Tijolos
43 pág.

Tijolos


DisciplinaPropriedade Mecânica dos Materiais32 materiais89 seguidores
Pré-visualização2 páginas
TIJOLOS
Matéria: Materiais de Construção Civil II
Orientadora: Camila Gil
Engenharia Civil \u2013 4°Período
Grupo: Carine Martins , Gabriela Silva, Jéssica Guimarães, Poliany Lage, Priscila Rodrigues, Sabrina Catizane.
Itabira-MG / 2018
Introdução
Podemos considerar o tijolo como uma "pedra artificial" que se obtém através da argila ou barro, que amassado com água, moldado e cozido, adquire forma, dureza e resistência.
É um material de uso primordial na construção (para levantar paredes, muros e tabiques de alvenaria), que desde os tempos mais remotos até a atualidade e têm evoluído, originando por vezes algumas alterações nos materiais e técnicas tradicionais, no sentido de melhorar o rendimento e de reduzir ao mínimo as perdas de material e mão de obra.
Definição e Especificações
O tijolo é um produto cerâmico, avermelhado, geralmente em forma de paralelepípedo e amplamente usado na construção civil, artesanal ou industrial. É um dos principais materiais de construção.
Atualmente, por motivos ecológicos, está se voltando a atenção para o adobe e bloco de terra comprimida, por não precisarem de cozimento e poder ser feitas no local.
Figura 1 \u2013 Tijolo Cerâmico
Definição e Especificações
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a normatização constitui um elemento importante para avaliar a qualidade dos produtos produzidos. 
A NBR 15270, regulamenta os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos que devem ser analisados e exigidos pelas lojas de materiais de construções, canteiros de obras. A norma estabelece que estes blocos podem ser utilizados em obra de alvenaria de vedação revestidos ou não, por argamassa ou similar.
Identificação dos Blocos
Deve trazer, obrigatoriamente, gravado em uma das suas faces externas, a identificação do fabricante e do bloco, em baixo relevo ou reentrância, com caracteres de no mínimo 5mm de altura, sem que prejudique o seu uso. 
Figura 2 \u2013 Tijolo Cerâmico
Tipos de Tijolos
Cerâmico
Vantagem: Geralmente são mais baratos, facilmente encontrados e com bom desempenho térmico. 
Desvantagem: Falta de padronização, gerando muitas quebras para encaixar durante a obra. Assim, contribuindo com o desperdício e produção de entulho. 
Figura 3\u2013 Tijolo Cerâmico
Tipos de Tijolos
O tijolo cerâmico também possui algumas variações de tipo:
\u2022 Tijolo (bloco) baiano ou bloco cerâmico: dotado de oito furos, suas ranhuras facilitam a aderência da argamassa e os furos diminuem seu peso, contribuindo para o isolamento térmico da parede.
Figura 4\u2013 Tijolo Baiano
Tipos de Tijolos
\u2022 Tijolo Furado: com vários tipos de furos para as mais diversas aplicações.
Figura 6\u2013 Tijolo Furado
Figura 5\u2013 Tijolos Furados
Figura 7 Tijolo Furado
Tipos de Tijolos
Tijolo Maciço
Para alvenaria aparente, é importante investir em vários modelos e cores de tijolos maciços (modelo comum usado em construções de paredes), sem esquecer-se de protegê-los contra a umidade. A porosidade e desgaste naturais permitem lascas e infiltrações que podem comprometer as paredes. Para contornar esse empecilho, é importante aplicar vernizes e selantes que impermeabilizarão o material, retardando desgaste e protegendo das intempéries.
Figura 8\u2013 Tijolo Maciço
Tipos de Tijolos
Concreto
Apesar do maior peso, que dificulta o transporte e o desempenho térmico inferior ao cerâmico, seu isolamento acústico é bom, o consumo de argamassa é menor e o tempo para assentamento é reduzido, além de poderem ficar aparentes, não necessitando acabamento. 
Figura 9\u2013 Tijolo Concreto
Tipos de Tijolos
Concreto Celular
Com aparência de espuma endurecida e caracterizado pela leveza, é muito utilizado em reformas onde não se pode sobrecarregar a estrutura existente. Apesar do bom desempenho térmico devido aos seus poros, possui baixo isolamento acústico devido ao peso reduzido.
Figura 10\u2013 Tijolo Concreto Celular
Tipos de Tijolos
Vidro
Usado para efeitos estéticos ou práticos, como em locais que exijam iluminação natural, permitindo que até 75% da luminosidade transpasse.
Figura 11\u2013 Tijolo Vidro
Tipos de Tijolos
De acabamento (Aparente)
Evolução do tijolo de barro com acabamento melhor, maior resistência mecânica e menor porosidade. Pode ser usado sem necessidade de reboco, apesar de ser pequeno, aumentando o gasto de argamassa e tempo de conclusão da alvenaria. Ideal para construção de fornos e fogões, podendo ser utilizado tanto em paredes internas quanto externas.
Figura 12\u2013 Tijolo Aparente
Tipos de Tijolos
Refratário
Com intuito de suportar altas temperaturas e ser bom isolante termo acústico, é feito a partir de materiais que diminuem a retração mecânica se expostas ao calor. Ideal para fornos em fundições, caldeiras, churrasqueiras, etc.
Figura 13\u2013 Tijolo Refratário
Aplicações dos Tijolos
Podemos dividir os tijolos em três grupos, isto se considerarmos a aplicabilidade deles, são eles:
\u2022 Estruturais: usado na estrutura ou sustentação da parede.
\u2022 Fechamento: usado apenas para fechamento da parede, mas a estrutura da casa fica apoiada em colunas de concreto.
\u2022 Decorativos: usados em locais estratégicos para iluminação, ventilação ou estética
Aplicações dos Tijolos
Tijolo de Vidro : Para que é utilizado?
Criar novos ambientes: O tijolo de vidro é ideal para dividir espaços. Pode ser utilizado como parte de uma parede, e inclusive podemos construir uma parede inteira de tijolos de vidro, sempre que não sejam paredes estruturais.
Figura 14\u2013 Tijolo Vidro
Aplicações dos Tijolos
Fechar espaços;
Janelas exteriores;
Pisos e tetos de vidro;
Como box no banheiro;
Bancadas e mesas; 
Objetos decorativos;
Figura 15\u2013 Tijolo Vidro
Figura 16\u2013 Tijolo Vidro
Figura 17\u2013 Tijolo Vidro
Figura 17\u2013 Tijolo Vidro
Aplicações dos Tijolos
O tijolo de vidro é uma grande solução arquitetônica que possui qualidades excepcionais; oferece a oportunidade de construir e decorar ao mesmo tempo, possuem vários tamanhos e formas, é resistente, prático e fácil de ser instalado.
Figura 18\u2013 Tijolo Vidro
Figura 19\u2013 Tijolo Vidro
Aplicações dos Tijolos
Tijolos Cerâmicos (barro cozido) 
Existem dois modelos clássicos \u2013 o tijolinho e o bloco. O primeiro é conhecido por ser usado de maneira aparente é funcional para edificar a obra, ótima escolha para deixar visível, como é o caso do tijolo a vista aparente, que é muito utilizado na decoração. O único ponto negativo é o custo que pode ser mais elevado. 
O bloco cerâmico é um dos itens mais utilizados para erguer as paredes de alvenaria e existem variações em relação ao número de furos e tamanho, sendo que os maiores são indicados para estruturas maiores. 
Aplicações dos Tijolos
Figura 20\u2013 Tijolos Cerâmicos 
Aplicações dos Tijolos
Tijolos Laminados 
É conhecido por tijolo 21 furos, é fácil de notar por conta dos orifícios que a peça contém. Os furinhos são ótimos para melhor aderência da argamassa e consequentemente para deixar a estrutura mais firme, e por isso a indicação é usar esse modelo deitado para mostrar apenas a parte lisa. O modelo tem alta resistência e durabilidade, e por isso torna-se preferido para os projetos com tijolo aparente. O seu uso é muito comum em fachadas e até mesmo para os modelos de churrasqueira de alvenaria.
Aplicações dos Tijolos
Figura 21\u2013 Tijolos Cerâmicos 
Aplicações dos Tijolos
Placas de tijolo
Tem uma fina camada de barro que serve apenas como um revestimento para a parede já construída. Então, seu uso fica totalmente restrito a decoração de paredes e até de churrasqueira, permitindo assim o tijolinho aparente, sem ser exatamente uma parede construída com o material. 
Figura 22\u2013 Placas de Tijolos
Aplicações dos Tijolos
Tijolo Baiano 
A versão também conhecida como bloco, tem sido uma das mais utilizadas nas construções de casas. A indicação de uso fica restrita ao alicerce, já que os furos deixam a peça mais leve e consequentemente