Buscar

deficiencias de vitaminas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ - FIC
CURSO DE NUTRIÇÃO
INTERAÇÃO ENTRE VITAMINAS E ALGUMAS DOENÇAS
Wladna Pontes Araújo 
201601200633
FORTALEZA 2018
ALZHEIMER x ZINCO
Uma boa parcela das pessoas com Alzheimer tem baixos índices de zinco circulando pelo organismo. Esse mineral integra uma enzima chamada superóxido dismutase, que nos protege do estresse oxidativo, quando ela não dá as caras, o cérebro fica bastante vulnerável à ação dos perigosos radicais livres, fator que pode aumentar o risco de Alzheimer. A solução não é abusar das cápsulas de zinco. Isso porque o acúmulo de minerais parece, na contramão, patrocinar a enfermidade que apaga as lembranças. Para o efeito protetor, priorize a dieta.
DEPRESSÃO x MAGNÉSIO
Estudos sugerem que a insuficiência de magnésio pode ser uma das razões causadoras de depressão. Assim, o aumento da ingestão de magnésio pode contribuir para combater a depressão. A depressão tem sido identificada como um dos principais sintomas de deficiência de magnésio. O magnésio desempenha um papel-chave na melhoria dos níveis de serotonina, também referida como um hormônio feliz. A produção de serotonina que ocorre no cérebro ajuda a regular o humor, sono e apetite. Quaisquer distúrbios nos níveis de serotonina pode ter um impacto negativo sobre o humor de uma pessoa, o que pode, eventualmente, causar depressão. Quando há uma escassez de magnésio no corpo devido a uma má nutrição, os níveis de serotonina tendem a diminuir, o que pode levar a depressão e ansiedade. Aumentar a ingestão de magnésio pode corrigir os desequilíbrios de serotonina, e pode ajudar a combater a depressão de forma eficaz. Embora os antidepressivos ajudam a elevar os níveis de serotonina, os efeitos colaterais associados a estes medicamentos de prescrição são causas suficientes para preocupação. A serotonina, também conhecido como o hormônio da felicidade, é crucial para o bem-estar emocional. O hormônio ajuda a manter o equilíbrio emocional. O Magnésio, conhecido por estar envolvido em mais de 300 reações enzimáticas fundamentais, também promove a libertação e a utilização de serotonina pelo cérebro. Quando existe insuficiência de magnésio, a serotonina não é produzido em quantidades suficientes. Tomando antidepressivos ajuda a aumentar artificialmente a oferta de serotonina. No entanto, esta produção de serotonina artificial muitas vezes causa perda do desejo sexual, um efeito colateral comum dos antidepressivos. Se os níveis de magnésio adequados estão presentes no corpo, aumentar os níveis de serotonina artificialmente não é necessário.
VITAMINA C x FERRO x ANEMIA FALCIFORME
A Anemia Falciforme é uma doença hereditária, em que os glóbulos vermelhos têm a forma alterada, tornando-se parecidos com uma foice. Estes se agregam nos vasos sanguíneos, dificultando a circulação nos microvasos. Pacientes com anemia falciforme precisa de uma dieta saudável, suplementos de ácido fólico, vitamina C e zinco e evitar gatilhos para as crises. Para elevar os níveis de vitaminas ou ferro, o médico pode pedir mudanças na dieta ou suplementos alimentares de ferro ou vitaminas. Suplementos vitamínicos mais comuns para anemia são de vitamina B12 e ácido fólico. Algumas vezes é dado suplemento de vitamina C para ajudar na absorção do ferro. O corpo precisa de ferro para fabricar hemoglobina. O organismo pode absorver mais facilmente o ferro de carnes do que de vegetais e outros alimentos. Para tratar anemia, o médico pode sugerir comer mais carne, especialmente carne vermelha, assim como frango, peru, porco, peixe e mariscos. A vitamina C ajuda o corpo a absorver ferro. Boas fontes de vitamina C são frutas e vegetais, especialmente frutas cítricas. Outras frutas ricas em vitamina C são manga, kiwi, morango, melão e melancia. Vegetais ricos em vitamina C incluem brócolis, tomate, repolho, batata e espinafre. É possível a prevenção de alguns tipos de anemia, especialmente aqueles causados pela falta de ferro ou vitaminas. Mudanças na dieta ou suplementos alimentares podem prevenir certos tipos de anemia.
VITAMINA D x CÁLCIO x DOENÇAS MUSCULARES
A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da dieta. O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes. A deficiência deste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta. Um exemplo da importância da combinação dessas duas substâncias é que sempre que a recomendação de suplementação de cálcio é recomendada ela é feita juntamente com a vitamina D para atuar na absorção do mineral.

Continue navegando