Buscar

AVALIANDO PROCESSO PENAL 01

Prévia do material em texto

Sentença pode ser conceituada como a decisão terminativa do processo e definitiva quanto ao mérito, abordando a questão relativa à pretensão punitiva do Estado, para julgar procedente ou improcedente a imputação. De acordo com as disposições do Código de Processo Penal a respeito da sentença, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave.
	
	Para aplicar pena mais grave, mesmo sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, atribuindo-lhe definição jurídica diversa, o juiz deverá baixar os autos para o Ministério Público aditar a denúncia.
	
	O juiz só poderá atribuir definição jurídica diversa, mesmo sem modificar a descrição do fato contido na denúncia, se implicar na aplicação de pena igual à do delito previsto na definição jurídica dela constante.
	
	Para aplicar pena mais grave, mesmo sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, atribuindo-lhe definição jurídica diversa, o juiz deverá encaminhar os autos à Procuradoria-Geral de Justiça, para que outro representante do Ministério Público analise eventual aditamento.
	
	O juiz só poderá atribuir definição jurídica diversa, mesmo sem modificar a descrição do fato contido na denúncia, se implicar na aplicação de pena mais branda que a do delito previsto na definição jurídica dela constante.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309704787)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC/2013 ¿ TJ/PE ¿ Titular de Serviços de Notas e de Registros - adaptada) A sentença estabelecida pelo Código de Processo Penal pode ser conceituada como a decisão final, por meio da qual se soluciona o mérito da causa. A respeito das regras concernentes à sentença no processo penal, assinale a alternativa correta.
		
	
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, desde que não tenha de aplicar pena mais grave.
	 
	O juiz, ao proferir sentença condenatória, decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou, se for o caso, imposição de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuízo do conhecimento da apelação que vier a ser interposta.
	
	O Ministério Público, se entender cabível nova definição jurídica do fato após o encerramento da instrução probatória, devido à prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, poderá aditar a denúncia ou queixa, no prazo de 5 (cinco) dias.
	
	Nos crimes de ação de iniciativa pública, o juiz não poderá proferir sentença condenatória caso o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.
	
	O juiz poderá, de ofício, modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, atribuindo-lhe definição jurídica diversa, desde que não tenha de aplicar pena mais grave.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309704784)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC/2010 ¿ TJ/PI ¿ Assessor Jurídico) No tocante à sentença no processo penal, é correto afirmar que:
		
	 
	o juiz poderá reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas na denúncia.
	
	em caso de aditamento da inicial, cada parte poderá arrolar até cinco testemunhas.
	
	nos casos de ação penal de iniciativa pública, o juiz não poderá proferir sentença condenatória caso o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.
	
	qualquer das partes poderá, no prazo de cinco dias, pedir ao juiz que declare a sentença, sempre que nela houver obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão.
	
	o juiz, sem modificar a descrição do fato contido na denúncia, somente poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa e aplicar pena mais grave se determinar o aditamento da inicial pelo Ministério Público.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309884431)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	((CESPE/Exame de Ordem Unificado 2009 ¿ adaptada) No contexto da produção de provas no Processo penal, analise as assertivas abaixo e assinale o quesito correspondente. I-As provas ilícitas que puderem ser obtidas pelos trâmites típicos e de praxe, próprios da investigação ou instrução criminal, podem ser admitidas no processo para beneficiar o réu ou satisfazer a pretensão punitiva do Estado. II- O juiz decidirá se realiza o interrogatório por videoconferência em razão de pedido do MP, não precisando fundamentar sua decisão. III- O exame de corpo de delito e outras perícias devem ser feitos, necessariamente, por dois peritos oficiais ou, na impossibilidade de estes o fazerem, por duas pessoas idôneas assim consideradas pelo juiz. IV- O procedimento de acareação, objeto de severas críticas por violar o princípio da dignidade da pessoa humana, foi extinto pela recente reforma do CPP.
		
	 
	todos os itens estão errados
	
	apenas os itens II e IV estão corretos
	
	os itens II, III e IV estão corretos e o item I está errado
	
	apenas os itens I e III estão corretos
	
	todos os itens estão corretos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309704786)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC/2012 ¿ DPE/PR ¿ Defensor Público - adaptada) No processo penal, o réu se defende de fatos, sendo irrelevante a classificação jurídica constante da denúncia ou queixa. A respeito dos institutos da emendatio libelli e mutatio libelli no Código de Processo Penal é correto afirmar:
		
	
	Quando na instrução advir fato diverso não contido na denúncia, deve o Ministério Público, em alegações finais, requerer a condenação do acusado pelo novo crime.
	 
	A ausência de aditamento, mesmo após a remessa dos autos ao Procurador-Geral de Justiça, na forma do art. 384, § 1º do CPP, obrigará o Juiz a absolver o acusado, em razão da ausência de correlação.
	
	Após o oferecimento do aditamento a defesa terá o prazo de 10 (dez) dias para se manifestar, podendo arrolar testemunhas, requerer diligências e proceder a novo interrogatório do réu.
	
	A alteração na definição jurídica do fato, mesmo sem alteração em sua descrição, exige aditamento da imputação.
	
	O Tribunal de Justiça pode receber aditamento em grau de recurso, determinando o retorno dos autos à origem para a nova instrução do feito.

Continue navegando