A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO

Pré-visualização | Página 4 de 9

deriva um currículo baseado na corrente do tradicionalismo clássico, analise as sentenças a seguir:
I-Sinônimo de um conjunto de aprendizagens valorizadas socialmente como uma construção permanente e inacabada. ERRADA
II-Conjunto de disciplinas que constituem o currículo, sustentando um legado cultural monolítico, tecnológico e cientificista. CORRETA
III-Derivam dessa tradição as concepções de currículo como um conjunto de conteúdos a ensinar, organizados em disciplinas. CORRETA
IV-Currículo como entendimento de um espaço integrado e dialético, sensível à diferenciação e na construção do conhecimento. ERRADA
30-Quando pensamos numa perspectiva crítica de formação humana, na educação, reportamo-nos automaticamente ao que consideramos novo, ou seja, a tudo que precisamos mudar, inovar, melhorar, para não fazer igual ou repetir o que foi feito numa outra época. Baseando-se nesta informação, classifique V ou F:
( V ) Essa perspectiva crítica de formação humana reflete positivamente na elaboração do currículo, no trabalho do professor e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos.
( F ) O currículo, numa perspectiva crítica de formação humana, é algo que compete apenas ao professor e à sua disciplina, não devendo envolver a direção da escola, os alunos e a comunidade.
( V ) O currículo, numa perspectiva crítica de formação humana, é um documento que deve envolver todas as pessoas que fazem parte do processo educacional, com suas crenças, instrumentos ou técnicas.
( V ) No currículo, sob a perspectiva crítica de formação humana, os alunos aprendem conteúdos dentro de uma contextualização e conforme a realidade em que vivem, na busca pelo conhecimento.
31-O conhecimento, para Young (2007), assume uma particularidade quando reconhecido como conhecimento curricular ou escolar. O estudioso o domina de ´´conhecimento perigoso``, quando o conhecimento tem poder de originar uma nova forma de pensar sobre o mundo. Assim, além da leitura, escrita e cálculos, deve também trabalhar o conhecimento poderoso para Young e seu reconhecimento na escola, analise as sentenças a seguir:
I-Necessidade de professores com conhecimento especializado para que consiga capacitar as pessoas e administrar os conceitos. CORRETA
II-No decorrer do processo de aprendizagem do conhecimento poderoso, professores e alunos estabelecem relações respeitando suas distintas posições hierárquicas. CORRETA
III-O conhecimento poderoso independe das situações cotidianas, expresso pelas ciências transmitidas na escrita. CORRETA
IV-Os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula partem da escolha e do conhecimento prévio dos alunos. ERRADA
32-Com as transformações ocorridas no currículo ao longo do tempo, houve também um grande avanço nas concepções de avaliação e, consequentemente, nos instrumentos avaliativos. O portfólio é um instrumento avaliativo que vem sendo adotado em vários níveis de educação. Referente às características avaliativas do portfólio, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Permite o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivas, no qual o estudante pode se autoavaliar.
( ) É um instrumento destinado ao ato de colecionar objetos e trabalhos realizados pelos estudantes em sala.
( ) Integra os alunos no ato da socialização dos trabalhos desenvolvidos em sala.
( ) Desperta a curiosidade sobre os diversos temas estudados durante o ano.
33-Frequentemente, ouvimos depoimentos de colegas professores que trabalham em escolas públicas ou privadas que têm sua prática pedagógica determinada pelas orientações das secretarias de educação municipal ou estadual; pela direção (no caso das escolas particulares); ou pelos próprios livros didáticos, sem levar muito em conta a opinião do professor ou dos alunos, de acordo com a realidade em que vivem. Acerca da constituição de um currículo bem elaborado, em que se valorize o processo histórico e cultural, analise as seguintes sentenças:
I- Deve apresentar a grade curricular a ser seguida pela escola. CORRETA
II- Não tem necessidade de apresentar os conteúdos e objetivos. ERRADA
III- Deve apresentar as ideologias de cada família da instituição. ERRADA
IV- Apresenta-se como se fosse um manual didático aos professores. CORRETA
34-Paulo Freire é um dos mais importantes nomes da educação brasileira, devido aos trabalhos desenvolvidos na área de alfabetização. Suas obras influenciaram consideravelmente na temática do currículo. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O conceito de educação bancária é de extrema importância no desenvolvimento do currículo.
( ) A experiência do educando nada tem de importante para o seu processo de aprendizagem.
( ) O desenvolvimento de seus estudos demonstram a incapacidade dos jovens e adultos de aprender.
( X ) A base de seus trabalhos eram os conceitos humanistas, como amor, fé nos homens, esperança e humildade.
35-Grande parte dos alunos que frequentam a escola, hoje, são indivíduos que sabem se posicionar, questionar, defender opiniões e manifestar seus interesses, muito mais e melhor do que imaginamos. São alunos que vivem numa sociedade em que tudo muda rapidamente, inclusive o conhecimento e suas formas de acesso. Neste cenário, a escola e o currículo precisam assumir um novo papel. Com relação a este novo papel assumido por ambos, classifique V ou F:
( V ) A escola precisa estar preparada para abrir espaços de discussão relacionados à avaliação, às metodologias de ensino, aos objetivos e conteúdos do currículo.
( F ) O professor não precisa participar do processo de construção do currículo, pois esta tarefa cabe apenas aos órgãos superiores de educação.
( V ) As mudanças que acontecerem na escola mediante construção ou reformulação do currículo precisam ser discutidas e aplicadas por toda a equipe de profissionais.
( V ) As discussões acerca do currículo, quando bem elaboradas na escola possibilitam novos rumos à educação com um todo, e à aprendizagem dos alunos.
36-Lopes e Macedo (2002) apresentam a influência do hibridismo nos estudos de currículo, surgido no Brasil a partir dos anos 1990, como efeito dos processos de globalização. Desde então, há uma diversidade de teorias que se inter relacionam e geram concepções híbridos culturais. O conceito de hibridismo aponta novas perspectivas que permitem a análise dos processos de reconhecimento, legitimação, interpretação e na efetivação das políticas curriculares. Analise e assinale a alternativa CORRETA que aponta as características do currículo hibrido.
FONTE: LOPES, Alice R. C. MACEDO, Elizabeth. O pensamento curricular no Brasil. In LOPES, Alice R. C. e MACEDO, Elizabeth (Orgs) Currículo: Debates Contemporâneos: São Paulo Cortes, 2002, p. 13-54.
( ) Como preconizador de uma sociedade que garante a monocultura enquanto desenvolvimento social, construído ao longo dos anos e configura heterogeneidade das culturas.
( ) Configura uma forma de se entender a sociedade após a globalização, enfatizando a preservação das culturas como formas históricas de sobrevivência.
( X ) Documento que considera os processos produzidos na relação entre as diferenças culturas por meio das subjetividades que emergem e originam novas percepções.
( ) Destaca o desenvolvimento global e assinala a cultura europeia como modelo a ser seguido para as demais com objetivo de alcançar seu desenvolvimento social.
37-Para que seja possível usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola, é importante considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar, ordenar. Isso tudo se aproxima das características da concepção de gestão. Tratar de tecnologias na escola engloba, na verdade, a compreensão dos processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção. (ALMEIDA, 2004). A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir:
I-Para que as tecnologias digitais

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.