Buscar

METODOLOGIA 19 05 2018

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia 
Disciplina: Metodologia e Prática da Pesquisa em Educação
Professora: Drª. Terezinha Bazé de Lima 
Aluno (a): Vanessa Hosana de Souza de Almeida	 RGM: 053.18358
Polo: Rio Brilhante-MS
Neste portfólio 01, você deverá realizar as seguintes atividades, que serão enviadas em um único arquivo:
Acesse a ferramenta Material de Aula – Periódicos e ou www.unigran.br/interletras , e escolha um texto dentro da área da Pedagogia e faça a leitura racional elaborando a crítica e a problematização. Faça a critica separada da problematização, no limite de uma página, apresente a referência (autor, título, ano de acordo com as Normas da ABNT) do texto escolhido. Valor desta atividade: 1.5 ponto.
Observação: professora infelizmente não consegui entender essa atividade, outros colegas também estão tendo os mesmos problemas, nos responde pelo fórum para tirar nossas dúvidas. Essa atividade necessitava de mais tempo para estudar, se for possível abra novamente para tentar refazê-la, as outras atividades abaixo estão respondidas. Agradeço a compreensão.
2. Na aula 02, apresentamos as Normas da ABNT. Veja na aula 02 as Normas da ABNT para cada fonte: (1,5 ponto) apresente exemplos de Referências de acordo com as Normas da ABNT para cada fonte:
Livro:
Um ator: 
 FORTES, Nadabe Cardoso de Oliveira Alves. Salas numerosas. espaço de conhecimento ou informação? Campinas: 2000. 120p.
Três autores:
MARTIN, kenneth, SPERLING, abraham P. introdução á psicologia. São Paulo: Pioneira, 1999. 10 p.
Site: Disponível em: <http://www.uol.com.br/> Acesso em: 19 de maio de 2018.
Disponível em: <http://boticario.com.br/institucional>. Acesso em: 25 de maio de 2013.
Artigo:
Artigo em formato eletrônico:
REZENDE, Yara, Informação para negócios, os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ciência da Informação Online, Brasília, v. 31, n. 2, 2002. Disponível em: [www.ibicit.br/cionline]. Acesso em: 30 nov. 2002.
Artigo em jornais:
NAVES, Antunes, Os Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, 28 de jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 08, P. 13.
 Leia e Estude a Aula 03 “A Evolução do Pensamento Científico” para responder as atividades propostas. (Valor - 1,0 ponto) 
 
3. De acordo com Martins (2015) Há duas maneiras de conhecer a realidade: Quais são elas? Explique-as: 
Resposta 
A intuitiva: obtida por meio das impressões sensoriais, que levam a intuir os fatos reais, exteriores ou do espírito sem auxílio, do raciocínio, a ter ideia ou noção deles. Por exemplo, ao vermos uma construção dizemos: ‘’ isto é um edifício, é verde, é de oito andares’’. 
A racional ou a conceptual: que é resultado lógico que é da operação da mente e não determina e nem especifica a realidade. Por exemplo: diante do mesmo prédio podemos dizer ‘’este edifício é grande e tem muitos escritórios ou apartamentos’’.
4. Conceitue Ciência e escolha um dos Movimentos e ou Doutrina Filosófica conceituando-os: Conceitua-se ciências como um conjunto de conhecimentos relativos á algum objeto ou fenômeno, obtido com base em alguns critérios e mediante uma metodologia especifica. Mais modernamente a ciência seria uma modalidade de saber constituído por um conjunto de aquisições intelectuais que tem por finalidade propor uma explicação racional e objetivo da realidade.
Existencialismo: movimento filosófico que destaca a ideia de que é a existência do ser humano que define sua essência, e não a essência ou a natureza que determina sua existência.
Leia e Estude a Aula 04 “O Método Científico: Níveis de Conhecimento”. (Valor 1,0 ponto) 
5. Elabore um texto até 20 linhas para apresentar o conceito de Método Científico e suas etapas, sua origem:
A grande definição de método cientifico surgiu no século XVII, método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo.  Suas principais etapas são: questionamento: elaboração de uma pergunta ou identificação de um problema a ser resolvido. Formulação de hipótese: possível resposta a uma pergunta ou solução potencial de um problema. Uma hipótese científica é feita com base em conhecimentos disponíveis a respeito do assunto. Realização de dedução: previsão possível baseada na hipótese. Experimentação: teste da dedução ou novas observações para testar a dedução. Ao se realizar a experimentação, deve-se trabalhar com dois grupos: Um experimental: aquele em que se promove alteração em um fator a ser testado, deixando todos os demais fatores sem alteração. Um controle: que é submetido aos fatores sem nenhuma alteração. Assim, pode-se testar um fator por vez e comparar os resultados obtidos no grupo experimental com o que foi obtido no grupo controle. Conclusão: etapa em que se aceita ou se rejeita uma hipótese. E a última por fim: Divulgação: descrição de hipóteses, experimentos, dados e discussões de modo que outros cientistas possam repetir o que foi feito, pensar sobre as conclusões que foram tiradas e usar as informações como ponto de partida para novas hipóteses e testes. Os cientistas compartilham informações por meio de publicações (as chamadas revistas científicas), encontros, congressos e comunicações pessoais. A criação do método científico é atribuída a René Descartes, mas tem suas raízes um pouco mais profundas em dois pensadores de nomes semelhantes: Roger e Francis Bacon. Roger Bacon (1220-1292) foi o primeiro a defender a experimentação como fonte de conhecimento. Francis Bacon (1561-1626) foi, porém, quem terminaria por fixar a base do que Descartes transformaria no moderno método científico. A nova abordagem de Francis Bacon foi fortemente influenciada por descobertas de cientistas como Copérnico e Galileu Galilei que o levaram a propor uma nova abordagem da investigação científica através do pensamento indutivo em contraposição ao pensamento dedutivo que desde Aristóteles predominava sobre as ciências. Francis Bacon é considerado um dos fundadores da ciência moderna sendo responsável por desenvolver o método empírico de pesquisa cientifica, onde a razão fica subordinada a experimentação.
6. Pesquise e descreva os Níveis de Conhecimento:
Em outras palavras, a realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento. Tem-se, então, os diferentes níveis de conhecimento:
Conhecimento Empírico: popular ou vulgar é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas, é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos. O homem, ciente de suas ações e do seu contexto, apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo, obtendo conclusões sobre a “razão de ser das coisas”. É, portanto superficial, sensitivo, subjetivo, Assis temático e acrítico.
Conhecimento Científico: o conhecimento científico vai além da visão empírica, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram, esta nova percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo de um conceito que era entendido como um sistema de proposições rigorosamente demonstradas e imutáveis, para um processo contínuo de construção, onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”.
Conhecimento Filosófico: é o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental (científico), levando em conta os diferentes objetos de estudo.
Conhecimento Teológico: conhecimentoadquirido a partir da aceitação de axiomas da fé teológica, é fruto da revelação da divindade, por meio de indivíduos inspirados que apresentam respostas aos mistérios que permeiam a mente humana, “pode ser dados da vida futura, da natureza e da existência do absoluto”.
FONTES:
Disponível em: < https://blog.mettzer.com/referencia-de-sites-e-artigos-online/>>. Acesso em 19 de maio de2018.
Disponível em: <http://www.uol.com.br/>. Acesso em 19 de maio de 2018.
Disponível em: <http://plataformaead.unigran.br/app/webaulas>.Acesso em 19 de maio de 2018
Disponível em: <https://www.significados.com.br/metodo-cientifico/>.Acesso em 19 de maio de 2018
Disponível em: <https://brainly.com.br/tarefa/1563050> . Acesso em 19 de maio de 2018
Disponível:https:<//www.coladaweb.com/filosofia/conhecimento-empirico-cientifico-filosofico-e-teologico>. Acesso em 19 de maio de 2018

Continue navegando