Buscar

Prova Processo Civil

Prévia do material em texto

Marque V para a assertiva verdadeira e F para a assertiva falsa.
(F) Os prazos processuais estabelecidos em lei ou fixadas pelo juiz são contados de forma contínua. 
(V) Na citação por edital o prazo para contestar é aquele fixado pelo juiz por ocasião do seu deferimento.
(F) De acordo com o NCPC a forma ordinária de realizar a citação são os meios eletrônicos.
(V) O valor da causa é requisito exigido tanto para petição inicial quanto para a contestação. 
Quarenta pessoas se reuniam e resolveram formar um condomínio de apartamentos adquirindo um terreno para tal finalidade, do qual receberam a posse. Na fase de acabamento da obra, um grupo de dez pessoas do movimento dos sem teto ocupou o imóvel objeto da propriedade comum. De acordo com o art. 1.314 do CC/02, qualquer dos condôminos pode defender a posse da coisa comum. Com fundamento nesse dispositivo legal, um grupo de três condôminos, um ano e dois meses depois, ajuizou ação possessória de força velha, que adota o procedimento comum, contra as dez pessoas que invadiram o imóvel. Três dos réus contrataram advogado A para promover a sua defesa, os demais contrataram advogado B. Depois da propositura ação (CPC. Art. 312) outros dois condôminos requereram seu ingresso no processo que foi deferido pelo magistrado.
Classifique o litisconsórcio quanto a posição dos sujeitos no processo, quanto ao momento de formação e quanto aos efeitos da sentença, Explique:
Quanto a posição do sujeito o litisconsórcio é misto, pois há acumulação subjetiva nos dois polos da relação jurídica processual. 
Quanto ao momento da formação o litisconsórcio é inicial uma vez que é formada desde o ajuizamento da ação. Também há formação de um litisconsórcio ulterior devido ao ingresso dos dois condôminos depois do início do processo.
Quanto aos efeitos da sentença é unitário, pois a decisão sobre o mérito deverá ser idêntica, uniforme – art. 116 CPC. 
Considerando o disposto no art. 335 e 229 § 2º do NCPC que cerca do prazo oferecimento de contestação:
De acordo com o disposto no art. 335 o réu poderá oferecer contestação no prazo de 15 dias, porém, considerando que os litisconsórcios passivos contrataram dois advogados distintos, pertencentes a diferentes escritórios de advocacia e os autos serem físicos e não eletrônicos, o prazo para contestar será contado em dobro, totalizando 30 dias. 
Qual a posição dos dois condôminos que ingressaram no processo? Explique e fundamente:
Tento em vista que ingressaram após a propositura da ação, encontram-se na posição de assistentes litisconsorciais defendendo em nome próprio o direito próprio, pois é notório a relação jurídica entre este e o adversário do assistido (art. 124). 
“A” propôs ação de conhecimento de procedimento comum em face de “B” perante o juízo da 3º vara civil da comarca de Dourados. Examinando petição inicial, o magistrado entendeu que a mesma estava em ordem, que não era caso de improcedência liminar do pedido e que o direito não admitia auto composição e sendo assim, determinou a citação do réu para, querendo, oferecer contestação no prazo de 15 dias (CPC art. 335, III). A citação foi realizada pelo correio cujo aviso de recebimento (AR) foi juntado aos autos na última sexta-feira, dia 19/08/16, mês de 31 dias. Considerando o feriado de sete de setembro e imaginando-se que, por algum motivo o dia 12/09/16 é considerado o feriado na cidade de Dourados, em que data termina o prazo para oferecimento da contestação do réu? Explique e fundamente:
O prazo terminará no dia 13.09.18 pois considera-se como dia do começo (da juntada do AR nos autos) conforme art. 231, I CPC/15. Além disso, exclui-se o dia do começo e inclui-se o dia do fim (art. 224), sendo contados apenas os dias úteis (art. 219), excluindo-se dessa forma os sábados, domingos e feriados (no caso dias 07/09 e 12/09) conforme art. 216. 
(F) A ação declaratória incidental é uma ação de reconhecimento de qualquer natureza. 
(F) A reconvenção é modalidade de defesa do réu contra o autor no mesmo processo.
(V) Antes da citação o autor é livre para modificar o pedido e a causa de pedir.
(F) não é permitido ao juiz conceder tutela antecipada na sentença. 
Com relação ao saneamento do processo propriamente dito, na atual sistemática adotada pelo CPC, é correto afirmar:
( ) Tem natureza de despacho de mero expediente 
( ) Deve sempre ser proferido oralmente na audiência preliminar
(X) Tem eficácia preclusiva 
( ) Tem sempre como conteúdo a designação de audiência de instrução e julgamento. 
No que diz respeito ao rol de testemunhas, a formulação de quesitos e a indicação de assistentes técnicos é correto afirmar:
( ) São requisitos da petição inicial e da contestação no procedimento sumário.
(X) São requisitos da petição inicial e da contestação no procedimento ordinário.
( ) São requisitos da petição inicial no procedimento ordinário e no procedimento sumário.
( ) Todas as alternativas acima estão incorretas. 
Tendo em vista a finalidade dos atos de pronunciamento do juiz no processo, isto é, para efeito de recorribilidade, a decisão do juiz que indefere a petição inicial da reconvenção e da ação declaratória incidental caracteriza-se como:
(X) Sentença 
( ) Decisão interlocutória 
( ) Sentença interlocutória
( ) Despacho interlocutório de mérito
Assinale a alternativa incorreta:
(X) Contra a decisão proferida na audiência preliminar, o agravo será retido no prazo de 10 dias.
( ) Interposto recurso da apelação contra o indeferimento da petição inicial, o juiz pode se retratar.
( ) O réu revel não fica impedido de comparecer no processo por força da revelida. 
( ) Somente ao advogado comum tem aplicação o ônus da impugnação especificada dos fatos. 
No tocante ao julgamento antecipado da lide é correto afirmar:
( ) É sempre cabível quando ocorre a revelia – art. 330, II CPC
( ) Tem como dado comum entre as hipóteses de cabimento e inexistência de controvérsias.
(X) Nas hipóteses da cabimento o juiz profere sentença de mérito típica.
( ) Nenhuma das alternativas acima estão corretas. 
De acordo art. 267, I do CPC um indeferimento da petição inicial conota a extinção do processo sem resolução de mérito. É possível tal ato tentar a extinção do processo com resolução de mérito? Explique e fundamente:
Não é possível a extinção do processo com a resolução de mérito, isto porque todo o processo que inseji um indeferimento total da petição inicial conforme disposto no art. 295 do CPC, via de regra, haverá a extinção sem resolução do mérito, ou seja, o juiz encerrará o processo e não irá analisar o direito do autor. As hipóteses que levam a extinção sem resolução de mérito estão elencadas no art. 267, I à XI do CPC. 
Qual a principal diferença entre tutela antecipatória e tutela cautelar? Explique:
A tutela antecipada é de cunho satisfativo, portanto, sua decisão antecipa os resultados que só seriam obtidos após o termino do processo.
A tutela cautelar tem por finalidade assegurar os resultados até o termino do processo. Portanto, pode se afirmar que a principal diferença entre as duas é simplesmente uma questão do conteúdo das duas. Porém, há outros pontos diferentes nas duas, veja abaixo:
Quanto a natureza – a cautelar é conservativa / a antecipada atributiva ou conservativa. 
Verossimilhança – cautelar simples verossimilhança do acautelado / antecipada prova inequívoca da verossimilhança do direito.
Urgência – Cautelar sempre urgente / antecipada pode ou não ser urgente
Estabilidade – cautelar definitiva / antecipada provisória
Cognição – cautelar exauriente / antecipada sumária
Eficácia – cautelar é temporária / antecipada é perpetua 
Qual o conteúdo da decisão saneadora no processo? Fundamente:
O saneamento é fase processual complexa, que envolve uma séria de atividades do juiz e mesmo das partes, sendo entendida como a fase em que se prepara o processo rumo a fase instrutória e posteriormente ao seu desfecho normal por meio de sentença de mérito.Em razão da atual redação do art. 331, o saneamento do processo pode ocorrer em audiência ou por meio de decisão saneadora, o indevidamente chamado despacho saneador.

Continue navegando