Buscar

ExercíciosAula9(1)

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	¿O afastamento das singularidades de classe¿ougênero¿ como categorias conceituais e organizacionais básicas resultou em uma consciência das posições do sujeito ¿ de raça, gênero, geração, local institucional, localidade geopolítica, orientação sexual ¿ que habitavam qualquer pretensão à identidade no mundo moderno. O que é teoricamente inovador e politicamente crucial é a necessidade de passar além das narrativas de subjetividades originárias e iniciais e de focalizar aqueles momentos ou processos que são produzidos na articulação de diferenças culturais. Esses entre-lugares¿for≠cemoterrenoparaaelaboraçãodeestratégiasde⊂jetivação¿s∈ga̲rouco≤tiva¿quedão∈ícioanovossignosdeidentidadeepos→s∈ovadoresdecolaboraçãoecontestação,noa→dedef∈iraprópriaideiadesociedade¿(BHABHA,HomiK.Olocaldact̲ura.BeloHorizonte:Edi→raUFMG,1998.).Oμ<ict̲uralismopodeserdef∈idocomo:
	
	
	uma forma de valorizar as culturas tradicionais.
	
	uma cultura hegemônica
	 
	um tipo de hibridismo cultural
	
	uma forma de valorizar a cultura europeia
	
	uma cultura padronizada
	2a Questão
	
	
	
	Podemos compreender o conceito de globalização a partir das seguintes proposições, com EXCEÇÃO de:
	
	
	processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política dos países do globo no final do século XX e início do século XXI.
	 
	formação de uma teia de relações baseadas no multiculturalismo e na preservação das especificidades culturais, na qual se conclui o projeto Iluminista de igualdade plena para a humanidade.
	
	encurtamento das distâncias por meio da revolução nos transportes e nas comunicações, através do qual o mundo passa a ser visto como uma aldeia global.
	
	padronização dos costumes, pois a constante propaganda e a exportação de produtos acabam por influenciar as culturas fazendo com que se perca um pouco do que há de nacional em cada país.
	
	circulação planetária de mercadorias, pessoas e ideias, por meio de inovações tecnológicas como a internet e que provocaram a mudança da relação do homem com o tempo, isto é, o tempo é experimentado com uma sensação cada vez maior de aceleração.
	3a Questão
	
	
	
	Trata-se de um processo de intenso aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política dos países do globo entre final do século XX e o início do século XXI. Essa definição refere-se à:
	
	
	Revolução Russa.
	
	Revolução Francesa.
	 
	Globalização.
	
	Primeira Guerra Mundial.
	
	Segunda Guerra Mundial.
	4a Questão
	
	
	
	Theodor Adorno, em ensaio intitulado "A indústria cultural", faz uma importante ressalva à utilização do termo "cultura de massa", preferindo a expressão "indústria cultural", segundo ele a ideia seria "excluir de antemão a interpretação que agrada aos advogados da coisa; estes pretendem, com efeito, que se trata de algo como uma cultura surgindo espontaneamente das próprias massas, em suma, da forma contemporânea da arte popular. Ora, dessa arte a indústria cultural se distingue radicalmente. Ao juntar elementos de há muito correntes, ela atribui-lhes uma nova qualidade. Em todos os seus ramos fazem-se, mais ou menos segundo um plano, produtos adaptados ao consumo das massas e que em grande medida determinam esse consumo. Os diversos ramos assemelham-se por sua estrutura, ou pelo menos ajustam-se uns aos outros. Eles somam-se quase sem lacuna para constituir um sistema. Isso, graças tanto aos meios atuais da técnica, quanto à concentração econômica e administrativa. A indústria cultural é a integração deliberada, a partir do alto, de seus consumidores". Tendo em vista o estudo dos impactos da cultura de massa e a substituição proposta por Adorno, pode-se dizer que sua crítica ao uso do termo ¿cultura de massa¿ reside no fato de que:
	
	
	para o autor o termo sugere uma perspectiva mais democrática para a produção e consumo da arte, retirando qualquer tipo de distinção entre a arte superior e inferior;
	
	para o autor a adaptação de manifestações artísticas distintas a um mesmo padrão que possa agradar os consumidores seria um incentivo à democratização artística;
	 
	para o autor o termo sugere equivocadamente um protagonismo das massas na produção contemporânea da arte, uma criação espontânea das próprias massas;
	
	para o autor a sociedade moderna se caracteriza por uma liberdade criativa sem equivalente na história moderna, permitindo a expressão artística de diversas minorias;
	
	para o autor a indústria cultural na sociedade de massa não provocou nenhuma alteração nas relações entre produção e consumo;
	5a Questão
	
	
	
	A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política dos países do globo no final do século XX e início do século XXI, através do qual o mundo passa a ser visto como uma aldeia global. Dentre os aspectos preocupantes da globalização podemos destacar:
	
	
	a desvalorização da produção cultural dos grandes centros econômicos
	
	a valorização de culturas tradicionais
	
	a valorização das culturas locais
	 
	a padronização da cultura
	
	o reconhecimento da diversidade cultural
	6a Questão
	
	
	
	A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes. (Disponível em: Mundo educação/ Globalização) Os graus diferentes citados no texto referem-se:
	
	 
	à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.
	
	às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;
	
	à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.
	
	à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.
	
	à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta
	7a Questão
	
	
	
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o conceito mais apropriado para a designação do hibridismo cultural característico da sociedade brasileira.
	
	 
	Sincretismo.
	
	República.
	
	Racismo.
	
	Democracia.
	
	Escravidão.
	8a Questão
	
	
	
	
Nos últimos anos, nos tempos da globalização e do multiculturalismo, podemos observar a crise daquele que é um dos principais valores modernos, daquele conjunto de princípios que se consolidou no século XIX e esteve fundamento no princípio de que cada território tinha uma especificidade cultural. Estamos falando da crise do:
	
	
	cristianismo.
	 
	nacionalismo.
	
	marxismo.
	
	positivismo.
	
	racionalismo.

Continue navegando