Buscar

Equipamentos essenciais dentro de um laboratório de microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microbiologia 
Equipamentos essenciais dentro de um laboratório de microbiologia 
AUTOCLAVE - aparelho que utiliza o calor úmido para esterilizar diversos materiais do laboratório, garantindo que não sobre nenhum resquício de substância que aquele item tenha entrado em contato. 
MICROSCÓPIO ÓPTICO - instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nu. O microscópio óptico utiliza luz visível e um sistema de lentes de vidro que ampliam a imagem das amostras. 
ESTUFAS PARA LABORATÓRIO - também estão presentes na microbiologia, e têm como principal função manter a temperatura necessária e correta para a manutenção dos itens guardados em seu interior, podendo conter calor ou trabalhar para o resfriamento desses conteúdos. 
DESTILADOR DE ÁGUA - serve para destilar a água que será utilizada nos mais diversos procedimentos dentro do laboratório. 
BANHO-MARIA - utilizado em situações em que é necessário elevar a temperatura de alguma substância que não pode ser levada diretamente ao fogo. Por característica, esse equipamento aquece de forma uniforme e lenta. 
BICO DE BUNSEN - aquecedor a gás com chama de temperatura variável, de acordo com a regulagem.Usado para aquecer substâncias, na esterilização de pequenos objetos, para aquecer produtos químicos, polir a fogo vidros quebrados e para muitas outras finalidades. 
CENTRÍFUGA – aparelho utilizado para acelerar a sedimentação de partículas sólidas suspensas em líquidos. 
Em relação aos materiais, os mais utilizados: 
PLACA DE PETRI – utilizada para desenvolver meios de cultura bacteriológicos e também para observar a germinação das plantas e de grãos de pólen, entre outros usos. 
TUBO DE ENSAIO – recipiente de vidro onde ocorrem reações e análises. Também utilizados para coleta de amostras em pequena quantidade. 
PIPETA GRADUADA – utilizada para medir e transferir mínimas quantidades de líquidos com precisão. Podem ser graduadas ou volumétricas. 
LÂMINA/LAMÍNULA - atuam como o suporte para a preparação da amostra biológica, permitindo a realização de diversas técnicas como a coloração e esfregaço.

Continue navegando

Outros materiais