Buscar

direto penal 2

Prévia do material em texto

Aluno: 
	Matrícula: 
	Disciplina: GDU0042 - DIREITO PENAL II 
	Período Acad.: 2018.2 (GF) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Por ter praticado um roubo, Ariclenes é condenado ao cumprimento de pena de seis anos de reclusão, em regime semiaberto. Assim, é correto afirmar que o condenado deverá iniciar a execução de sua pena em: (Ano: 2016 Banca: FUNCAB Órgão: SEGEP-MA Prova: Agente Penitenciário)
	
	
	
	casa de albergado, caracterizada pela ausência de obstáculos físicos contra a fuga.
	
	
	uma colônia agrícola, industrial ou similar, podendo o condenado ser alojado em dependências coletivas, com seleção adequada dos presos.
	
	
	regime disciplinar diferenciado, dada a gravidade em abstrato do delito, que pressupõe constrangimento à vítima.
	
	
	uma penitenciária em cela individual dotada de dormitório, aparelho sanitário e lavatório.
	
	
	prisão domiciliar, caso não existia casa de albergado na região, ou caso esta apresente lotação esgotada.
	
	
	
	
		
	
		2.
		São espécies de Penas Privativas de Liberdade, EXCETO:
	
	
	
	Reclusão, com regime inicialmente fechado.
	
	
	Prisão Simples
	
	
	Detenção.
	
	
	Prisão civil por dívida de alimentos.
	
	
	Reclusão, com regime inicialmente semiaberto.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Paulo, de 19 anos de idade, é abordado em uma operação da Polícia Militar do Estado da Paraíba, na cidade de João Pessoa, deflagrada no dia 10 de dezembro de 2012. Após se recusar a submeter-se ao teste do bafômetro e apresentar a documentação solicitada, Paulo ofende moralmente os policiais que trabalhavam regularmente na ocorrência e é conduzido preso ao Distrito Policial. Posteriormente Paulo é denunciado pelo Ministério Público por crime de desacato e a denúncia é recebida pelo Magistrado competente no dia 14 de abril de 2013, com instauração da ação penal. Por ostentar maus antecedentes e não fazer jus a qualquer benefício, a ação tramita regularmente até a prolação da sentença condenatória pelo Magistrado competente no dia 15 de maio de 2015, que aplicou ao réu Paulo a pena de 1 ano de detenção, em regime inicial semiaberto. A sentença transitou em julgado. Após o trânsito em julgado, o advogado de Paulo postulou ao Magistrado a extinção da punibilidade do seu cliente com base na prescrição. Neste caso, o Magistrado
	
	
	
	deverá declarar extinta a punibilidade do réu pela prescrição, uma vez que o Código Penal estabelece, neste caso, o prazo prescricional de 2 anos.
	
	
	não deverá reconhecer a prescrição uma vez que o Código Penal estabelece o prazo prescricional de 5 anos no caso de pena igual ou superior a 1 ano.
	
	
	não deverá reconhecer a prescrição uma vez que o Código Penal estabelece o prazo prescricional de 3 anos no caso de pena igual ou superior a 1 ano.
	
	
	não deverá reconhecer a prescrição uma vez que o Código Penal estabelece o prazo prescricional de 4 anos no caso de pena igual ou superior a 1 ano.
	
	
	não deverá reconhecer a prescrição uma vez que o Código Penal estabelece o prazo prescricional de 6 anos no caso de pena igual ou superior a 1 ano.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Em tema de medidas de segurança, analise as assertivas abaixo: I - As medidas de segurança previstas no Código Penal são: internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou, à falta, em outro estabelecimento adequado; e a sujeição a tratamento ambulatorial. II - A reforma do Código do Código Penal adotou o sistema vicariante ou unitário, no qual as medidas de segurança só podem ser aplicadas isoladamente, e não cumuladas com a pena privativa de liberdade. III - Mesmo que extinta a punibilidade, deve ser imposta a medida de segurança, devendo, ainda, ser executada a que tiver sido imposta. IV - A internação ou a medida de segurança será por tempo determinado, e o seu prazo será fixado entre o mínimo e o máximo da pena restritiva de liberdade prevista para o crime. É correto o que consta apenas em:
	
	
	
	III e IV
	
	
	I,III e IV.
	
	
	II e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	II e III.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Quanto aos direitos do preso condenado com trânsito em julgado a uma pena privativa de liberdade, marque a opção correta:
	
	
	
	se trabalhar durante a execução, terá descontado um dia de pena para cada três dias trabalhados
	
	
	em regime aberto ele tem que se recolher em casa em determinado horário e fins de semana
	
	
	se estudar durante a execução, terá descontado um dia de pena para cada dia de estudo.
	
	
	se o crime for punido com detenção, ele jamais poderá cumprir a pena em regime fechado
	
	
	indulto de natal é o direito do preso de bom comportamento passar o natal com a família
	
	
	
	
		
	
		6.
		Nos crimes de ação penal pública condicionada, a representação do ofendido é:
	
	
	
	retratável até o trânsito em julgado da sentença condenatória.
	
	
	irretratável após o oferecimento da denúncia.
	
	
	irretratável após o recebimento da denúncia.
	
	
	retratável desde que haja concordância do réu.
	
	
	irretratável.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Ticio, funcionário público municipal, para justificar um período de uma semana de falta, apresenta um atestado mé- dico no dia 10 de Janeiro de 2007. Desconfiado da conduta de Tício, o superior imediato dele Renato coleta informações e descobre que o atestado apresentado por Ticio é falso, noticiando imediatamente o fato à Autoridade Policial, que determina a instauração de Inquérito Policial. O inquérito demora muito tempo para ser encerrado e relatado. Tício é, então, denunciado pelo Ministério Público como incurso no artigo 297, c.c. o artigo 304, ambos do Código Penal e a denúncia recebida em 20 de Julho do mesmo ano de 2007. O processo transcorre normalmente até a prolação da sentença pelo Magistrado competente, que condena Ticio a cumprir pena de 02 anos e 06 meses de reclusão e multa. A sentença é publicada em 20 de Setembro de 2010. Interposto recurso de apelação pelo réu Tício o Tribunal de Justiça nega provimento ao apelo e mantém a sentença de primeiro grau. O Acórdão, publicado em 10 de Outubro de 2015, transitou em julgado. Na situação hipotética apresentada, na fase de execução, o Magistrado:
	
	
	
	Deverá extinguir a punibilidade de Tício pela prescrição que ocorre no caso concreto em três anos, prazo este transcorrido entre a data do recebimento da denúncia e da sentença.
	
	
	Deverá extinguir a punibilidade de Tício pela prescrição que ocorre no caso concreto em quatro anos, prazo este transcorrido entre a data da publicação da sentença de primeiro grau e do acórdão recorrível.
	
	
	Deverá extinguir a punibilidade de Tício pela prescrição uma vez que transcorreu lapso temporal superior a 5 anos entre a data da publicação da sentença e da publicação do acórdão recorrível.
	
	
	Não deverá extinguir a punibilidade de Tício pela prescrição.
	
	
	Deverá extinguir a punibilidade de Tício pela prescrição uma vez que transcorreu lapso temporal superior a 2 anos entre a data do recebimento da denúncia e da sentença.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Sobre a Suspensão Condicional da Pena, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta: I. O sursis penal etário se dá por razõesde saúde, podendo ser aplicado a penas de até 4 (quatro) anos. II. Se o apenado já foi condenado em outro processo, com trânsito em julgado e extinção da pena há menos de 5 anos, pelo crime do artigo 121, §3º do CP (homicídio culposo), ainda assim poderá ser beneficiado com o sursis penal. III. No sursis penal especial não há prestação de serviço ou limitação de final de semana no primeiro ano de prova, ao contrário do sursis penal simples. Será especial quando o condenado reparar o dano e tiver as circunstâncias judiciais analisadas favoravelmente. IV. No caso de descumprimento de uma condição judicial, imposta para a suspensão da pena, o juiz poderá revogar o benefício ou prorrogar o período de prova. Já na pendência de processo criminal instaurado durante o período de prova, este prorroga-se até o final daquele. V. Em caso de revogação, o período de prova será descontado do tempo de pena privativa de liberdade a ser cumprido.
	
	
	
	As assertivas II, III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva V é incorreta.
	
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	
	As assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	
	As assertivas I, IV e V estão incorretas.

Continue navegando