inelástico.
	
	Uma deficiência na irrigação coronária traz comprometimento importante à camada intermediária do coração chamada miocárdio.
	
	O pericárdio visceral adere-se fortemente à superfície cardíaca, sendo chamado também de epicárdio.
	
	O excesso de líquido pericárdico é chamado de derrame pericárdico e pode comprimir tanto o coração quanto as estruturas adjacentes extra-cardíacas.
	
	O espaço entre as duas membranas (fibrosa e serosa) é preenchido por um líquido que tem a função de lubrificar as superfícies e reduzir o atrito durante os batimentos cardíacos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407941945)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Levando em conta os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, assinale a única alternativa INCORRETA
		
	
	A Hipertensão Arterial é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, doença cerebrovascular, doença renal crônica e fibrilação atrial. O aumento da pressão está diretamente correlacionado com o aumento da mortalidade.
	
	Dentre os fatores de risco para a doença arterial coronariana (DAC), a dislipidemia representa menor preocupação uma vez que os estudos recentes têm demonstrado não haver relação direta entre as alterações dos valores de normalidade do HDL e LDL com a ocorrência da DAC.
	
	A prevalência da obesidade vem crescendo progressivamente com o passar dos anos, acometendo mais homens do que mulheres. De acordo com as diretrizes cardiovasculares de 2013, é recomendado com grau de evidência A (classe I) a prática da atividade física regular por pelo menos 30 minutos, aumentando o tempo de atividade para aqueles indivíduos com maior tendência para a obesidade.
	
	O Diabetes está diretamente relacionado com a obesidade, configurando assim um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Portanto, em razão dos efeitos da obesidade na resistência à insulina, a perda de peso é um importante objetivo terapêutico em indivíduos com risco de desenvolver Diabetes Melitus.
	
	A exposição passiva ao tabaco aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e deve ser evitada.
		
	
	
	 
	
	1a Questão (Ref.: 201408266917)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Ainda não se conhecem todos os mecanismos que participam da gênese e manutenção da PA elevada na hipetensão primária. A fisiopatologia envolve duas variáveis básicas:fluxo sangüíneo sistêmico total (DC) e resistência oferecida pelos vasos sangüíneos periféricos, envolvendo também fatores ambientais que contribuem para o problema. Assinale V ou F nas opções abaixo sobre Hipertensão e exercícios 
		
	
	Há evidencia favorável da associação de exercícios e mudanças nos hábitos dietéticos no tratamento da hipertesão Estágio 2 (Pressão arterial sistólica > 140-159mmHg e PAD entre 90-99mmHg). 
	
	Todas as pessoas normotensas com carga genética hipertensiva (p. ex., ambos pais com idade < do que 60 anos medicados para HAS), devem seguir as mesmas recomendações de mudanças no estilo de vida que são fornecidas aos hipertensos
	
	Como a causa é multifatorial, o tratamento da maioria dos pacientes hipertensos requer dois ou mais medicamentos anti-hipertensivos para conseguir o controle da press o arterial. 
	
	São indicados exercícios regulares, predominantemente isométricos e com resistência localizada. 
	
	Os exercícios que predominem o componente dinâmico são ideias , ao passo que os exercícios de força muscular não tem demonstrado benefícios sobre a HAS como método isolado. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408193935)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	As estrategias precoce de rastreamento de alterações significativas para o sistema vascular são importantes estão baseados em marcadores associados a questões metabólicas. Baseado nisto assinale a alternativa incorreta. 
		
	
	temperatura e hemograma
	
	Saturação venosa mista e sumário de urina
	
	HDL e LDL
	
	pressão arterial e frequência 
	
	lactato e gasometria arterial 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407311106)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação a fisiologia do sistema cardiovascular analise as afirmativas abaixoe assinale a alternativa correta: 
I - A pós carga está diretamente relacionada com o aumento do retorno venoso. 
II - A camada intermediária da parede dos ventrículos é constituída principalmente por músculo. 
III - Na insuficiência da válvula mitral observa-se uma redução da sua abertura determinando uma sobrecarga de volume atrial. 
IV - Na estenose da válvula mitral não corrigida pode-se encontrar congestão pulmonar. 
V - O predomínio da atividade parassimpática pode reduzir o cronotropismo e inotropismo cardíaco. 
		
	
	Apenas as alternativas II, IV e V estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa IV está correta. 
	
	Apenas as alternativas I, II, IV e V estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa V está correta. 
	
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407421667)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Durante avaliação torácica do paciente com valvopatia, o fisioterapeuta detectou uma ausculta compatível com som de sopro na segunda bulha? Qual o diagnóstico provável diante dessas patologias descritas abaixo? 
		
	
	Estenose Aórtica
	
	Insuficiência Mitral
	
	Estenose Tricúspide. 
	
	Insuficiência Tricúspide
	
	Estenose Mitral
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408233250)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Jogadores de futebol que vivem em altitudes próximas à do nível do mar sofrem adaptações quando jogam em cidades de grande altitude. Algumas adaptações são imediatas, outras só ocorrem após uma permanência de pelo menos 3 semanas. Qual alternativa inclui as reações imediatas e as que ocorrem a longo prazo? 
		
	
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Longo prazo: diminui o número de hemácias 
	
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias
	
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias 
	
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória e os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial. A longo prazo: diminui o número de hemácias 
	
	Imediatas: diminuem a frequência respiratória e os batimentos cardíacos; aumenta a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias 
		
	
	1a Questão (Ref.: 201408191916)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	João Manuel, 60 anos, após infarto do miocárdio, iniciou um programa de exercícios intra-hospitalar; isto diminuiu os dias de internação, minimizou os sentimentos de invalidez e insegurança, e permitiu a João Manuel recuperar sua autoconfiança e retornar as suas atividades. Em relação ao quadro de João Manuel, é correto afirmar que
		
	
	se durante a realização de um programa de exercícios o paciente referir angina, deve-se pedir calma ao paciente e não há necessidade de interromper o exercício.
	
	apesar dos efeitos benéficos do exercício físico, mesmo sendo realizado de forma regular, não reduz a reincidência de infarto agudo do miocárdio.
	
	deve-se considerar que, durante um protocolo de exercícios para cardiopatas, o gasto energético deve ser estimado em medida energética catabólica.
	
	de maneira interdisciplinar, na fase intra-hospitalar, deve-se oferecer ao paciente: conhecimento básico sobre a patologia, identificar os fatores de risco do paciente para doença cardiovascular, iniciar a conscientização e modificação do paciente para prevenção secundária.
	
	na fase intra-hospitalar, durante a realização de um protocolo de exercícios, não é necessário determinar a intensidade e a frequência por ser uma fase de curta duração.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407277148)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a opção correta.
		
	
	Os exercícios de resistência ou localizados não podem ser utilizados por cardiopatas em um programa de reabilitação cardíaca
	
	Exercícios físicos aeróbios aumentam o MVO2 e por este motivo devem ser recomendados para o cardiopata isquêmico.
	
	O VO2 max e a frequencia cardíaca mantém uma relação linear e ambos podem ser utilizados para a prescrição do exercício 
	
	A fase I da reabilitação cardiaca é realizada ambulatorialmente. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407824355)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é uma Síndrome Coronariana Aguda (SCA) caracterizada pela necrose dos cardiomiócitos, esta pode ocorrer por uma redução da oferta de oxigênio ou pelo aumento exagerado da demanda cardíaca. Logo, para estabilização do quadro deve ser reestabelecido o fluxo sanguíneo coronariano. Nesse sentido, como medida inicial no tratamento do infarto, usa-se medicamentos com o objetivo de:
		
	
	Aumento da frequência cardíaca
	
	Aumento da Pressão Arterial
	
	Vasodilatação
	
	Aumento do Inotropismo
	
	Vasoconstrição
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408259491)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A cirurgia cardíaca de revascularização do miocárdio é indicada como forma de tratamento de alguns casos de doenças isquêmicas do coração. Em relação a essa cirurgia e ao atendimento fisioterapêutico para esses pacientes julgue os itens abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F):
		
	
	A esternotomia, incisão mais comum nesse tipo de cirurgia, gera alterações da mecânica da caixa torácica que contribuem para complicações respiratórias.
	
	Caso possível, o fisioterapeuta deve iniciar o acompanhamento ao paciente no pré-operatório, orientando sobre as alterações que ocorrerão após a cirurgia e quais procedimentos fisioterapêuticos serão realizados.
	
	A atelectasia, uma das principais alterações encontradas no pós-operatório, pode se apresentar sem repercussões clínicas.
	
	Os pacientes em pós-operatório, assim que estáveis, devem progredir com os exercícios buscando evoluir para deambulação quando possível, desde que não seja realizada antes do 10º dia de pós-operatório.
	
	Após a alta hospitalar o paciente deve ser orientado a procurar atendimento em Centro de Reabilitação, com equipe multiprofissional preparada, para melhorar o condicionamento físico e promover retorno às atividade laborais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407990595)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em relação aos hormônios liberados e às adaptações durante a atividade física, marque a alternativa INCORRETA. 
		
	
	As glândulas exócrinas são responsáveis em secretar hormônios enquanto as glândulas endócrinas secretam substâncias que não podem ser consideradas hormônios como as sudoríparas e lacrimais.
	
	Inicialmente, na atividade anaeróbica a resistência vascular periférica aumenta expressivamente, devido à contração dos músculos, provocando grande elevação da pressão arterial tanto sistólica quanto diastólica.
	
	Dentre as adaptações crônicas do exercício aeróbico, temos a bradicardia de repouso, controle sístolico e diastólico,e elevação da potência aeróbia.
	
	As adaptações agudas imediatas ocorrem até alguns minutos após o término do exercício e as adapatações agudas tardias acontecem ao longo das primeiras 24 ou 48 horas, às vezes até 72 horas após o exercício.
	
	O exercício físico pode ser definido como uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. 
		
	
	1a Questão (Ref.: 201408197765)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A pressão arterial (PA) é um sinal vital que pode ser útil no controle do exercício resistido durante a reabilitação cardiovascular. Durante o exercício concêntrico há __________ da PA, e imediatamente após o término do exercício ocorre __________. Se o exercício realizado for isométrico, haverá __________ mais acentuada da PA. As palavras que completam correta e respectivamenteas lacunas são:
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Diminuição; Aumento; Aumento
	
	Aumento; Diminuição; Diminuição
	
	Diminuição; Aumento; Diminuição
	
	Aumento; Diminuição; Aumento
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407299784)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise as alternativas abaixo e responda: I) A fase III da reabilitação cardiovascular tem o objetivo de procurar realizar um alto nível de atividade para melhor desenvolver a capacidade aeróbica e atingir o máximo da capacidade física, compatível com a capacidade do coração. II) A fase de convalescença pós-alta hospitalar, até 2 ou 3 meses do evento coronariano, compreende a fase II da reabilitação cardiovascular. III) Dentre os benefícios da reabilitação cardiovascular, destaca-se o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial sistólica e diminuição da concentração plasmática das catecolaminas em intensidades máximas de exercício. 
		
	
	Apenas III é correta
	
	I , II e III são corretas 
	
	Apenas I e II são corretas
	
	I, II e III são incorretas 
	
	Apenas I e III são corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407934063)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	É uma anormalidade anatômica na qual a aorta sai diretamente do ventrículo direito e a artéria pulmonar sai do ventrículo esquerdo, produzindo hipoxemia sistêmica grave. O enunciado refere-se à: 
		
	
	Transposição das Grandes Artérias (TGA).
	
	Persistência do Canal Arterial.
	
	Comunicação Interatrial. 
	
	Comunicação Interventricular.
	
	Tetralogia de Fallot. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407744872)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A DAC (doença arterial coronariana) pertence a uma categoria de estado mórbido que mais mata indivíduos no mundo. Ela se estabelece por diversos motivos que estão ligados desde a patologias até os maus hábitos de vida. A vida contemporânea leva-nos a um limiar de gasto energético muito baixo devido aos confortos de dia a dia, além de um acesso a alimentos industrializados ricos em sódio, açucares e gorduras. Esse quadro faz com que tenhamos a incidência dessa doença cada vez mais precocemente. Nas crianças esse quadro é cada vez mais frequente. Tomando como exemplo o caso abaixo, aponte qual das alternativas responde melhor a proposta terapêutica do paciente: A.B. F. 30 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 150 x 90 mmHg, história familiar de diabetes e hipertensão. Relata ficar horas jogando videogame e deu entrada na emergência com um quadro de dispneia e desconforto torácico. Foi hospitalizado para investigação de infarto agudo do miocárdio. 
		
	
	Na fase de internação em Unidade de Terapia Intensiva, após liberação para cinesioterapia, deverá ser estabelecido um programa de exercícios de membros superiores e inferiores cuja intensidade seja leve.
	
	O quadro clínico descrito acima demanda uma atuação, exclusiva, do médico na fases I da reabilitação cardíaca. 
	
	Na alta hospitalar o paciente deverá ser orientado a fazer exercícios com intensidade moderada até a primeira consulta com o cardiologista. 
	
	Esse paciente, na fase ambulatorial, deverá fazer o treinamento sem que sua frequência cardíaca ultrapasse 15 bpm em relação à frequência de repouso.
	
	Na fase hospitalar da reabilitação o fisioterapeuta deverá realizar um treinamento aeróbico com intensidade de 80% da FC máx do indivíduo. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408056749)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Durante a fase de tratamento hospitalar, sabe-se que um dos principais objetivos da fisioterapia e estimular mobilidade e independência funcional, para isto, é de fundamental importância conhecer bem as condições clínicas e física do paciente. Ao exame físico do paciente detectou-se sinal de Homan positivo e dor a palpação de panturrilhas. Neste caso evidencia-se a presença de: 
		
	
	N.D.A 
	
	Doença arterial coronariana
	
	Trombose venosa profunda
	
	Cisto de Becker
	
	Embolia 
		
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando