Buscar

gêneros discursivos e tipo textuais.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Instituto de Letras e Linguísticas – ILEEL
Curso de Letras: Língua Portuguesa com domínio em Libras – LPDL
Disciplina: Gêneros discursivos I – 13/09/2018
Atividade Avaliativa: Leitura orientada – Valor 15,0 – Duplas
Profa. Dra. Eliamar Godoi – Data entrega: 27/09/2018
Aluna: Lorrayne Borges da Costa
A partir da Leitura do texto: BRAIT, B. PCNs, gêneros e ensino de língua: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, R. (Org.) A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de Letras, 2000, faça o que se pede:
1) Após ler o texto produza um resumo apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto, dando ao leitor uma visão do documento no todo. O texto do resumo deverá ser apresentado de acordo com a seguinte configuração: 
 - O resumo deve ser apresentado em parágrafo único e conter entre 15 a 20 linhas, Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, sem parágrafo nem referências bibliográficas e deverá conter, pelo menos, objetivos, tema, quadro teórico-metodológico do trabalho, resultados obtidos e apresentados no texto. Valor – 5,0
Resposta:
O conceito de gênero discursivo passa adquirir importância sendo confirmado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O objetivo desse trabalho é a busca de relacionar os conceitos de Baktin sobre gêneros com aqueles que são abordados nos PCNs e também a visão da tipologia textual que é diferente da concepção de bakhtiniana. As teorias de Bakhtin podem induzir o leitor na capacidade de estabelecer um interdiscurso diversificado com a Língua Portuguesa. Percebe-se que as teorias podem ter base bakhtiniana, mas o uso de restrição em trabalhos vai de contra a proposta do dialogo, porque o gênero discursivo trata de uma repressão das práticas discursivas estabelecidas nas atividades de usos da língua, dificultando a capacidade do leitor de estabelecer um interdiscurso. 
2) Leia a seguinte afirmação: “O conceito de linguagem e de ensino privilegiados envolvem indivíduo, história, cultura e sociedade, em uma relação dinâmica entre produção, circulação e recepção de textos, os conceitos de gêneros discursivos e tipologias textuais, feitas as devidas diferenças e observados o diálogo que os une, contribuem para um trabalho efetivo com a língua e literatura, tanto no que diz respeito a suas estabilidades e instabilidades, provocadas pelas coerções do uso nas diversas atividades humanas em diferentes momentos históricos” (p. 14). 
Considere a afirmação acima e discorra esclarecendo em que medida o conceito de linguagem e de ensino se articula ao conceito de gêneros discursivos e ainda esclarecendo a afirmação de que os Gêneros discursivos provocam coerções do uso nas diversas atividades humanas em diferentes momentos históricos. Valor – 2,0
Resposta:
O gênero discursivo é estabelecido pelas atividades sociais (uso da linguagem) conforme suas condições de produção, circulação e recepção. Cada discurso sofre coerções e que cada enunciado carrega um estilo de um gênero específico perante a atividade humana.
3) Relacione o título/tema do artigo com texto desenvolvido e responda se o título está adequado ao texto, justificando a sua resposta. Valor – 2,5
Resposta:
O título tem como função de expressar abordagem do texto, como também servir de orientação à leitura do conteúdo, sendo assim temos o seguinte título: Gêneros e ensino de língua: faces discursivas das textualidades. O texto demostra a relação de diferentes conceitos de gênero com aqueles exigidos nos Parâmetros Curriculares que, além disso, orientam na utilização deles como meio de aprender uma língua em diferentes textualidades exemplificadas no texto quando apresentam poesia e placa de trânsito.
4) A partir da parte introdutória do artigo, aponte quais são os objetivos e finalidades que o texto se propõe, além de apontar as perspectivas/hipóteses e perspectivas teóricas assumidas pela autora. Valor - 3,0
Resposta:
O trabalho consiste numa reflexão sobre o que seriam gêneros discursivos, utilidades e desafio no âmbito linguístico teórico e aplicado referente aos diferentes tipologias textuais e discursivas. A utilização de conceitos bakhtianianas que são dinâmicas e tem a possibilidade de proporcionar uma melhor habilidade de elaborar diversos interdiscursos utilizando uma língua.
5) Explique como um texto da Língua Portuguesa que se inscrevia em um Gênero discursivo anterior, ao serem mudadas as condições de produção, circulação e recepção, mesmo sendo o mesmo texto, este passou a pertencer a um gênero discursivo diferente. A partir dessa explicação, busque aclarar as diferenças existentes entre gênero do discurso e tipologia textual. Valor – 2,5
Resposta:
Não importa se o texto é o mesmo quando muda sua condição de produção, circulação e recepção para um gênero discurso diferente, ele passa seguir as normas que determinar as características desse novo gênero. 
Enquanto gêneros textuais são ilimitados, tipos textuais apresentam de cinco categorias: descrição, narrativo, dissertação, exposição e instrutivo. Gêneros são modos de organizar informações que representam as potencialidades da língua quando quer organizar o discurso (MARCUSCHI, 1996). Para Bakhtin diz que gêneros discursivos são delimitados por objetivos comunicativos influenciados por tema, estilo e estrutura esquemática e tem como unidade de comunicação o enunciado.

Continue navegando