Buscar

Administração e Planejamento em Serviço Social CASTELO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração e Planejamento em Serviço Social
AULA 1
Introdução.
Nesta aula estudaremos a importância da elaboração de projetos sociais na área social. Além disso, destacaremos: as principais características e fases de um projeto, a estrutura de elaboração, os tipos e elementos básicos de um projeto.
A importância dos projetos sociais para o Serviço Social
A atuação do assistente social requer uma atitude propositiva. Para tanto, necessita pesquisar a realidade e o contexto social seja de seus usuários, seja de um determinado local, de uma instituição para propor uma intervenção significativa. Entendemos que uma das formas de apresentar uma intervenção resulta em um projeto social que possui objetivos, público alvo, efeitos/impactos, avaliação entre outras características que aprenderemos nesta aula.
AÇÕES
PROJETOS
ESTRATEGIAS
O que seria um projeto social? Segundo dados da ONU, um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de dados.
As organizações que elaboram e executam os projetos sociais pertencem tanto ao setor público como ao privado e o período de execução de um projeto social varia entre um e três anos, mas pode ter duração maior quando faz parte de um programa (Cohen appud Franco, 2011).
O que seria um projeto social? Podemos dizer que um projeto é um instrumento de intervenção e propõe mudanças em uma dada realidade. Vamos ver os conceitos de projeto segundo diversos estudiosos:
Elaborar um projeto é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDEIAS em AÇÕES. O documento chamado PROJETO é o resultado obtido ao se projetar no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão buscados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados.(Prochnow & Schäffer, p. 3, 2001)
Outro conceito de projeto muito importante, verificamos no estudo de Barbosa (2001):
Inicialmente, o conceito de projeto pode ser considerado algo amplo, aplicável a qualquer tipo de planejamento, no entanto, quando comparados a planos e programas, os projetos normalmente caracterizam-se por serem mais limitados no tempo, no espaço e nos recursos. Além disso, os projetos tratam um tema específico, de forma mais direcionada e, portanto, com menos amplitude que o planejamento. (Barbosa, p. 5, 2001)
Deste modo, segundo Barbosa (2001):
 
Um projeto social tem início com uma ideia de se construir ou modificar algo no futuro para suprir necessidades ou aproveitar oportunidades. Significa um conjunto de ações estruturadas, planejadas e delimitadas no tempo e espaço e em função dos recursos existentes, com objetivos e atividades definidos, porém em constante redirecionamento em função de adaptações às mudanças ocorridas no espaço, no tempo e em outras variáveis que podem afetar o seu desempenho. Pode-se dizer que um projeto social é uma das formas com que as pessoas enfrentam os problemas sociais de forma organizada, ágil e prática. Ele não significa apenas o documento formal, mas, sim, representa um instrumento metodológico para fazer da ação social uma intervenção organizada e com melhores possibilidades de atingir seus objetivos.(Barbosa, p. 6, 2001)
Qual a origem de um projeto? O desenvolvimento da sociedade brasileira não têm sido acompanhado por uma distribuição de renda justa, de uma forma geral, o processo de exclusão social se acentua de forma alarmante, levando as organizações a desenvolverem políticas de desenvolvimento que se traduzem na elaboração e implementação de projetos sociais. (Barbosa, p. 6, 2001)
 
Podemos dizer que os projetos sociais têm origem nas diversas expressões da questão social e estão associados à realidades que necessitam de mudanças. Desse modo, diversas instituições públicas ou privadas elaboram os projetos sociais.
PROJETOS SOCIAIS. Características de um Projeto:
Delimitação de tempo, ou seja, todo projeto possui um tempo determinado;
Delimitação de recursos (possui recursos humanos, físicos e financeiros);
Beneficiários (todo projeto possui um receptor);
Gerência específica (o projeto possui um gestor ou coordenador, para acompanhar, monitorar, gerir e prestar contas).
Qual a origem de um projeto?
Concepção ou Elaboração: Preparação, modelagem e conceituação.
É o momento da identificação do problema, definição dos objetivos, programação das atividades e confecção da proposta técnica do projeto.
Estruturação: Detalhamento dos planos operacionais, da organização da equipe executora, mobilização dos recursos e meios para a realização do projeto.
Encerramento: Prestação de contas, consolidação de resultados, elaboração de relatórios
finais, avaliação.
É o momento de cuidar da desmobilização do projeto, caso não haja prosseguimento.
Desenvolvimento ou Realização. Implementação do projeto.
É o período quando as atividades previstas são realizadas e acompanhadas, de acordo com o planejado. Por vezes é necessário alterar a programação, em razão de fatos não previstos.
As etapas básicas de um processo:
A definição do projeto: O que queremos fazer? O que buscamos?
O plano de trabalho: Como iremos agir?
O andamento do projeto: Como vamos avaliar, tirar conclusões e disseminar resultados?
O orçamento: Qual o custo do projeto?
Objetivos que englobam os projetos sociais. De acordo com Cohen (2011), existem seis tipos de objetivos que englobam os projetos sociais, dentre eles, destacamos:
De Resultado e de Sistema: Os objetivos de resultado visam alterar alguma parcela da realidade através do impacto do projeto e os objetivos de sistema referem aos interesses específicos da organização.
Originais e Derivados. Os objetivos originais constituem o tema central do projeto e os objetivos derivados significam desdobramentos do objetivo original. Ex: um projeto nutricional possui os objetivos nutricionais que são os originais e também têm objetivos educacionais que são derivados.
Gerais e Específicos. Os objetivos gerais geralmente são de difícil execução e avaliação e necessitam ser traduzidos em outros objetivos como os específicos, que geralmente são executados com menor dificuldade.
Complementares, Competitivos e Indiferentes. Os objetivos são complementares quando atingir um deles implica na consecução dos demais; nos competitivos conseguir algum implica em sacrificar ou dificultar os outros e os indiferentes quando a execução de um não altera o êxito dos demais.
Imediatos e Mediatos. s objetivos imediatos são aqueles que se pretendem conseguir em curto prazo e os objetivos mediatos são os que situam em médio ou longo prazo. 
Metas para os projetos sociais
O que significa metas para os projetos sociais? Os resultados parciais a serem alcançados denominam-se metas e devem expressar quantidades e qualidades dos objetivos. A definição de metas com elementos quantitativos e qualitativos é muito importante para avaliar os avanços. Quanto elaborarmos as metas, devemos questionar alguns itens como: O que queremos? Para que o queremos? Quando o queremos? Vale destacar que cada objetivo específico deve ter uma ou mais metas.
Quais os tipos de projetos a serem desenvolvidos? Existem três tipos de projetos e abaixo iremos ver a particularidade de cada um:
Projetos por demanda. São projetos desenvolvidos em parceria com outras instituições visando à solução de um problema específico.
Projetos institucionais. Almejam a melhoria organizacional da instituição.
Projetos para a captação de recursos. Visam à captação de diferentes recursos como: recursos materiais, financeiros, humanos e/ou institucionais.
Projetos para a captação de recursos: Como deve ser o Roteiro de um Projeto Social?
Capa.
Sumário ou Resumo Executivo. O objetivo do sumárioé levar o futuro parceiro/financiador a uma apreciação.

Outros materiais