Buscar

axiomas

Prévia do material em texto

1 esquemas: interpreta da pessoa sobre um determinado contexto e da relação daquele contexto com o self. Esquema é um subconjunto da estrutura cognitiva. 2 atribuição de significado: controlar os vários sistemas psicológicos. Sistemas psicológicos (p.ex. comportamental, emocional, motivacional, atenção, memória...). O significado ativa estratégias para adaptação. 3 interação: As influências entre sistemas cognitivos e outros sistemas são interativas. Outros sistemas = afetivo, emocional, motivacional. 4 especificidade do conteúdo: cada categoria de significado tem implicações que são traduzidas em padrões específicos de emoção, atenção, memoria e comportamento. 5: vulnerabilidade: o fato de um estressor levar ou não a um problema psicológico especifico é determinado pelo vulnerabilidade da pessoa que desenvolve tal condição. É determinada primariamente pela predisposição genética do indivíduo a desenvolver um problema especifico. (tb social).6: são interpretações errôneas de situações e eventos, n reflete a realidade, são mal adaptativos e levam ao sofrimento emocional comportamental e excitação fisiológica. 7triade cognitiva: significados mal adaptativos construídos em relação ao self, ao contexto ambiental (experiência) e ao futuro (objetivos), que juntos são denominados de a tríade cognitiva. self (eu), ambiente (outros), meus objetivos (futuro) 8 significado pessoal ou privado: significado (domínio pessoal) é diferente do geral (publico) tem implicação, significados. 9:níveis de cognição: pre consciente: pensamento automático eu nunca vou conseguir nível consciente: aprender dirigir carro metacognitivo: pensar sobre oq estou pensando. 10 estruturas telefônicas: ativa esquemas (evoluem adaptação) depende do contexto. Adaptativo ou desadaptativo : lavar as mãos medico advogado. 
Contribuições teóricas de outras abor: skinner: manteve a importância da estrutura da sessão e do papel do psicólogo em ter uma postura ativa. Freud: a importância da hierarquização da cognição. Husserl: a questão dos significados que danos para enxergar as situações. Hergel: a importância da aceitação incondicional do paciente, proporcionando questionamentos gentis filósofos: os homens não se perturbam pelas coisas que acontecem, mas sim pelas opiniões sobre as coisas Taoísmo e budismo: a cognição é considerada como uma força primaria na determinação do comportamento humano. 
 
 Estrutura da s: 1 anamnese completa 2 identificação da queixa 1.2 o q vai ser trabalhado hj (psicoeducaçao) Terapeuta avaliar o quanto estamos evoluindo avaliação do humor durante a semana e dia, mensurar o compasso da sessão agenda-sessão. 2 avaliação de sintoma rastreamento e n diagnostico. A agente serve para nortear o caminho, tornando a sessão objetiva direcionada 3 feedback 
 Modelo cognitivo: propõe q existe uma relação reciproca entre o afeto e a cognição, de maneira q tende a reforçar o outro, resultando em uma possível escala da limitação emocional e cognitiva. Situação- pensamento auto (crenças centrais, nucleares disfuncionais) - reação emocional comportamental e fisiológica.

Continue navegando