Buscar

PLANO DE ENSINO GESTÃO DA QUALIDADE TGL4AN 2018.2

Prévia do material em texto

Cursos de Graduação Presencial
Plano de Ensino
DISCIPLINA: Gestão da Qualidade
CARGA HORÁRIA: 44h
SEMESTRE: 2018.2
EMENTA
Conceitos de gestão pela qualidade total. Pesquisa de satisfação de clientes. Controle de processos. Ferramentas da qualidade. Indicadores de qualidade. Normas de qualidade. Programa de qualidade. Melhoria continua.
OBJETIVOS
O objetivo da disciplina consiste em caracterizar o processo de planejamento e gestão da qualidade nas organizações, visando integrar conhecimentos quanto aos procedimentos para aplicação dos conceitos, ferramentas, técnicas, métodos e normas da qualidade, bem como, o funcionamento do conjunto de todas as áreas de uma organização, visando a garantia da qualidade e a competitividade no mercado e sustentabilidade dos negócios.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
COMPETÊNCIAS 
Participar de implantação de programas de qualidade; · Entender e diferenciar as formas de ferramentas para qualidade; · Interpretar legislação e normas de segurança e medicina do trabalho, de qualidade e ambientais.
HABILIDADES 
Trabalhar em equipe; · Fiscalizar, orientar e coordenar equipes de trabalho; Aplicar as ferramentas da qualidade. - Aplicar legislação e normas técnicas referentes à qualidade.. Proporcionar uma visão sistêmica da organização e de seus negócios, voltado para resultados alinhados a conceitos e práticas reconhecidos mundialmente. Entender que as normas definem requisitos, especificações, diretrizes ou características que podem ser usadas de forma consistente para garantir que materiais, produtos, processos e serviços sejam adequados para seu propósito. Participar de implantação de programas de qualidade;· Entender e diferenciar as formas de ferramentas para qualidade;
METODOLOGIA
Conceitual - O conteúdo da disciplina será visto através de aulas expositivas com utilização de Datashow, trabalho em grupo, seminários, exercícios em sala de aula.
Crítica - O aluno será constantemente observado sua participação em sala de aula, através de resolução das tarefas individuais e em grupo e na resolução de questões desafiadoras.
Experimental - Os experimentos serão baseados em problemas de corporações nas aulas teóricas e práticas. 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Os conteúdos serão divididos em quatro unidades, cada uma contará com um modulo de apoio que servirá como guia de estudo.
UNIDADE 1 – Contexto Histórico e Conceitos de Gestão pela Qualidade
Habilidades: conhecer processo o histórico da criação, desenvolvimento, evolução e aplicação da qualidade buscando excelência em tudo o que desenvolve.
Conteúdo
1.1. Introdução e História e Eras da Qualidade
1.2 Controle de processos;
1.3 Padronização de processos;
1.4 Melhoria contínua.
1.5 Gurus da qualidade
UNIDADE 2 – Ferramentas da Qualidade
Habilidades - aplicar as ferramentas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. · Entender e diferenciar as formas de ferramentas para qualidade;
Conteúdo
2.1 Gráfico de Pareto,
2.2 Diagrama de dispersão,
2.3 Estratificação,
2..4 Folha de verificação,
2.5 Diagrama de causa e efeito
2.6 Histograma
UNIDADE 3 – Ferramentas da Qualidade e Normatização
Habilidades: - aplicar as ferramentas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Conhecer as principais normas e programas para a qualidade.
Conteúdo
3.1 Seis Sigmas; 
3.2. Plano de Ação 5W1H 
3.3. ciclo do PDCA – Processo de Melhoria Contínua 
3.4.Plano de Ação 5W1H 
3.5.Programa 5S; 
3.6 Normas de Qualidade -3.6.1 ISO 9001;
 3.6.2. - ISO 14001;
 3.6.3. - SA 8000
UNIDADE 4 – Os indicadores e a importância do treinamento para identificação da qualidade
Habilidades: Entender que o indicador é uma pista, uma informação primeira sobre algo de significado mais amplo tornando mais evidente e perceptível uma tendência ou a existência de um fenômeno não imediata ou facilmente detectável.
Conteúdo. 
4.1 Indicadores
4.2 Treinamento e desenvolvimento de pessoal 4.2.1.- Treinamento;
 - 4.2.2.Desenvolvimento;
 - 4.2.3. A importância do treinamento para a qualidade.
METODOLOGIA
Conceitual – O conteúdo da disciplina será visto através de aulas expositivas com utilização de Data show, trabalho em grupo, exercícios práticos no laboratório de informática e em sala de aula.
Critica – O aluno será constantemente observado na sua participação em sala de aula, através de resolução das tarefas individuais e em grupo e na resolução de questões desafiadoras.
Experimental – Os experimentos serão baseados em problemas de corporações nas aulas. Serão relatórios das atividades realizadas em sala e no laboratório.
AVALIAÇÃO
As avaliações da disciplina têm como foco a aprendizagem do estudante, comprometendo-se com o seu desempenho e construção do saber de forma colaborativa. Os critérios adotados permitem aos professores e à equipe pedagógica acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem através das seguintes estratégias e instrumentos:
A avaliação da disciplina será feita da seguinte forma:
AV1 – prova individual de avaliação pelo professor (peso 1,0);
AV 2 – prova individual de avaliação pelo professor (peso 1,0);
AV3 – avaliação individual/equipe (peso 1,0); 
AV4 – avaliação substitutiva (peso 5,0).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da escola cientifica à competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo, SP: Atlas, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOHLANDER, George W.; SNELL, Scott; SHERMAN, Arthur. Administração de recursos humanos. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2003.
CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MINICUCCI, Agostinho. Psicologia aplicada à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
SNELL, Scott; ROSA, Maria Lúcia G. L.; VISCONTI, Solange Aparecida (Trad.). Administração de recursos humanos. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2010.
Periódicos:
PÁTIO: ensino fundamental. Porto Alegre, RS: Artmed Editora,1997-. ISSN 1518305X.
REVISTA BRASILEIRA DE ZOOLOGIA. Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Zoologia,1982-. ISSN 19844670.
REVISTA DA ESPM: Escola Superior de Propaganda e Marketing. São Paulo (SP) Escola Superior de Propaganda e Marketing,1994-. ISSN 16761316.

Continue navegando

Outros materiais