Buscar

aula inicio MADEIRA_IMP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
 A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções .
 As plantas que produzem madeira (árvores) são caracterizadas pela presença de caules (tronco) de grandes dimensões, que crescem em diâmetro ano após ano. Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos.
*
*
MADEIRA COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
 Vantagens:
 Alta resistência ao fogo apesar de inflamável;
 Apresenta bom comportamento mecânico, tanto para esforços de tração quanto para esforços de compressão, o que a coloca em posição privilegiada entre os materiais estruturais, pois dispensa o uso de materiais mistos, como o concreto armado;
Possui enorme potencial de renovação na natureza;
Possui a vantagem de proporcionar um excelente isolamento térmico, resultando em conforto ambiental para a edificação;
*
*
 Desvantagens: 
Material combustível;
Facilidade de deterioração quando em ambientes que favoreçam o desenvolvimento dos seus principais predadores (umidade e insetos);
Tamanho das peças;
*
*
As peças de madeiras utilizadas nas construções apresentam uma série de defeitos que prejudicam as suas propriedades de resistências, aspecto ou a durabilidade, trazendo sério danos econômicos. Os defeitos podem provir da constituição do tronco ou do processo de preparação das peças. Os principais defeitos da madeira são:
→ Nós - imperfeições na madeira nos pontos dos troncos onde existem galhos;
→ Fendas – aberturas nas extremidades das peças, produzidas pela secagem mais rápida da superfície;
→ Abaulamento – encurvamento na direção da largura da peça;
→ Arqueadura – encurvamento na direção longitudinal, isto é, no comprimento da peça;
→ Bolor – descoloração da madeira. Indica o início de deterioração;
→ Apodrecimento – desintegração avançada da madeira.
*
*
COMPOSIÇÃO DA MADEIRA
Componentes químicos elementares
Em relação a composição química elementar da madeira, pode-se afirmar que não há diferenças consideráveis, levando-se em conta as madeiras de diversas espécies.
 Os principais elementos existentes são :
 Carbono (C), 
 Hidrogênio (H), 
 Oxigênio (O) e 
 Nitrogênio (N), este em pequenas quantidades.
*
*
 
Além destes elementos encontram-se pequenas quantidades de:
 Cálcio (Ca), 
 Potássio (K), 
 Magnésio (Mg) 
 e outros, constituindo as substâncias minerais existentes na madeira.
*
*
Utilização Temporária:
 
Instalação do Canteiro de Obra
Fôrmas
Escoras 
Andaimes
Utilização Definitiva: 
Estruturas de Cobertura
Esquadrias
Forros
Pisos
UTILIZAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
*
*
Na construção civil
A madeira tratada é recurso natural renovável e de ciclo curto. É a melhor escolha tanto do ponto de vista técnico, quanto do ambiental, como componente para uso em sistemas construtivos. Permite qualquer tipo de acabamento, desde os tradicionais até os mais avançados e protetores.
*
*
Tipos Mais Utilizados no Brasil:
 
Pinus
Eucalipto
UTILIZAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Deck feito de Pinus e Eucalipto
*
*
Rural
Mourões e esticadores, entre outras peças feitas com madeira de Eucalipto tratada para emprego no campo, é a melhor opção. Além do excelente desempenho físico-mecânico e durabilidade, a alternativa ajuda diminuir a pressão sobre madeiras tropicais.
*
*
Ferroviário
Dormentes de madeira tratada para atendimento ao setor ferroviário permitem melhor aproveitamento das toras no caso das madeiras tropicais, com utilização da parte branca, o alburno. Também possibilita a utilização de madeira de reflorestamento como o Eucalipto, um recurso natural renovável e de ciclo curto.
*
*
Elétrico
Postes de eucalipto preservado proporcionam melhor nível básico de isolamento (NBI), facilidade no manuseio e transporte, maiores espaçamentos entre cada poste e, consequentemente, mais economia. O que não é pouco, já que a instalação de postes representa entre 20% e 25% dos custos de implantação das redes de distribuição de energia elétrica.
Cruzetas de eucalipto preservado apresentam grandes vantagens como fácil manuseio e transporte, fácil manutenção, economia e disponibilidade. A cruzeta roliça de Eucalipto preservado é uma inovação introduzida mais recentemente no mercado brasileiro.
*
*
Teste de resistência de uma viga laminada colada
*
*
IDENTIFICAÇÃO DE MADEIRAS
 (NOMES POPULARES)
*
*
RECURSOS DA MADEIRA
Madeira Tradada
Madeira tratada industrialmente – em autoclave, pelo sistema de vácuo e pressão – é opção inteligente para engenharia, arquitetura, paisagismo e decoração. No tratamento industrial, as Usinas de Preservação de Madeiras (UPMs), contam com uma vantagem comparativa no mercado: preservativos químicos tecnologicamente avançados, seguros e de alto desempenho. Estes produtos garantem resistência e durabilidade à madeira – seja ela oriunda de floresta tropical certificada ou de reflorestamento – nas mais diversas situações e graus de agressividade a que estará exposta. 
Vigas, estruturas, esquadrias, postes, dormentes, mourões, móveis de jardim e uma grande variedade de produtos da madeira têm sua vida útil estendida por décadas. Madeira tratada, além de durável é versátil, confiável e ecológica.
*
*
Tratamento da Madeira
*
*
MANUTENÇÃO
 Que tipo de manutenção necessita?  Para conseguir a conservação perfeita de uma estrutura em madeira será necessário pintar, de 3 em 3 anos, as madeiras exteriores com uma velatura que cumpre fundamentalmente três funções: 1 – Ressaltar a beleza da madeira. 2 – Economizar a manutenção ao máximo, alargando os ciclos de conservação. 3 – Manter a madeira sã. Adicionalmente, a velatura constitui o produto mais adequado para a madeira no exterior em função do seguinte: a.Contém filtro de proteção contra UV´s (ultravioleta do Sol). b.Acabamento a poro aberto, sem películas que fendilhem ou esfoliem. A ausência de uma película permite que a madeira respire e elimine o vapor de água, o que garante a sua longevidade. c.Repelência de água (hidrófuga). d.Proteção contra agentes biológicos (atuando como inseticida e fungicida). Devido à facilidade e rapidez de aplicação da velatura, o custo de manutenção de uma casa em madeira é inferior ao custo de manutenção de qualquer construção em alvenaria.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando