Buscar

AVALIANDO APRENDIZAGEM 1 DIREITO DO TRABALHO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201610194190)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da extinção do contrato de trabalho marque a opção correta:
		
	
	Na extinção por comum acordo o empregado recebe seguro desemprego.
	 
	O contrato de trabalho por prazo determinado que for extinto por iniciativa do empregador, sem justo motivo, antes da data final, assegura ao empregado o direito a indenização prevista no artigo 479, CLT.
	
	O empregado que comete desídia não pode ser demitido por justa causa. 
	
	O contrato e trabalho por prazo determinado que for extinto por iniciativa do empregador, sem justo motivo, antes da data final, assegura ao empregado o direito a indenização de 40% sobre o FGTS. 
 
 
	
	Na extinção do contrato de trabalho por prazo determinado é devido aviso prévio.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610194180)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Felipe, vendedor há 03 anos na empresa Águia Dourada Automóveis Ltda., descumpriu, em data de 24 de abr. de 2018, a determinação da empresa de não fumar no interior do local de trabalho, dirigida a todos os empregados, os quais detinham pleno conhecimento da regra. Ainda, quando abordado pelo gerente geral, em particular e adequadamente, para que não mais repetisse a conduta, agrediu-o fisicamente, desferindo-lhe um soco no rosto e dirigindo-lhe palavras de baixo calão. Tais fatos foram presenciados por 6 funcionários da empresa. Assinale, diante da situação posta, a alternativa correta.
		
	
	Felipe poderá ser demitido por justa causa, mas somente após a instalação de inquérito para apuração de falta grave, no prazo de 30 dias. 
	
	À empresa é permitida a rescisão do contrato de trabalho por justo motivo em face de Felipe, devendo fazê-lo imediatamente, sendo que este não terá direito ao recebimento de qualquer valor.
	 
	À empresa é permitida a rescisão do contrato de trabalho por justa causa. Nesse caso, Felipe não terá direito ao recebimento de férias proporcionais acrescidas de um terço e do décimo terceiro salário proporcional, tampouco à indenização sobre o saldo da conta vinculada do FGTS. 
	
	À empresa é permitida a rescisão do contrato do trabalho por justa causa, podendo fazêlo no prazo de 60 dias a partir da data dos fatos.
	
	É vedado à empresa demitir Felipe por justa causa, devendo aplicar-lhe tão somente suspensão disciplinar de 03 dias, quando então ele perderá a remuneração correspondente aos dias de suspensão e a do descanso semanal remunerado correspondente, pois se trata de falta injustificada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610194176)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No tocante à extinção do contrato de trabalho por mútuo acordo entre empregado e empregador, considere:
 
I. O aviso prévio, se indenizado, deverá ser pago pela metade, bem como a multa sobre o FGTS e o 13° salário proporcional.
II . O empregado poderá sacar 80% do valor de seus depósitos fundiários e não estará autorizado a ingressar no Programa do Seguro-Desemprego.
III . O aviso prévio, se trabalhado, o saldo de salário, as férias proporcionais e as férias vencidas, ambas acrescidas de 1/3, serão pagos em sua integralidade.
IV. Para validade deste tipo de rescisão para contratos de trabalho com mais de uma ano de vigência, é obrigatória a homologação perante o sindicato do empregado ou autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
 
Está correto o que se afirma em
		
	 
	II e III , apenas. 
	
	I e II , apenas. 
	
	II , III e IV, apenas.
	
	I, II , III e IV.
	
	II e IV, apenas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610194181)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à rescisão do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta. 
		
	
	Em se tratando o empregador de empresa constituída por sociedade limitada, a morte de qualquer dos sócios quotistas constitui justa causa para o empregado rescindir o contrato de trabalho.
	
	Em caso de culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, o tribunal de trabalho reduzirá em um terço a indenização que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador.
	
	A alteração do quadro societário da empregadora constituída por sociedade limitada constitui justa causa para empregado rescindir o contrato de trabalho.
	 
	A perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão em decorrência de conduta dolosa do empregado constitui justa causa para o empregador rescindir o contrato de trabalho.
	
	A instauração de inquérito policial em face do empregado constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610194189)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as assertivas abaixo e marque a opção correta:
I - Na demissão por justa causa o empregado não tem direito a férias proporcionais. 
II - O empregado que completa o período aquisitivo tem direito a usufruir férias de 30 dias. 
III - As férias podem ser concedidas em quatro períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 14 dias. 
IV - O prazo para pagamento das férias é de 2 dias antes da concessão. 
 
		
	
	I e II
	
	I e III
	
	II e III
	
	III e IV
	 
	I e IV

Continue navegando