Buscar

Questão certa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	No Brasil, existem algumas diferenças entre os tipos de IES, em função da sua organização e atividade que realizam. No Brasil, as instituições de ensino superior são classificadas na Lei 9.394/96. Na referida legislação, pode-se observar que as instituições são organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e de formação, podendo ser públicas ou privadas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conforme a legislação em vigor, as faculdades não podem ser consideradas instituições de Ensino Superior, pois não realizam pesquisa.
	 b)
	Compete aos centros universitários realizarem pesquisas de ponta, resolvendo problemas de natureza humanística e epistemológica.
	 c)
	As universidades precisam desenvolver pesquisa e extensão, sendo que esta tarefa usualmente está associada aos programas de mestrado e doutorado.
	 d)
	Nas faculdades, as atividades de pesquisa estão centradas exclusivamente no setor de Iniciação Científica, responsável por promover a inovação no ensino.
	2.
	O processo da produção científica no Brasil parece ser fortemente influenciado pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. No entanto, o país ainda clama por maior desenvolvimento científico. Nesse sentido, o ensino é o conhecimentos assimilado, a pesquisa está intimamente relacionada à oportunidade de aplicar ou desenvolver novos conhecimentos e a extensão é a aproximação da comunidade através de programas que integram tanto a pesquisa como o ensino. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Não existe pesquisa sem ensino e extensão.
II- A pesquisa somente é realizada nas universidades.
III- Falta maior aproximação das empresas e comunidade científica.
IV- A pesquisa no Brasil está concentrada nas universidades brasileiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação.
	 b)
	As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
	 c)
	As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
	 d)
	A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.
	4.
	No Brasil, as instituições de Ensino Superior podem ser tanto públicas como privadas. O Brasil no ano de 2016 apresentava em seus cadastros um total de 2.407 instituições de educação superior cadastradas, destas, 2.111 são instituições privadas, um número bem expressivo se comparado às instituições públicas. Acerca das instituições de ensino privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Todas elas possuem finalidade de lucro e são administradas por pessoas da comunidade.
	 b)
	Aquelas que não têm finalidade de lucro podem ser confessionais, comunitárias ou ainda, filantrópicas.
	 c)
	As comunitárias, com finalidade de lucro, compensam a sua atividade através de atividades de extensão.
	 d)
	As confessionais, apesar de terem ideologia cristã, possuem finalidade de lucro através do recolhimento de mensalidades.
	5.
	As IEs recebem classificação de acordo com a legislação vigente no país, organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e quanto à formação. Assim, com relação à classificação acadêmico-administrativa, as instituições podem receber diferentes denominações, segundo suas especificações. Sobre as características que conceituam o centro universitário, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Estrutura uma instituição pluricultural que estimula o intercâmbio dos estudantes com objetivo na pesquisa universitária.
	 b)
	Seria uma instituição disciplinar caracterizada pela formação de profissionais, segundo as áreas do conhecimento.
	 c)
	Consiste numa instituição pluricurricular, que perpassa uma ou mais áreas do conhecimento, e não atende à pesquisa institucionalizada.
	 d)
	Constituem numa instituição pluridisciplinar com ampla produção intelectual institucionalizada e incentivo à pesquisa.
	6.
	Através do resgate histórico do ensino superior no Brasil é possível afirmar que a Família Real contribuiu com a implantação do ensino superior no Brasil. Ao estudarem sobre o assunto, Santos e Cerqueira (2009) explicam que Proclamada a República, a Carta Magna permitiu a descentralização do ensino superior e, assim, o aparecimento de novas instituições, tanto as de caráter público (estaduais e municipais) como as da iniciativa privada. Esse novo momento no cenário educacional permitiu, pela primeira vez, a criação de estabelecimentos confessionais no país. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, A. P. dos; CERQUEIRA, E. A. de. Ensino Superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 9., 2009, Florianópolis, SC. Anais. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
	a)
	O ensino superior no Brasil surgiu com o interesse de formar mestres aptos para trabalhar na área rural.
	 b)
	A implementação do ensino superior no Brasil é considerada tardia, surgindo apenas no século XIX.
	 c)
	A chegada das atividades acadêmicas e universitárias ao Brasil está atrelada ao período militar.
	 d)
	A Região Centro-Oeste é reconhecida como o berço do ensino superior no Brasil.
	7.
	O processo de submissão de um artigo científico para ser publicado em uma revista envolve algumas etapas. Segundo Barrass (1979), ao submeter um artigo científico a uma revista é necessário ter conhecimento sobre o escopo da revista, ou seja, verificar quais os temas são de interesse da revista. Caso seu artigo esteja fora de escopo, automaticamente ele será rejeitado. Com relação ao processo de publicação de artigos, analise as sentenças a seguir:
I- O artigo deve apresentar conhecimento relevante do assunto.
II- O artigo precisa ser escrito em linguagem rebuscada, direcionada ao público especializado.
III- O artigo deve ser completo, original e imparcial.
IV- O artigo deve apresentar referências fieis às fontes bibliográficas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: T. A. Queiroz: EDUSP, 1979.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	As instituições de Ensino Superior estão classificadas segundo alguns aspectos regulamentados pelo MEC, que apontam sobre características quanto a acadêmico, administrativo, formação, finalidade e função. Assim, quanto à finalidade e função, as instituições diferem em alguns segmentos conforme sua organização. Sobre o significado de pós-graduação stricto sensu, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Constituem cursos de educação ofertados em curto tempo de duração, ofertados à comunidade em geral.
	 b)
	São cursos de educação abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, habilitando em especialização.
	 c)
	Seriam oscursos de educação voltados à área médica, com residência de dois anos em hospitais.
	 d)
	Consistem em cursos de educação superior que abrangem os programas de mestrado e doutorado acadêmico ou profissional, conferindo diploma.
	9.
	Antes de definir os objetivos da pesquisa, é necessário encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser delimitado. Posteriormente, passa-se para o estágio de elaboração dos objetivos. Sobre as características que conceituam os objetivos presentes na organização dos projetos de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetivos gerais e específicos são idênticos e significam a mesma coisa, sem distinção entre ambos.
II- Os objetivos gerais abordam de forma generalizada, o que se pretende investigar.
III- Os objetivos específicos podem ser vários e considerar diversos aspectos do que se pretende investigar.
IV- Os objetivos específicos se relacionam com o objetivo geral da pesquisa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	As pesquisas científicas envolvem métodos. Por sua vez, o método pode ser compreendido como um caminho ordenado e sistemático que se percorre na busca do conhecimento. Com relação à escolha adequada do método, durante o processo de pesquisa, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre esses métodos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quando escolhido adequadamente, o método apropriado deve ser capaz de responder aos objetivos propostos no projeto de pesquisa.
	 b)
	Métodos de pesquisa possuem um caráter subjetivo nos trabalhos acadêmicos e não precisam necessariamente ser expressos no corpo do trabalho.
	 c)
	Uma vez selecionado o método de pesquisa, ele poderá ser constantemente replicado na carreira do pesquisador, considerando que se trata de uma etapa desvinculada dos objetivos.
	 d)
	É prerrogativa do pesquisador, no exercício de sua liberdade intelectual, optar ou não por um método de pesquisa,  dependendo de seu posicionamento teórico.

Continue navegando