Buscar

AV PARCIAL - RESPONSABILIDADE CIVIL 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602417492)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Suprime-se o seguinte elemento, em casos de responsabilidade civil objetiva:
		
	 
	d) culpa.
	
	e) ato ilícito.
	
	b)nexo de causalidade
	
	c) dano
	
	a)ação ou omissão voluntária
	
	
	2a Questão (Ref.:201604558893)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(TRT 1ª 2013 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO) - O motorista de um automóvel de passeio trafegava na contra-mão de direção de uma avenida quando colidiu com uma ambulância estadual que transitava na mão regular da via, em alta velocidade porque acionada a atender uma ocorrência. A responsabilidade civil do acidente deve ser imputada:
		
	
	ao Estado, uma vez que um veículo estadual (ambulância) estava envolvido no acidente, o que enseja a responsabilidade objetiva.
	 
	ao civil que conduzia o veículo e invadiu a contramão, dando causa ao acidente, não havendo nexo de causalidade para ensejar a responsabilidade do Estado.
	
	ao Estado, sob a modalidade subjetiva, devendo ser comprovada a culpa do motorista da ambulância.
	
	ao civil que conduzia o veículo, que responde sob a modalidade objetiva no que concerne aos danos apurados na viatura estadual.
	
	tanto ao civil quanto ao Estado, sob a responsabilidade subjetiva, em razão de culpa concorrente.
	
	
	3a Questão (Ref.:201604606331)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O instituto da Responsabilidade Civil está associado à regra geral de que ninguém poderá lesar, prejudicar a outrem, e, caso que isso ocorra a violação da norma, ou seja, o acontecimento de um ato ilícito, deverá o violador do direito de outrem ser obrigado pelo Estado-juiz a reparar ou indenizar os danos sofridos pela vítima. Essa conduta, o ato ilícito, pode ser caracterizado por ato ilícito gênero e ato ilícito espécie. O ato ilícito gênero também é conhecido como:
		
	
	Ato ilícito por omissão.
	 
	Ato ilícito puro.
	
	Ato ilícito por imprudência.
	
	Ato ilícito equiparado.
	
	Ato ilícito voluntário.
	
	
	4a Questão (Ref.:201604607942)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	É cada vez mais comum na sociedade o surgimento de danos e prejuízos, com isso se manifesta a responsabilidade com a finalidade de reparação, seja moral ou patrimonial. Algumas situações são definidas a partir do momento em que um dos elementos ou pressupostos da responsabilidade rompe o nexo de causalidade, não gerando direito a uma indenização, que são as causas de excludente de responsabilidade civil. Dentre os institutos citados abaixo, qual deles caracteriza uma excludente que constitui o sacrifício de um bem jurídico protegido, que visa salvar de perigo atual e inevitável direito do agente ou de terceiro:
		
	
	Estrito cumprimento do dever legal.
	 
	Legítima defesa.
	
	Exercício regular do direito.
	 
	Estado de necessidade.
	
	Caso fortuito e força maior.
	
	
	5a Questão (Ref.:201604618584)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Nexo de causalidade é elemento indispensável em qualquer espécie de responsabilidade civil. Pode ocorrer responsabilidade sem culpa, mas não pode ocorrer responsabilidade sem nexo causal. Paralelamente à causa, existe o que se denomina doutrinariamente concausa, ou seja, outras causas que concorrem juntamente no fato então praticado ao resultado. Muitas podem ser as causas que geram a responsabilização, uma desta é a concausa que por si só é capaz de acarretar o resultado; doutrinariamente é chamada de:
		
	
	Causalidade adequada.
	 
	Causa concomitante.
	
	Causa preexistente.
	
	Causalidade na omissão.
	
	Causa superveniente.
	
	
	6a Questão (Ref.:201602477820)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta:
		
	
	A responsabilidade dos pais em relação aos filhos é subjetiva, tendo que provar que houve negligência em relação aos cuidados necessários decorrente da guarda.
	 
	Na responsabilidade civil, a culpa da vítima não impede que se concretize o nexo causal;
	 
	É responsável pela reparação civil o empregador, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes compete, ou em razão dele, cuja responsabilidade é subjetiva;
	
	Na responsabilidade civil, a teoria do risco integral é adotada no dano ambiental, seguro obrigatório, danos nucleares e na responsabilidade objetiva do Estado;
	
	Na responsabilidade civil, a culpa exclusiva da vítima impede inclusive a indenização decorrente do seguro obrigatório (DPVAT);
	
	
	7a Questão (Ref.:201602459405)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A indenização por ato ilícito:
		
	
	não será devida, se ficar configurado apenas abuso de direito.
	
	só será devida quando ficar configurado dano material.
	
	Em todas as possibilidades de responsabilização, só será devida na hipótese de se apurar dolo ou culpa grave do agente.
	 
	será devida, ainda que o dano seja exclusivamente moral.
	
	Súmula do Superior Tribunal de Justiça adota entendimento de que não é possível a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral
	
	
	8a Questão (Ref.:201604534653)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Aplicada em: 2018  Banca: FCC Órgão: TRT - 6ª Região (PE) Prova: Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal
Em relação à responsabilidade civil, considere as afirmações a seguir.
I. Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão subsidiariamente pela reparação.
II. O credor que demandar o devedor antes de vencida a dívida, fora dos casos em que a lei o permita, ficará obrigado a esperar o tempo que faltava para o vencimento, a descontar os juros correspondentes, embora estipulados, e a pagar as custas em dobro.
III. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal.
IV. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.
V. Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou parcialmente, sem ressalvar as quantias do que for devido, ficará no primeiro caso obrigado a devolver o equivalente do que exigiu do devedor e, no segundo caso, a pagar-lhe o dobro do que foi cobrado, em qualquer circunstância.
Está correto o que se afirma APENAS em 
		
	
	I e II.
	
	III e V.
	 
	II, III e IV. 
	
	II, IV e V.
	
	I, III e V. 
	
	
	9a Questão (Ref.:201604540349)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(OAB/ XV /2014/adaptada) - Devido  à  indicação  de  luz  vermelha  do  sinal  de  trânsito, Ricardo parou seu veículo pouco antes da faixa de pedestres. Sandro,  que  vinha  logo  atrás  de  Ricardo,  também  parou, guardando razoável  distância  entre  eles.  Entretanto,  Tatiana, que  trafegava  na  mesma  faixa  de rolamento, mais  atrás, distraiu-se ao redigir mensagem no celular enquanto conduzia seu  veículo,  vindo  a colidir  com  o  veículo  de  Sandro,  o  qual, em seguida, atingiu o carro de Ricardo. 
Diante  disso,  à  luz  das  normas  que  disciplinam  a responsabilidade civil, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Caberá  a  Tatiana  indenizar  os  prejuízos  causados  aos veículos de Sandro e Ricardo.
	
	Cada  um  arcará  com  seu  próprio  prejuízo,  visto  que  a responsabilidade pelos danos causados deve ser repartida entre todos os envolvidos.
	
	Caberá  a  Tatiana  indenizar  os  prejuízos  causados  ao veículo  de  Sandro,  e  este  deverá indenizar  os  prejuízos causados ao veículo de Ricardo.
	
	Apenas Sandro  têm  o  dever  de  indenizar  Ricardo,  na medida de sua culpa.
	
	Tatiana  e  Sandro  têm  o  dever  de  indenizar  Ricardo,  na medida de sua culpa.
	
	
	10a Questão (Ref.:201602422887)Acerto: 1,0  / 1,0
	A responsabilidade civil é uma das matérias de desenvolvimento mais dinâmico no direito civil. Durante a evolução do tema, em razão da necessidade de melhor atender à realidade econômica e social, cindiu-se a responsabilidade civil nas modalidades subjetiva e objetiva. Tais modalidades distinguem-se, essencialmente, na apuração:
		
	
	do ato ilícito, que é elemento da responsabilidade civil subjetiva, mas é dispensável na responsabilidade civil objetiva.
	
	do nexo de causalidade entre a conduta e o dano, que é elemento da responsabilidade civil subjetiva, mas é dispensável na responsabilidade civil objetiva.
	
	no âmbito das excludentes.
	
	do dano, que é elemento da responsabilidade civil subjetiva, mas é dispensável na responsabilidade civil objetiva
	 
	da culpa, que é elemento da responsabilidade civil subjetiva, mas é dispensável na responsabilidade civil objetiva.

Outros materiais