Buscar

RESUMO PERFIS GALVANICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GM
Introdução
A condutividade elétrica de uma substância é a medida da habilidade no transporte de cargas elétricas livres, sob a ação de um campo externo. É definida pela Lei de Ohm, que estabelece o relacionamento linear entre os vetores colineares da densidade da corrente (J), em um ponto qualquer do condutor, e o campo elétrico (ε), naquele mesmo ponto. A constante de proporcionalidade (σ) é denominada de condutividade dessa substância. Isto é : J = σ ε 
Tipos de Perfis com Eletrodos Galvânicos 
Podemos classificar os perfis em Macro e Microvolumétricos, os quais, podem ter seus eletrodos configurados nos sistemas Mono ou Multieletrodos. A diferença entre as configurações operacionais dos Macros e os Microperfis consiste somente na distância que separa os eletrodos, de forma que os princípios e as equações ferramentais de aquisição continuam as mesmas. 
Sistemas Monoeletrodos
Monoeletrodo é aquele sistema elétrico de perfilagem que tem apenas o eletrodo de corrente (“A”) dentro do poço. Um gerador na superfície emite uma corrente constante, alternada e de baixa freqüência, que desce pelo cabo até “A” e espalha-se em todas as direções, para retornar à superfície através das camadas e fechar o circuito no eletrodo de retorno (“B”), dentro de um buraco com lama.
Sistemas Multieletrodos
São equipamentos com 4 eletrodos. Um emissor (A) e um receptor (B) de corrente e dois (M e N) medindo o potencial ou a diferença de potencial entre si. 
Sistemas Elétricos Focalizados
As correntes das curvas elétricas convencionais (RSN, RLN e RLAT), saídas dos eletrodos emissores em direção aos de retorno, tendem a se espalhar perpendicular e radialmente (em meio homogêneo) ou a permanecer na lama (bem mais condutiva que as rochas). 
Perfis de Microresistividades
Os principais microperfis de resistividade são, por ordem de entrada na indústria: Microperfil Elétrico (MEL), MicroLateroperfil (MLL), Proximidade (PL) e Microperfil Esférico Focalizado (MSFL). Atualmente, na indústria do petróleo, usa-se apenas o Microesférico (MSFL) para a obtenção de Rxo, estando os demais obsoletos. Apesar de não serem mais corridos ainda existem nos arquivos das empresas para uso em reinterpretações. 
Utilização Prática dos perfis de Rxo
 Método do Óleo Móvel (“Movable Oil Plot - MOP") - As saturações Swirr e SOR representam, respectivamente, a água irredutível e o óleo residual, incapazes de se deslocarem sob a influência do filtrado. Swf e SOM, respectivamente, a água livre interporosa e o óleo móvel, portanto, facilmente deslocáveis, dentro do diferencial de pressão existente nos poços preenchidos por lama.

Outros materiais