Buscar

A microbiologia é um ramo da biologia de grande importância para a sociedade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS 
DISCIPLINA: MICROBILOGIA 
PROFESSORA: Dr. CHARLES IELPO 
ALUNA: ANDRIELLE ANDRADE DE SOUSA
DISSERTAÇÃO 
CONTEXTUALIZANDO A MICROBIOLOGIA NO CAMPO E A SUA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MICROBIOLOGIA EM ÁREAS RURAIS
LIMOEIRO DO NORTE - CE
2017
CONTEXTUALIZANDO A MICROBIOLOGIA NO CAMPO E A SUA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MICROBIOLOGIA EM ÁREAS RURAIS
A microbiologia é um ramo da Biologia de grande importância para a sociedade, pois estão relacionados a estudos sobre bactérias, protozoários, fungos, algas unicelulares, vírus e virulência que estão presentes no nosso cotidiano, ou seja, no nosso dia a dia, causando benefícios e malefícios (GEWANDSZNAJDER; LINHARES, 2010). 
Encontramos a microbiologia totalmente ligada à saúde, ao meio ambiente e a higiene pessoal, sendo um estudo de importância, merecendo destaque na área de ensino de Ciências e Biologia (FERREIRA, 2010). Dessa forma o indivíduo necessita ter esses conhecimentos básicos sobre esse assunto, para se posicionar em situações que possa está relacionado em eventos cotidianos, na capacidade de solucionar problemas e se posicionar com analises críticas e analisar o mundo a base da microbiologia (MORESCO, 2017).
Uma maneira de contextualizar a microbiologia seria aplicações de estratégias pedagógicas relacionadas ao assunto abordado nessa área, assim os alunos não estariam respectivamente diante do teórico e sim correlacionando a teoria com a prática, e isso não estaria totalmente ligado a análises de microscópios, mais também a elaboração de modelos didáticos e atividades experimentais (MORESCO, 2016). 
Mais a realidades de muitos professores nas escolas principalmente em unidades públicas, se torna um grande desafio, quando se trata de utilizar uma ferramenta eficiente para o ensino de Microbiologia, pois esse estudo se trata de organismos invisíveis a olho nu, necessitando de ferramentas como microscópios para a sua visualização, só que muitas escolas não têm equipamentos para a realização dessa aula, ficando somente na base teórica e sem nenhuma fundamentação prática e isso dificulta o aprendizados dos alunos, pois eles aprendem algo que não viram, tornando um conhecimento abstrato (LIMBERGER, SILVA, ROSITO, 2009; PELCZAR, CHAN, KRIEG, 1997). 
Em áreas rurais também tem a necessidade de saber a importância de estudos como a microbiologia, pois a microbiologia esta presente no dia a dia. Em comunidades rurais, a maioria das famílias tem plantações e deve-se ter o cuidado com a utilização da água, no qual essas plantações estão sendo irrigadas, pois é comum a utilização de fornecimento de água a partir de nascentes de rios, tanto para plantações como para o consumo humano, e isso se deve ter o cuidado com fontes contaminadas de bactérias, vermes, substâncias orgânicas e inorgânicas (SILVA; ARAÚJO, 2010).
Além dessas pessoas saberem a importância da higiene adequada, pois muitas doenças (Tuberculose, Lepra, Tétano, Gripe, Sarampo, Febre Amarela e Dengue) são transmitidas por bactérias ou vírus infectados, pois em áreas rurais alguns locais enfrentam desafios de saneamento básicos um problema que é ainda enfrentado pela população brasileira (LARRY BENCHIMOL, 2000). 
Outro fator importante nas práticas agrícolas é conhecimento sobre a preparação do solo, para a ocorrência da sustentabilidade da agricultura, pois os microrganismos do solo tem a função de atuarem nos processos de decomposição da matéria, acarretando nutrientes para a produção de plantações (BALOTA, 1998). 
Dessa forma constatamos que a microbiologia está presente em muitos aspectos em nossas vidas, sejam eles em hábitos alimentares, na área da saúde, na área farmacêutica, na área da agricultura, entre outros. E é por isso que devemos ter um conhecimento peculiar nessa área de estudos, até mesmo para entender o mundo a nossa volta. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
BALOTA, E. L. et al. Biomassa microbiana e sua atividade em solos sob diferentes sistemas de preparo e sucessão de culturas. Bras. Ci. Solo, v. 22, p. 641-649, 1998.
FERREIRA, A. F.; A Importância da Microbiologia na Escola: Uma Abordagem no Ensino Médio. 2010.
GEWANDSZNAJDER, F.; LINHARES, S.; Biologia hoje: Os seres vivos. São Paulo: Ática, 2010.
LARRY BENCHIMOL, Jaime. A instituição da microbiologia e a história da saúde pública no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 5, n. 2, 2000. 
LIMBERGER, K. M.; SILVA, R. M.; ROSITO, B. A. Investigando a contribuição de atividades experimentais nas concepções sobre microbiologia de alunos do ensino fundamental. X Salão de Iniciação Científica PUCRS, p. 228-230, 2009.
MORESCO, T. R. et al. Higiene pessoal: contextualizando o ensino de microbiologia por meio da experimentação. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 2016. 
MORESCO, T. R. et al. Ensino de microbiologia experimental para Educação Básica no contexto da formação continuada. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 3, p. 435-457, 2017.
PELCZAR, M. J.; CHAN, E. C. S.; KRIEG, N. R. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2.ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1997. 524p. 
SILVA, R. C. A; ARAÚJO, T. M. Qualidade da água do manancial subterrâneo em áreas urbanas de Feira de Santana (BA). Ciência & Saúde Col. 2010. 8(4): 1019- 1028.

Mais conteúdos dessa disciplina