Buscar

TABELA DE ATIVOS CLAREADORES E DESPIGMENTANTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVOS CLAREADORES E DESPIGMENTANTES:
	Ácido Azeláico: bacteriostático e tem ação sobre a tirosinase, diminuindo a síntese de melanina.
	Ácido Kójico: obtido a partir da fermentação do arroz. É utilizado desde 1989 no Japão para o tratamento das hiperpigmentações. Tem efeito inibidor sobre a tirosinase, e consequente diminuição da síntese de melanina. Além disso, induz a redução da eumelanina em células hiperpigmentadas. Não provoca irritação e também não é citotóxico.
	Ácido Lático:  para a pele tem ação hidratante, umectante (umedece ), indicado também para o clareamento e rejuvenescimento da pele.
	Ácido Retinóico: esfoliante com ação reestruturante aumenta a síntese de colágeno, sendo muito utilizado para tratamento de rejuvenescimento, estrias e manchas. Concentração usual 0,01 a 0,05% e em consultórios até 5%.
	Ácido Tranexâmico: estudos recentes apontam uso do Ácido Tranexâmico no tratamento da melasma. Melasma é uma hiperpigmentação simétrica caracterizada por manchas irregulares marrons acinzentadas principalmente no rosto da mulher. Diversos fatores podem contribuir para o surgimento dessas manchas, um exemplo é a exposição aos raios ultravioleta (UV) da radiação, especialmente raios UVA em luz do sol
	Adenin: é um agente clareador conhecido como o ácido retinóico (VITAMINA A ) do  verão, pois não é fotossensível. Recupera eficazmente as peles fotodanificadas sem causar irritação. É capaz de atrasar e reverter as mudanças celulares relacionadas à idade, portanto é indicado para rejuvenescimento (ou prevenção do envelhecimento).
	Algowhite: é o extrato concentrado da alga marrom Ascophyllum nodosumcom propriedades clareadoras, esfoliantes e protetoras. Age por três mecanismos: clareando, esfoliando e atua na proteção contra os radicais livres, deixando a pele mais branca, livre de manchas e com mais luminosidade.
	Antipollon HT: despigmentante de ação física, muito seguro e de alta afinidade pela melanina, capaz de adsorver da pele o excesso deste pigmento, sem apresentar absolutamente qualquer efeito sensibilizante ou irritativo, indicado especialmente no início do tratamento das manchas.
ATIVOS CLAREADORES E DESPIGMENTANTES:
	Arbutin: um poderoso despigmentante de origem natural com excelente “performance” comprovada. Ele foi criado para acabar com os inconvenientes técnicos de um dos mais eficientes despigmentantes do mercado, a hidroquinona. Além da sua elevada instabilidade na presença de luz, a hidroquinona também apresenta caráter lesivo quando em contato com a pele. Arbutin é um derivado estável da hidroquinona também com ação inibidora sobre a tirosinase, sem causar irritação e com menor citotoxicidade, sendo uma alternativa segura para tratamentos de hipercromias. Age impedindo a produção de melanina no local que é aplicado.
	Belides: é o extrato obtido da flor da margarida, produz uma variedade de efeitos que são utilizados na fitomedicina, entre eles os efeitos antifúngicos, antimicrobianos, antioxidantes, anticancerígenos e neuroprotetores. Belides apresenta um forte efeito inibitório da melanogênese e da Endotelina-1 (peptídeo secretado na pele em resposta à irradiação ultravioleta) proporcionando atividade despigmentante. É um produto natural indicado no tratamento de hiperpigmentações e em peles envelhecidas.
	Azeloglicina:  ação despigmentante e sebostática, controlando a produção de sebo, podendo também ser utilizado no tratamento da acne.
	Biowhite: é um efetivo despigmentante formulado através de extratos de plantas.
	Glicospheras de vitamina C: nanopartículas adaptadas para estabilizar a vitamina C pura (L-ácido ascórbico) por muito mais tempo, assegurando boa absorção e eficácia quando aplicada sobre a pele. São indicadas como clareadores, para o tratamento e prevenção da pele fotodanificada, como hidratantes e rejuvenescedoras.
	Haloxyl: é usado no tratamento reestruturante e despigmentante dos tecidos conectivos frágeis do contorno dos olhos. Seu efeito anti-inflamatório contribui para redução da vasodilatação e da permeabilidade dos vasos capilares.
	Hexilresorcinol (Synovea® HR): excelente ativo para clareamento de pele. Age regulando pelo menos cinco diferentes etapas no processo da melanogênese.
	
ATIVOS CLAREADORES E DESPIGMENTANTES:
	**Hidroquinona: É um agente despigmentante usado topicamente. A despigmentação não é imediata, pois a hidroquinona interfere principalmente na produção de melanina nova, inibindo a atividade da tirosinase. Em segundo lugar, mais lentamente, a hidroquinona provoca mudanças estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos, acelerando a degradação dos melanossomos. O efeito clareador da hidroquinona aparece geralmente após um mês de uso. A despigmentação obtida é reversível, bastando para isto a sua interrupção. Por esta razão, deve-se fazer uso de bloqueadores solares durante e após o tratamento.
	IDB light: é um cosmecêutico composto pela idebenona veiculada em Lipossomas PML que através dessa nanotecnologia inibe a síntese de melanina e apresenta um perfil de tolerância muito superior e não citotóxica. Sendo assim é considerado um despigmentante que não sensibiliza a pele a ponto evitar ardência e vermelhidão, somado a um antioxidante ideal para tratamento “anti-aging”.
	Melaslow: extraído a partir da tangerina japonesa, promove despigmentação e clareamento das manchas senis.
	Nikkol VC-IP: derivado estável da Vitamina C, que se decompõe após penetração na pele. Usado como despigmentante na síntese de colágeno e na inibição de peroxidação lipídica. Pode ser usado durante o dia.
	Skin Whitening Complex: é um fito complexo balanceado, que atua de forma complementar em diferentes etapas do processo de pigmentação da pele (atividade clareadora e suavizante da pele; ele atua não apenas sobre o mecanismo de síntese da melanina, mas também tem a capacidade de descolorir o pigmento que já está formado na pele). Sua eficácia é comparável à da Hidroquinona.
	TGP-2: derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGF). Possui ação seletiva, proporcionando clareamento efetivo de manchas cutâneas decorrentes da exposição à luz (UV). Além disso, retarda simultaneamente o crescimento de pelos. Tem atividade anti-inflamatória, o que diminui o escurecimento da pele decorrente de processos inflamatórios e é indicado para tratamento da dermatite atópica.
	Thalapheras de vitamina C: possui ação anti-inflamatória e “anti-aging” (estimula a síntese de fibras de colágeno e elastina diminuindo as marcas de expressão e as manchas da pele). Também atua como foto protetor.
	VC-IP: derivado estável da Vitamina C, que se decompõe após penetração na pele. Usado como despigmentante na síntese de colágeno e na inibição de peroxidação lipídica. Pode ser usado durante o dia

Mais conteúdos dessa disciplina