Buscar

penal 2 pp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACHI - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE ITABIRA
Recredenciada pela Portaria Nº 289, de 23/03/2015 – DOU: 24/03/2015.
	Curso: Direito
	Tipo de atividade: TRABALHO
	Disciplina: DIREITO PENAL II
	Professor: PEDRO PAULO DA CUNHA FERREIRA
	Período/turma: 3º 
	Data de Entrega: dia da prova I
	Aluno(a): Sheila Daniela dos Santos
	Valor: 15 pts
	 Nota: 
	O trabalho pode ser realizado manuscrito ou digitado;
Caso haja a necessidade de promover alguma fundamentação com base nos livros de doutrina, é imprescindível as devidas citações da fonte consultada;
Não será recebido qualquer trabalho após o prazo de entrega.
 
O que são consequências jurídicas do delito?
Resposta: As sanções penais aplicáveis ou seja as penas que tem que estar descritas na lei.
Qual o fundamento das teorias absolutas e relativas das penas?
Resposta: Teoria absoluta não admite qualquer função na pena. A pena é um simples imperativo categórico.
 Teoria relativa ou utilitarista ou preventivista defende que a pena tem uma funcionalidade e que é ligada a valores utilitários, prevenção delitiva.
Quais os efeitos principais que se vislumbram dentro do âmbito da atuação de uma pena fundada na prevenção geral positiva? 
Resposta: A reafirmação do direito ou seja a segurança jurídica.
Quais críticas podem ser levantadas em relação à concepções de prevenção geral positiva e prevenção geral negativa?
 Resposta: Na concepção de Günther Jakobs, a pena teria duas funções: uma manifesta de efeito confirmatório, isto é, a confirmação da identidade da sociedade; e outra latente de dois efeitos preventivos, a qual Jakobs atribui a prevenção geral positiva como efeito negador do procedimento criminoso, e a prevenção geral negativa como efeito intimidatório.
Em que consistem as teorias unitárias ou ecléticas?
Resposta: Para a teoria mista ou eclética a pena é tanto uma retribuição ao condenado pela realização de um delito, como uma forma de prevenir a realização de novos delitos.
Explique o sistema progressivo de cumprimento de pena privativa de liberdade. Quais suas vantagens se comprado aos sistemas filadélfico e auburniano. 
 Resposta: A pessoa que comete um delito deverá sofrer uma sanção a ser imposta pelo Estado, as penas privativas de liberdade são aquelas que têm como objetivo privar o condenado do seu direito de locomoção (ir e vir) recolhendo-o à prisão. São espécies de penas privativas de liberdade prevista no Código Penal: a detençãoe a reclusão. Admite-se para o cumprimento da pena de reclusão os seguintes regimes: fechado, semi-aberto ou aberto. Já as penas cumpridas com detenção é admitido o regime semi-aberto ou aberto. 
NO SISTEMA FILADELFICO , O condenado deveria ficar completamente isolado em uma cela, sendo vedado todo e qualquer contato com o meio exterior. Objetivava-se a expiação da culpa e a emenda dos condenados. Autorizava-se, tão-somente, passeios inconstantes no pátio da prisão e a leitura da Bíblia, para que o condenado pudesse se arrepender do delito praticado e, conseqüentemente, alcançar o perdão de sua conduta reprovável perante a sociedade e o Estado.
Sistema Auburniano , embora mantivesse a preocupação com a emenda dos condenados e procurasse evitar a contaminação moral através da imposição da disciplina do silêncio, aparentemente colocava em primeiro lugar a necessidade de auferir ganhos com o trabalho dos presos. De fato, pode-se afirmar que a preocupação em fazer a prisão fornecer recursos para a sua própria manutenção parece ter sido o principal objetivo das penitenciárias que seguiram o modelo de Auburn.
sistema progressivo (BRASILEIRO) é a diminuição da intensidade da pena, conforme o lapso temporal passado em cada regime e o comportamento do apenado (art. 112, da Lei nº 7210/84), sendo que este último requisito tem como objetivo demonstrar se o sentenciado absorveu ou não a terapia penal e se está apto a retornar a vida em sociedade, o que demonstra o caráter ressocializador do sistema de progressão de pena.
Existe diferença substancial entre as modalidades de pena privativa de liberdade consignadas no CP brasileiro? Justifique sua resposta.
Resposta: São três as espécies de pena privativa de liberdade (reclusão, detenção e prisão simples), todas espécies poderiam ser unificadas sobre uma única denominação, pena de prisão. A pena de reclusão é cumprida inicialmente em regime fechado, semiaberto ou aberto, é vedado pagamento de fiança caso o crime possua pena superior a dois anos, conforme elucida o artigo 323, I do Código Penal. A pena de detenção terá seu cumprimento iniciado somente no regime aberto ou semiaberto. Em suma, as penas privativas de liberdade tolhem do criminoso ou contraventor o seu direito de ir e vir, o seu direito a liberdade, ou seja, mantém-no preso.
Em qual regime penal o condenado a pena de detenção reincidente iniciará o cumprimento da sanção imposta?
Resposta: Nas hipóteses em que verificada a reincidência do condenado, não é possível a imposição do regime inicial semiaberto ou aberto, remanescendo o fechado.
O exame criminológico é sempre obrigatório?
Resposta: O exame criminológico é obrigatório somente para cumprimento inicial em regime fechado, nos demais regimes é facultativo.
Sobre o trabalho prisional, pergunta-se:
Encontra-se subordinado ao disposto na CLT?
Resposta: Não. Ao trabalho do preso não se aplica as regras da CLT ou outros estatutos.
É admissível o trabalho externo em entidade privada na hipótese de condenado a pena privativa de liberdade em regime fechado? 
Resposta: de acordo com o Art.34/CP O trabalho externo é admissível, no regime fechado, em serviços ou obras públicas.

Continue navegando