Buscar

Aquisição de Linguagem

Prévia do material em texto

Qual a diferença
Fala
É individual, sendo a forma como um indivíduo se comunica de maneira oral, fazendo uso da linguagem verbal. É bastante comum que ela seja afetada por costumes locais, vícios de linguagem relacionados ao ambiente que a pessoa frequenta. Nossa fala passa por um processo de construção ao longo da nossa vida, por isso, a fala pode distinguir-se bruscamente de um indivíduo a outro.
Língua 
É o conjunto específico de códigos e palavras diversas, usados sob regras e leis de combinação que, na verdade, é o que permite que a mensagem seja passada de maneira compreensível.
Linguagem 
É um sistema simbólico usado para representar os significados dentro de uma cultura, e nos permite realizar a comunicação, expressar sentimentos, sensações, transmitir informações. Pode ser verbal ou não verbal.
Fases da linguagem
Pré- linguística 
1ª Fase comportamento reativo ao meio (0- 2 meses)
O bebê reage ao meio através de ações reflexas, inclui choro diferenciado, e reage à voz de quem o rodeia.
2ª Fase comportamento ativo ao meio (2-8 meses)
O bebê inicia sons e expressões; lalação; imita sons; sons de alegria e desprazer; usa o jarguão; respondem ao próprio nome e vira-se para atender ao som da voz materna.
3ª Fase comunicação pré-intencional (8-12 meses)
Inicia a intenção comunicativa com o uso de jargão; sons diferentes: “mamama” e “bababa”; entende “não”, copia sons e gestos de outros pessoas.
Linguística
12 a 24 meses: Começa a falar de 10 a 20 palavras, primeiras palavras “dá”, “papa”; usam: ali,cai, mas; conhecem as partes do corpo;
24 a 36 meses: Faz o uso de frases simples e telegráfica: “mãe vem’’, “papai tá ali”, inicia o uso de plural; adquire em torno de 1200 palavras; segue instruções: “cadê o bebê o bebê?”.
 Níveis da linguagem
Fonologia
É a parte da linguagem que se refere ao modo como os sons se organizam e funcionam nas diferentes línguas, é o que nos possibilita diferenciar “FACA” de “VACA” ,por exemplo. Se a criança apresenta uma alteração que envolve aspectos fonológicos (a organização do sistema de sons), é uma alteração na linguagem. As alterações fonológicas são chamadas de desvio fonológico evolutivo, distúrbio fonológico e transtorno fonológico
Semântica
Abrange o conteúdo da linguagem e representa o estudo do significado e combinações das palavras. A análise deve ser abordada a partir da compreensão e a produção do vocabulário expressivo e compreensivo
Sintaxe
Refere-se à estrutura das frases. Regras pelas quais palavras podem ser combinadas em frases gramaticalmente aceitáveis. Como esse domínio se desenvolve por volta dos 3 anos e 3 anos e meio de idade, é comum ouvirmos de crianças com idade inferior a essa, frases como: “Eu di binquedo meu pa ti” quando deveria dizer: “Eu dei meu brinquedo para a tia”.
Pragmática 
É o desempenho ou uso da linguagem. Conhecimento pragmático ou percepção das regras que governam o uso da linguagem em contextos sociais.

Continue navegando