Buscar

(20171016123635)AULA 3 Pré aula Construção Reflexiva (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE
TÍTULO DA SEÇÃO: A AÇÃO DOCENTE NA GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Em outras palavras: se o dever de casa é considerado favorecedor do desempenho escolar e se o acompanhamento parental a ele é visto como um dos fatores de sua eficácia, isso objetivamente coloca as diferentes famílias em posições desiguais diante do mercado escolar, já que elas não dispõem de condições materiais e culturais idênticas para fazer face a esse papel; e tal desigualdade é tanto mais vivida como sofrimento quanto mais as famílias compartilham dessa concepção que coloca a escolaridade, os deveres de casa e o acompanhamento parental como valores. Tal sofrimento resulta, portanto, do fato de que, não sendo indiferentes aos valores escolares, as famílias em questão nem sempre encontram, em suas dinâmicas internas, os recursos necessários para corresponder a eles de modo satisfatório. Freitas Resende (2012):
Muitas vezes os professores mais rigorosos que cobram o dever de casa e punem os alunos que não fazem as tarefas são justamente os mais valorizados dentro da escola. São vistos como professores que têm autoridade junto aos alunos. Você concorda com isso? 
As famílias têm origens culturais diferentes e lidam com o acompanhamento da tarefa de modos igualmente diferentes. Como esses professores podem manter sua autoridade sem estimular, ainda que de forma inconsciente, desigualdades entre as crianças, prejudicando justamente os mais desfavorecidos?

Outros materiais