Buscar

Resenha O mundo de Sofia pg 70 concluido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O MUNDO DE SOFIA[1: Resenha do conto Fronteiras do asfalto. Disciplina de Filosofia – Prof. Sebastian]
Marcelo Pinheiro Martins[2: Aluno do curso de Psicologia – Faest | 1º Semestre | Matutino]
Identificação da obra
	Este trabalho de Filosofia foi feito com base na obra de escritor Jostein Gaarder, O mundo de sofia (Editorial Presença, 15/07/1995, 32ª), até página 70.
A obra
A obra de Jostein Gaarder, através da personagem Sofia como aluna de filosofia e o professor Alberto, nos levam a uma viagem através da história da filosofia e seus percursores, a visão dos filósofos e o que cada um defendia. O autor fez uma mescla do estudo com cotidiano da vida de Sofia, intercalando a filosofia com os acontecimentos, reações, pensamentos da vida de Sofia.
Estrutura
Procurei expor o que achei importante na parte do livro utilizada para fazer esta resenha descritiva. A resenha está dividida em partes: Resenha (Sobre os filósofos, O homem e o filósofo, A visão de um filósofo e a Origem da ciência), Recomendações, O autor, Identificação e Bibliografia
Sobre os filósofos
De acordo com o escritor Jostein Gaarder, O mundo de Sofia (Editorial Presença), as pessoas preocupam-se com coisas, como o futebol, coleções de antiguidades e dentre outros hobbys. Os filósofos vão muito além, questionam a própria existência, a existência do universo, enfim, questionam como tudo acontece. Questionam coisas que todos se interessam, porém, com passar do tempo não questionam mais, deixando no "esquecimento". E como citou o professor Sebastian Ramos em sala de aula, “[...] mesmo que não tenha ficado explicito no texto, podemos entender que havia uma concorrência entre os filósofos citados no livro. Percebe-se que um não concorda com o outro, e quando o faz, concorda em apenas em partes [...]”.
O homem e o filósofo
O que diferencia um filósofo de uma pessoa comum? Os filósofos se encantam com as transformações da natureza e com o comportamento humano e mesmo que não tivessem as respostas, continuavam os seus questionamentos. Como se fosse um número de mágica, mesmo que eles não conseguiam desvendá-lo, continuavam a ver a mágica com a mesma curiosidade e entusiasmo, coisa que não acontece com o homem comum, que não conseguindo desvendar a mágica, ele se acomoda, aceitando tudo com muita naturalidade.
A visão do filósofo
Os filósofos foram capazes de questionar algo que todos haviam deixados no “esquecimento” ou se utilizavam de crenças para não mais questionar, ou simplesmente perderam o interesse em buscar respostas. O que diferenciava os filósofos das demais pessoas, era fato de não aceitar o que lhe estava "imposto" e menos ainda que tudo é o que é, simples assim.
A origem da ciência
Os pensamentos filosóficos deram origem a primeiras formas de “pensar científico”; também a criou as primeiras academias (universidades); as buscas por explicações físicas e psíquicas para doenças; deu origem a teoria do atomista e trouxe a tona uma questão de grande importância, que é o homem na sociedade, de onde surgiram muitos estudos.
Recomendações
Até antes da leitura do livro, eu tinha uma visão um pouco ofusca do que era um filósofo, apesar do pouco que li, agora, da maneira que o autor conta a história, com clareza e utilizando da figura de Sofia e o professor misterioso (Alberto), desperta mais curiosidade para seguir com a leitura. Da forma que o autor aborda cada filósofo da história, trouxe mais clareza, facilitando a compreensão. Após começar a ler, tenho certeza que você sentirá a necessidade de concluir a leitura de todo o livro.
O autor
Jostein Gaarder (1952) nasceu em Oslo, Noruega, estudou línguas e teologia. Lançou seu primeiro livro O pássaro raro em 1986, traduzido para 53 línguas. Gaarder era então professor de filosofia do segundo grau de uma escola local, um dos motivos que o levou a escrever este livro foi o fato de que não encontrou nas livrarias materiais didáticos sobre filosofia que fosse, sobretudo, acessível para crianças e adolescentes.  No Brasil, o livro foi lançado em 1995 pela editora Companhia das Letras e ganhou uma nova edição neste ano após dezenas de reimpressões.
Identificação
Meu nome é Marcelo Pinheiro Martins, sou nascido no estado do Paraná tenho 43 anos e estou no 1º semestre de Psicologia. Estou fascinado com o fato de estar de volta à sala de aula, depois de tanto tempo, estudar me traz uma satisfação e um orgulho imenso. Fico um pouco apreensivo, pois são informações novas distantes da minha antiga profissão. O que também me deixou satisfeito é o fato de ter acertado na escolha da instituição Faest, Tenho certeza que os cinco anos que estão por vir serão de grande valia. Comparo fato de estar estudando com a magica do coelho que citado no livro.
Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos depois fazemos. (Monteiro Lobato).
Bibliografia
Jostein Gaarder, O mundo de Sofia (Editorial Presença, 15/07/1995, p. 1-70. 32ª).

Continue navegando