Buscar

avaliando IED

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804834952)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Direito e Moral constituem dois diferentes conceitos, mas não estão separados. Sobre o assunto, muitas são as teorias. Miguel Reale afirma: "Dizer que o Direito representa apenas o mínimo de Moral declarado obrigatório para que a sociedade possa sobreviver. Como nem todos podem ou querem realizar de maneira espontânea as obrigações morais, é indispensável armar de força certos preceitos éticos, para que a sociedade não soçobre." (Reale, Miguel, Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 42). Neste sentido, quais das alternativas possui melhor definição sobre as características da moral.
		
	
	As sanções morais são difusas e informais e podem ser aplicadas mediante coerção;
	 
	O dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência, ao tu deves, enquanto o dever jurídico deve ser observado sob pena de sofrer o devedor os efeitos da sanção organizada.
	 
	A moral é composta por regras de condutas que cumprem duas funções: orientar o comportamento dos indivíduos na vida cotidiana (todos devem fazer o bem e evitar a prática do mal) e prevenir e solucionar conflitos;
	
	A moral é resultado das relações jurídicas imperfeitas.
	
	As sociedades modernas não são individualistas, todos estão submetidos às regras morais dominantes, e por este motivo, é possível para o direito estar em conformidade com todos os sistemas morais;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804834347)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as assertivas abaixo: I - O Direito não é o único instrumento responsável pela harmonia da vida social. (Paulo Nader) II - O conflito por vezes é inevitável, e necessário se faz solucioná-lo. E aí está outra função social do direito:compor conflitos. III -A Filosofia do Direito estuda o direito, o fenômeno jurídico, como um fato social, decorrente das relações sociais. IV -A Ciência do Direito se preocupa com a normatividade do direito positivo: o dever ser. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Somente a primeira opção está correta.
	
	Somente as opções I , II e IV estão corretas.
	 
	Somente as opções III e IV estão corretas.
	
	Todas as opções estão erradas.
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804834540)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Constitui função social do direito:
		
	
	Impedir que qualquer tipo de divergência possa se estabelecer nas relações sociais, evitando-se assim a necessidade de se invocar a tutela jurisdicional do Estado.
	
	Favorecer os que detém maior poder econômico.
	
	Incentivar o estabelecimento de conflitos nas relações sociais para que essas possam evoluir espiritual e materialmente .
	
	Possibilitar que os anseios da maioria sejam sempre atendidos em detrimento dos anseios da minoria, visto que Estado Democrático de Direito significa priorizar sempre a classe dominante.
	 
	Tanto prevenir eventuais conflitos, como resolvê-los quando já estabelecidos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804834959)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A dimensão normativa do direito corresponde ao der ser do Direito, sendo em realidade o seu diferencial. A dimensão fática remete às correntes de perfil sociológico e realista do fim do Século XIX. A dimensão valorativa é um retrato da preocupação moral presente nas concepções do Direito Natural. Essa perspectiva teórica refere-se a qual autor;
		
	 
	Miguel Reale
	
	nda
	
	Von lhering Savigny
	
	Carlos Cossio
	 
	Hans Kelsen
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804834275)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o Positivismo Jurídico, é correto afirmar:
		
	
	A Escola da Exegese se valeu de uma técnica de elaboração legislativa, denominada de código, que seria um documento que precisaria de complementação através de outras fontes históricas do Direito.
	
	A Escola Histórica do Direito considerava que o ¿espírito do povo¿ (Volksgeit) deveria estar em um documento completo de toda a disciplina jurídica.
	 
	Para a Escola da Exegese, o Direito é revelado pelas leis, que são normas gerais escritas emanadas do Estado, constitutivas de direitos e obrigações, em um sistema de conceitos bem articulados e coerentes que não apresenta lacunas.
	
	O Código de Napoleão, de 1804, estava ligada à corrente do Pandectismo.
	
	Nenhuma

Continue navegando