Buscar

Desemvolvimento getancional - bruno garcia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O interesse no tema “Desenvolvimento gestacional” visa acompanhar as mudanças e comparar os detalhes da gravidez com base na sequencia semana a semana, com o acompanhamento médico se encontrando com suas necessidades e expectativas com informações detalhadas sobre o desenvolvimento fetal até o nascimento, pois o nascimento de certa maneira é uma situação traumática e angustiante, em que o bebê é lançado em uma situação incerta e aberta, onde tudo é estranho, em um mundo no qual ele não conhece e seus sentimentos são expostos, é um momento em que o sujeito se encontra perdido e com medo, sendo forçado a se defender de qualquer forma.
Assim as referências selecionadas para o tema vêm ao encontro deste interesse em desenvolvê-lo e aperfeiçoá-lo, de modo que seja compreendido melhor o desenvolvimento do bebê em sua trajetória intrauterina até o nascimento.
Para isso os autores Glade B. Curtis e Judith Schuler (2007) e Rinaldo Lamare (2009), darão a sustentação teórica suficiente para o término da pesquisa.
PROBLEMA
- Como é realizada a concepção do bebê?
- Como o feto se desenvolve desde a fertilização até o nascimento?
- Qual a importância do acompanhamento médico?
OBJETIVOS
3.1. Gerais: 
- Analisar o desenvolvimento genético na gestação seguindo um acompanhamento médico.
3.2. Específicos: 
- Conceituar os cuidados que se deve ter na gestação;
- Detalhar o crescimento e o desenvolvimento do bebê semana a semana;
- Identificar a importância do acompanhamento médico.
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema surge devido a importância emverificar a fascinação que é sentir um bebê se desenvolvendo e crescendo dentro de si, compreendendo o desenvolvimento e as mudanças que o período do nascimento acarreta ao feto, devido a mudança brusca de ambiente que o bebê sofre ao nascer, identificando a importância do acompanhamento pré-natal na gestação.
HIPÓTESE
O presente projeto possui o intuito de facilitar e apresentar o desenvolvimento intra uterino o feto, desde sua concepção ao nascimento. Identificando as principais etapas e evoluções do bebê, através do acompanhamento médico e ambulatorial, realizando os respectivos exames nas datas corretas para verificar o crescimento satisfatório do embrião.
BASE TEÓRICA
O desenvolvimento humano e seu crescimento iniciam-se no período embrionário, após a fertilização do zigoto (óvulo) com o espermatozoide no útero.
Segundo Curtis e Schuler (2007), “durante a relação sexual cerca de dois a cinco mililitros de sêmen são depositados na vagina. Cada mililitro contem em média 70 milhões de espermatozoides, cada ejaculação contém de 140 a 350 milhões de espermatozoides e somente cerca de 200 chegam ao óvulo”.
Durante o período embrionário na primeira semana, ocorre a fertilização do blastocisto que se refere a migração tubária que decorre por seis dias aproximadamente, onde o óvulo é lançado pelo ovário nas trompas de Falópio (trompas uterinas) e se aloja na parede uterina á espera de um espermatozoide para a fecundação propriamente dita.
Para que haja a fecundação do óvulo, é necessária a penetração do espermatozoide no óvulo, que por sua vez possui uma proporção maior que a doespermatozoide.
Para Curtis e Schuler (2007) quando o óvulo e o espermatozoide se encontram, esse último deve atravessar a camada externa do óvulo (corona radiata), depois deve abrir passagem em outra camada (zona pelúcida), embora vários espermatozoides possam penetrar as camadas externas do óvulo, geralmente somente um entra no óvulo para fertilizá-lo.
Após a penetração e o alojamento do embrião na parede uterina, ocorrem as divisões e duplicações celulares durante os quatro primeiros dias que irão formando o embrião com suas habilidades e capacidades de desenvolvimento, assemelhando-se aos pais.
Percorridos dez dias desde o encontro do óvulo com o espermatozoide e ocorrido a divisão das células, estas se separam em duas partes que formarão o embrião com os vasos sanguíneos e a outra parte será a placenta (saco amniótico).
Enquanto o feto se encontrar no âmbito uterino de sua mãe, ele necessitará de nutrientes que serão dirigidos até ele através do cordão umbilical que possui a função de ligar o feto na placenta e ao útero, transportando nas artérias o sangue oxigenado do corpo da mãe para o organismo do feto, sendo responsável também pela distribuição de nutrientes e na transmissão de imunoglobinas que irão auxiliar o feto na defesa imunológica contra infecções.
O período embrionário termina no momento em que o embrião adquire reconhecimento e características de um ser humano. Esta transição ocorre cerca de oito semanas para que o embrião se torne feto.
Segundo Rinaldo Lamare (2009) os três primeiros meses são os mais perigosos para o desenvolvimento do embrião, pois são nestes meses queas deformidades e deficiências são constatadas.
Neste período e cérebro, os olhos, o coração, os braços, pernas, mãos e pés, dentes e ouvidos, lábios, paladar e abdome estão em pleno desenvolvimento, sendo que a partir do quarto mês e até o nono mês não é normal se constatar o surgimento de malformações.
Durante o tempo em que o embrião estiver no útero, ele desenvolverá aptidões como a respiração, digestão, massa óssea, neurônios, entre outros componentes do corpo que sustentam a vida humana.
Ao se tornar feto, suas aptidões se tornam mais complexas, em sistemas respiratório, nervoso, digestivo, muscular, se tornando mais semelhante ao ser humano.
É de suma importância a relação mãe e filho neste convívio de gravidez, onde a gestação seja um prazer mútuo e saudável, lembrando que um está conectado ao outro tanto fisicamente como psicologicamente e socialmente.
Antes de engravidar é necessário que se consulte um médico obstetra (especialista em atendimento a gestantes), para que haja um acompanhamento favorável ao desenvolvimento do bebe até o seu nascimento.
Durante o acompanhamento médico do pré-natal com o obstetra são realizados exames periodicamente na gestação.
O primeiro exame a ser realizado após a queixa de atraso menstrual é o Beta HCG que no inicio da gravidez mede a quantidade de hormônio presente no corpo feminino, após o exame dar positivo, a gravidez é confirmada, sendo realizado o exame de ultrassonografia que determina a idade fetal, tamanho e dimensões uterinas (sendo sugestivas), para posteriormente um acompanhamento da evolução do feto.
Este exame deultrassonografia também auxilia o obstetra na posição da placenta, do líquido amniótico, na posição do feto, assim como possíveis anormalidades e deficiências fetais, para as devidas decisões serem tomadas até o final da gravidez.
Finalmente o dia do nascimento chega, e o bebê segundo Rinaldo Lamare (2009) nasce com cerca de 37ºC variando entre 36ºC e 38ºC, com 60 movimentos respiratórios por minuto, sua pulsação oscila entre 120 e 150 batimentos por minuto e perdendo cerca de 10% do seu peso com o decorrer dos dias gradativamente.
Ao nascer o bebê estará suscetível a qualquer tipo de contaminação hospitalar, é devido a este fator que a escolha do hospital deve ser criteriosa e analisada. Os equipamentos cirúrgicos devem ser esterilizados, os médicos, auxiliares e toda a equipe que estiver presente no centro cirúrgico deverão estar equipados com os devidos acessórios em ordem, limpos e esterilizados a fim de prevenir infecções hospitalares.
Para Rinaldo Lamare (2009, p. 61) “os germes responsáveis por estas infecções, os estafilococos, os germes intestinais, as bactérias da água e os vírus são os que habitualmente atacam o recém-nascido”. Sendo que qualquer doença ou infecção que o recém-nascido adquirir deve ser considerada prejudicial, pois o mesmo ainda não possui imunidade suficiente para combater o problema, devido a insuficiência de anticorpos.
REFERÊNCIAS
CURTIS, Glade. B. ; SCHULER, Judith. Sua gravidez semana a semana.São Paulo: Martins Fontes, 2007.
LAMARE, Rinaldo. A vida do bebê. 42ª edição, Rio de Janeiro: AGIR, 2009.

Outros materiais