Buscar

Leia o texto para responder à questão: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação p

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto para responder à questão: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; (Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acessado em 28.04.2012. Adaptado) O texto apresenta uma organização comum aos estatutos e leis em geral, que é a distribuição da mensagem em:
		
	
	tópicos, para narrar algumas experiências vividas por jovens e seus familiares.
	
	receituários, indicando o passo a passo de com tratar as crianças e os adolescentes.
	
	parágrafos, para dar bons conselhos às crianças e aos adolescentes brasileiros.
	 
	artigos, para determinar quais são os direitos e deveres dos cidadãos e do Estado.
	
	estrofes, para expressar opiniões sobre como a sociedade deveria tratar os jovens.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(ENADE 2011) Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referida Política, avalie as afirmações a seguir. I. A inclusão educacional expressa um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. II. A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares. III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. IV. O movimento mundial pela inclusão educacional é uma carta de intenções que prevê, a partir da próxima década, ações políticas de atendimento educacional especializado, que deve ocorrer em salas de aula diferenciadas, na mesma escola. É correto apenas o que se afirma em
		
	
	I e III.
	
	II e IV.
	 
	II, III e IV.
	 
	I, II e III.
	
	I e IV.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor, qual a modalidade de ensino que pode ser realizada simultaneamente com o ensino médio?
		
	
	Educação Infantil
	
	Educação Básica
	
	Ensino Superior
	
	Ensino Fundamental
	 
	Ensino Profissionalizante
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Lei 5.692/1971 que estabeleceu o ensino de 1º e 2º graus, não é correto afirmar:
		
	
	Obrigou a aquisição de uma profissão pelo estudante de 2º grau, sendo a tônica deste nível de ensino a preparação para o trabalho.
	 
	Incluiu Educação Moral e Cívica como matéria obrigatória do currículo escolar.
	
	Imprimiu caráter tecnicista à educação.
	 
	Foi amplamente debatida pela sociedade.
	
	Aglutinou os cursos primário e ginasial ampliando a obrigatoriedade de ensino para oito anos.
	
Explicação:
 Em 1971, o governo militar instituiu a Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus, depois de tramitação sumária no Congresso.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Reforma Universitária de 1968 (Lei 5.540/1968) trouxe uma série de alterações para o ensino superior brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas dessas alterações:
		
	 
	Sistema de créditos, extinção dos departamentos, estabelecimento das cátedras.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	Estabelecimento da pós-graduação, extinção do vestibular, extinção das cátedras.
	
	Extinção da pós-graduação, estabelecimento do vestibular, sistema de créditos.
	 
	Vestibular unificado, sistema de créditos, extinção das cátedras.
	
Explicação:
A reforma do Ensino Superior, Lei 5540/68  teve dois princípios norteadores, o controle político das universidades públicas brasileiras e a formação de mão de obra para economia. A Reforma possibilitou o aumento das matrículas em instituições de ensino superior. A Reforma cria a unificação das unidades acadêmicas; surge a figura do Departamento; a anulação dos movimentos estudantis; maior interação ensino-pesquisa, a criação da monitoria, o aumento de programas de extensão, atividades desportivas, culturais e cívicas.
A Lei a) unificou o vestibular por região e ingresso por classificação; b) beterminou limite no número de vagas por curso; c) Concepção do curso básico o qual agrupava disciplinas afins no mesmo departamento; d) Diminuição dos custos referentes aos cursos, os quais eram ofertados em um mesmo espaço acarretando redução no gasto com material e aproveitamento dos professores já constantes do quadro sem aumentá-lo; e) Instituição de matrícula por disciplina.  Ao lado de tais objetivos e medidas foi instituído o sistema de créditos, a extinção dos centros acadêmicos, a instituição de diretórios sem autonomia
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Acerca da lei 5692/71 são correta(s) as seguinte(s) afirmativa(s):
I - Criou a estrutura de ensino dividida em 1º e 2º graus
II - Ampliou a obrigatoriedade escolar de quatro para oito anos
III - O segundo grau tinha a função apenas de encaminhamento para o vestibular
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	A alternativa III está correta
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está prevista na legislação nacional. Neste contexto, assinale o que NÃO está previsto no artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/96).
		
	
	A EJA é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
	
	São consideradas as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
	 
	Os sistemas de ensino mantêm parcialmente a gratuidade aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, assim como oportunidades educacionais apropriadas.
	
	A educação de jovens e adultos deve articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma de regulamento.
	 
	O Poder Público viabiliza e estimula o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A lei 5692/71 foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964, e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir.
Essa lei estabeleceu muitas mudanças, COM EXCEÇÃO DA SEGUINTE:
		
	
	Oficialização do ensino Supletivo
	 
	Profissionalização compulsória do Ensino Médio
	
	Ensino Médio denominado de Segundo Grau com duração de 3 anos
	
	Ensino primário denominado de Primeiro Grau, com duração de 8 anos
	 
	Ensino de Segundo Grau voltado apenas para a formação geral
	
Explicação:
O Ensino de 1º grau, a partir da lei nº 5692/71, ampliou a obrigatoriedade de 4 para 8 anos, uniu o antigo ensino primário ao ginásioe incorporou às séries finais a iniciação para o trabalho e a sondagem de aptidões.
A Lei 5.692/71 fixou as diretrizes de implementação e implantação do ensino de 1 o e 2o graus. Para efeito do que dispõem os Arts. 176 e 178 da Constituição, entende-se por ensino primário a educação correspondente ao ensino de primeiro grau e por ensino médio, o de segundo grau
Numa alteração radical, o 2º grau passou a ter como principal objetivo a profissionalização. Em curto e médio prazos, todas as escolas públicas e privadas desse nível deveriam tornar-se profissionalizantes. Elas teriam que escolher os cursos que ofereceriam, dentre mais de 100 habilitações, que incluíam formações variadas como auxiliar de escritório ou de enfermagem e técnico em edificações, contabilidade ou agropecuária. O aluno receberia ao fim do 2º grau um certificado de habilitação profissional.
A formação geral, antes oferecida por meio do secundário (que podia ser clássico ou científico), perderia espaço
A lei 5692/71 oficializa o ensino supletivo. Foi a primeira legislação educacional que criou um capítulo para tratar do ensino supletivo. Art. 24. O ensino supletivo terá por finalidade:
a) suprir a escolarização regular para os adolescentes e adultos que não a tenham seguido ou concluído na idade própria
b) proporcionar, mediante repetida volta à escola, estudos de aperfeiçoamento ou atualização para os que tenham seguido o ensino regular no todo ou em parte

Continue navegando

Outros materiais