Buscar

RESUMO HISTOLOGIA DO OLHO HISTO

Prévia do material em texto

Histologia do Olho
Componentes essenciais de um olho são uma câmera escura, uma camada de células receptoras fotossensíveis, um sistema de lentes para focalizar a imagem e um sistema de células para iniciar o processamento dos estímulos e enviá-los ao córtex cerebral.
Olho é constituído por três túnicas: 1-camada externa, formada pela esclera e pela córnea. 2- camada média ou túnica vascular, constituída pelo coroide, corpo ciliar e íris. 3- camada interna ou retina, comunica com o cérebro pelo nervo óptico, retina e o nervo óptico são partes do sistema nervoso central.
Olho apresenta o cristalino, ou lente, estrutura biconvexa transparente que se insere sobre o corpo ciliar. Em frente ao cristalino há uma expansão pigmentada e opaca da camada média, que o recobre em parte, a íris.
 Olho tem três compartimentos: 
Câmara anterior: entre a íris e a córnea;
Câmara posterior: entre a íris e o cristalino; 
 Espaço vítreo: atrás do cristalino e circundado pela retina.
 Câmaras anterior e posterior existe um líquido que contém proteínas: o humor aquoso.
Espaço vítreo, que é limitado pela retina e pelo cristalino, cheio de uma substância viscosa e gelatinosa, o corpo vítreo.
Camada externa ou túnica fibrosa: opaca e esbranquiçada nos seus cinco sextos posteriores, região é denominada esclera, formada por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas.
 Superfície externa da Esclera, envolta por uma camada de tecido conjuntivo denso, a cápsula de Tenon, se prende à esclera por um sistema muito frouxo de finas fibras colágenas. Globo ocular pode sofrer movimentos de rotação em todas as direções. Internamente, entre a esclera e a coroide, encontra-se a lâmina supracoróidea, uma camada de tecido conjuntivo frouxo rica em células que contêm melanina, em fibroblastos e em fibras elásticas.
Superfície anterior: túnica fibrosa é transparente e recebe o nome de Córnea. Epitélio corneano anterior é estratificado pavimentoso não queratinizado.
Abaixo do epitélio e de sua membrana basal, camada homogênea e relativamente espessa, constituída por delgadas fibras colágenas a membrana de Bowman, que reforçar a estrutura da córnea.
 Estroma, é avascular e apresenta-se constituído por múltiplas camadas de fibras colágenas, encontram-se fibroblastos. 
Membrana de Descemet, que delimita internamente o estroma, constituída de fibrilas colágenas. epitélio posterior, tipo pavimentoso simples.
Limbo: transição da córnea transparente para a esclera, que é opaca, existem vasos sanguíneos que assumem papel importante nos processos inflamatórios da córnea. Nutrição de suas células se dá pela difusão de metabólitos dos vasos sanguíneos e do fluido da câmara anterior do olho.
Canal de Schlemm: humor aquoso produzido nos processos ciliares do corpo ciliar, drenado para o sistema venoso. 
Camada média ou túnica vascular: constituída por três regiões, coroide, o corpo ciliar e a íris
Coroide rica em vasos sanguíneos, tecido conjuntivo frouxo, que é rico em células e fibras colágenas e elásticas. presença de células contendo o pigmento melanina. Importante na nutrição da retina. Separando essa subcamada da retina, observa-se, Membrana de Bruch.
 Corpo ciliar dilatação da coroide na altura do cristalino. tecido conjuntivo interior do qual se encontra o músculo ciliar constituído por três feixes de fibras musculares lisas. Um desses feixes tem a função de distender a coroide, o outro,quando contraído, relaxa a tensão do cristalino. contrações musculares são importantes no mecanismo de acomodação visual para focalizar objetos situados em diferentes distâncias, pela alteração da curvatura do cristalino.
 duas faces do corpo ciliar uma de frente para o corpo vítreo e outra que está de frente para o cristalino e para a câmara posterior, revestidas por um prolongamento da retina, constituídopor duas camadas celulares, uma que se liga ao corpo ciliar e outra que cobre a primeira camada. camada diretamente aderente ao corpo ciliar é formada por células colunares ricas em melanina, projeção anterior da camada pigmentar da retina. Segunda camada, que cobre a primeira, é derivada da camada sensorial da retina e é formada por epitélio simples colunar.
processos ciliares são extensões de uma das faces do corpo ciliar. São formados por um eixo conjuntivo recoberto por camada dupla de células epiteliais sem pigmento, epitélio ciliar, e a camada interna é constituída por células com melanina. camada externa, humor aquoso é produzido nos processos ciliares com a participação do epitélio ciliar.
íris é um prolongamento da coroide que cobre parte do cristalino, tem um orifício circular central, a pupila. face anterior revestida por epitélio pavimentoso simples, tecido conjuntivo pouco vascularizado, com poucas fibras e grande quantidade de fibroblastos e células pigmentares, camada rica em vasos sanguíneos, imersos em um tecido conjuntivo frouxo. coberta, na sua superfície posterior, camada epitelial dupla que recobre o corpo ciliar e seus processos, camada com melanina é mais rica. Função principal impedir a entrada de raios luminosos. melanócitos da íris influenciam a cor dos olhos. Musculo esfíncter da pupila e Musculo dilatador da pupila.
Cristalino: lente biconvexa, com grande elasticidade, diminui progressivamente com a idade. Constituído por 3 partes: Fibras do cristalino, Cápsula do cristalino, Epitélio subcapsular. Processo de acomodação, que possibilita focalizar objetos próximos e distantes, o que se faz por mudança na curvatura do cristalino, graças à ação dos músculos ciliares, transmitida pela zônula ciliar ao cristalino. 
Corpo vítreo ocupa a cavidade do olho situada atrás do cristalino. Componente principal é a água e glicosaminoglicanos altamente hidrófilos, contém poucas células, que participam da síntese do material extracelular.
Retina externa dá origem a uma delgada camada constituída por epitélio cúbico simples, com células carregadas de pigmento, o epitélio pigmentar da retina. Camada pigmentar da retina adere fortemente à coroide, mas prende-se fracamente à camada fotossensível (interna). epitélio pigmentar é constituído por células cúbicas com núcleo em posição basal. A região basal dessas células se prende fortemente à membrana de Bruch. células pigmentares sintetizam melanina, que se acumula sob a forma de grânulos, principalmente nas extensões citoplasmáticas, com a função de absorver a luz que estimulou os fotorreceptores. fagocitose e digestão dos fragmentos das extremidades dos bastonetes. porção da retina situada na região posterior do globo ocular, exterior para o interior: 
Camada das células fotossensitivas, os cones e os bastonetes
Camada dos neurônios bipolares, que unem funcionalmente, por sinapses, as células dos cones e dos bastonetes às células ganglionares
Camada das células ganglionares, que recebem sinapses de axônios dos neurônios bipolares e enviam axônios que formam o nervo óptico.
Camada das células ganglionares, que recebem sinapses de axônios dos neurônios bipolares e enviam axônios que formam o nervo óptico. camada sináptica externa ou plexiforme externa.
camada sináptica interna ou plexiforme interna sinapses entre as células bipolares e ganglionares. 
cones e bastonetes dois polos, cujo dendrito único é fotossensível, outro pola forma sinapse com as células bipolares
bastonetes atravessam membrana limitante externa.
núcleos das células dos cones dispõem em uma só altura e próximo à membrana limitante, o que não ocorre com os núcleos das células dos bastonetes. As porções fotorreceptoras dos cones e dos bastonetes apresentam uma estrutura bastante complexa.
bastonetes região mais próxima da base da retina, constituída por microvesículas achatadas, segmento externo, ligada ao restante da célula por uma constrição.
 região da célula unida ao segmento externo, segmento interno. junto à constrição, há um corpúsculo basal, origina um cílio que se projeta no segmento externo. rico em glicogênio
bastonetes, que são extremamente sensíveis à luz, principais receptores para baixosníveis de luminosidade.120 milhões de bastonetes. mais sensíveis à luz, possibilitam apenas uma visão menos precisa.
Cones segmento externo, discos empilhados. 6 milhões de cones elementos de percepção da luz em intensidade normal e possibilitam grande acuidade visual.

Continue navegando