Buscar

Resumo Charles Darwin

Prévia do material em texto

História da Psicologia
 Charles Darwin
Professor(a): Margarida Maria de Campos Ferreira
Charles Robert Darwin (1809-1882) nasceu em Shrewsburv, Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Filho de médico e neto de poeta, médico e filósofo, desde a infância revelou-se inteligente, arguto e observador, procurando compreender tudo que lhe ensinavam. Gostava de História Natural e fazia coleção de pedras, conchas, moedas, plantas, flores silvestres e ovos de pássaros.
Sem interesse em muitas aulas, acabou dedicando seu tempo a reuniões com outros estudantes, na Plinian Society, onde se discutiam Ciências Naturais. Em 1826 apresentou ao grupo pequenas descobertas suas no campo da História Natural. Em 1828, com pretensões de se tornar um religioso, deixou a medicina pela carreira eclesiástica. Foi para Cambridge, onde se matriculou no Christ’s College. Depois de três anos, conclui o bacharel em Artes e continuou seus estudos para ser pastor da Igreja Anglicana.
Charles Darwin foi um naturalista inglês, autor do livro “A Origem das Espécies”. Formulou a teoria da evolução das espécies, anteviu os mecanismos genéticos e fundou a biologia moderna. É considerado o pai da “Teoria da Evolução das Espécies”. A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural, ou seja, as espécies apareciam e se desenvolviam de acordo com as necessidades presentes e as exigentes feitas pela natureza. Mente humana tinha evoluído a partir das mentes mais primitivas, existindo semelhança no funcionamento mental do homem com o animal.
Para Darwin a Psicologia estava voltada para os estudos do funcionamento do organismo em sua adaptação ao ambiente. Darwin influenciou outros psicólogos na procura dos modos pelos quais as mentes individuais diferiam e técnicos para medir essas diferenças.
Charles Darwin deixou uma obra extensa. Guardava em seu escritório frascos com amostras de várias espécies animais e vegetais. e apesar da igreja fazer campanhas severas contra as suas ideias, permitiu que, após sua morte em 19 de abril de 1872, fosse enterrado na abadia de Westminster, ao lado de Isaac Newton. Esse fato fez com que, um tempo depois do enterro, seu filho fizesse um comentário: “Você pode imaginar que conversas deliciosas o pai e Sir Isaac terão à noite, depois que a abadia fechar e tudo ficar quieto?”
Referências:
https://googleweblight.com/i?u=https://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/marcelmarques/hist%25F3ria.htm&hl=pt-BR
https://www.ebiografia.com/charles_darwin/
Alunos:
Alexandre Vitor Kemely Adriana
Ana Flávia Laura Izabel
Elizabeth Morais Silvia Freire

Continue navegando