Buscar

exer. 2 alfabetização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Sobre questões que incidem sobre o fracasso escolar, Marlene Carvalho (2007) ressalta
I : Fatores sociais podem levar ao fracasso, mas não determiná-lo.
II: A falta de qualidade na escola pode levar o aluno a não-aprendizagem.
III: O contexto escolar e de vida de professores e alunos podem se refletir na qualidade do processo desenvolvido na escola.
IV: O problema tem se dado porque os métodos de alfabetização não são executados adequadamente pelos docentes, que "misturam" ideias que não conhecem.
Assinale o item que indica adequadamente quais afirmativas acima são pertinentes às ideias defendidas por Carvalho.
		
	
	I e III
	 
	I, II e III
	
	II, III e IV
	
	II e IV
	
	I, III e IV
	
Explicação: Marlene Carvalho não culpabiliza somente a escola pelo fracasso escolar. Enfatiza que os problemas são de ordem escolar e extra-escolar. Não deposita na falha no uso do método adequado, por não acreditar existir um método, uma receita especial para o sucesso do processo de alfabetização, que deve estar associada á práticas de letramento.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Muitos brasileiros têm em sua história acadêmica uma resistência à leitura que foi construída na interação obrigatória de leitura sem sentido ocorrida nas cartilhas. A cartilha é bastante criticada atualmente porque se considera que ela apresenta conceitos equivocados acerca dos processos de leitura e escrita. Na cartilha,
		
	
	ler e escrever são produtos de um processo e o resultado desse processo é um texto, uma unidade significativa para o aluno.
	 
	a leitura e escrita são instrumentos de aquisição de conteúdos escolares, e cuja utilidade se encerram nos limites da própria situação escolar, ou seja, de ensino e aprendizagem.
	
	a leitura é uma produção de significados que permite inúmeras interpretações e vai depender do contexto sócio-cultural em que o aluno estiver envolvido.
	
	ler e escrever envolvem uma relação cooperativa emissor e receptor, ou seja, há transmissão de intenções, e envolvimento com o conteúdo da leitura que é significativo.
	
	são contemplados fatores que determinam a forma de leitura, tais como maturidade do leitor, a complexidade textual, o estilo individual de leitura e o gênero do texto.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A partir de 1930, as cartilhas passam a adotar outro método para alfabetizar e aferir o nível de aprendizado dos alunos, como identificamos na cartilha Teste ABC, de Lourenço Filho. Assinale qual corresponde a esse período:
		
	
	Empirismo
	 
	Analítico e Sintético
	
	Analítico ou Empirismo
	 
	Mistos ou Ecléticos
	
	Concepção Construtivista
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Fazendo uma análise histórica da Chegada da Família Real no Brasil, no período do Império, fica bastante claro o enriquecimento cultural que aconteceu com a vinda de tantos livros, periódicos e documentos portugueses. Como a população reagiu a essa importação de materiais literários?
		
	 
	A maior parte da população ficou alijada dos processos de alfabetização devido à falta de sistematização e de educadores formados que pudessem conduzir o processo. Apenas a elite teve acesso aos materiais vindos de Portugal.
	
	A maior parte da população brasileira rejeitou o processo de alfabetização por compreender que ele destituía de valor a cultura que estava sendo construída com a mistura de elementos da cultura africana com os europeus.
	
	A maior parte da população passou a ter acesso a um material importante para dar início aos processo de alfabetização, pois os livros, documentos e periódicos ficaram disponíveis para serem consultados na Biblioteca Nacional.
	
	A classe popular teve acesso à educação básica, gratuita e laica que foi organizada e sistematizada pelo Imperador com professores formados na Europa que utilizaram o método global para alfabetização .
	
	O Imperador destinou professores leigos para alfabetizar os filhos de escravos, pois estava interessado em promover o avanço cultural do Império através da unificação pela língua portuguesa, a cultura europeia e a religião protestante.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A orientadora educacional do Colégio Sete de Setembro não aprovou o planejamento da professora do primeiro ano do ensino fundamental porque ela trabalhou com as seguintes frases motivadoras de aprendizagem: o Rui é o rei o rato roeu a vovó viu a uva Ivo vê a vaca. Viver Atividades como essas são encontradas em cartilhas sintéticas e têm como objetivo:
		
	
	Trazer textos cuja complexidade é mínima para a criança conseguir interpretar as frases.
	
	Ensinar a criança a ler textos clássicos de nossa cultura
	
	Fazer a criança melhorar a articulação das palavras ao ler os fonemas /r/ e /v/ .
	
	Trabalhar com frases curtas para ajudar a criança a compreender a função social da escrita.
	 
	Repetir os fonemas /v/ e /r/ para a criança gravar a sua sonorização.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre a história da escrita, julgue as afirmativas abaixo usando o seguinte código: (V) para VERDADEIRA e (F) para FALSA.
( ) É um processo que se deu movido pela história.
( ) O ponto inicial desse processo foi a logografia.
( ) A escrita, durante muito tempo, atendeu aos interesses da classe dominante.
( ) Desde os tempos mais remotos, os menos favorecidos sempre tiveram acesso à escrita.
( ) O desenvolvimento da escrita relaciona-se ao desenvolvimento comercial.
		
	
	V - V - V - V - V
	
	V - V - F - F - V
	
	V - F - V - V - F
	 
	V - V - V - F - V
	
	F - F - F - V - V
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analise as seguintes situações
 Ana é professora em uma turma de alfabetização. Sempre utiliza textos próprios para a utilização nessa fase da escolarização. Depois de realizar a leitura, ela destaca uma ou algumas palavras do texto para que as crianças copiem. Em seguida, ela ensina que as palavras são formadas por sílabas e que com essas sílabas podem ser escritas outras palavras. Ana tem sempre o cuidado de selecionar bem os textos que utiliza para que não contenham palavras difíceis para as crianças.
 
Rosângela também atua na alfabetização de crianças. Utiliza muitos textos em suas aulas e dá preferência àqueles  mais curtos e mais fáceis de serem lembrados de cor e que façam parte do universo infantil. Lê e até canta os textos com as crianças. Em seguida, trabalha algumas palavras do texto. Muitas vezes ela também solicita que escrevam e, a partir do que escreveram, ela identifica em que fase ou etapa da escrita a criança está para planejar outras atividades.
 
Sobre as abordagens das duas professoras, é correto afirmar:
		
	
	Rosângela age de acordo com os preceitos do método da sentenciação.
	
	Ana pauta-se no método da soletração.
	 
	Ana aproxima-se do que postula o método global e Rosângela utiliza os pressupostos construtivistas.
	
	Ana utiliza os pressupostos construtivistas e Rosângela aproxima-se do que postula o método global.
	
	as duas professoras pautam-se na abordagem construtivista.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia o trecho de Emerson Rolkouski e Telma Ferraz Leal, retirado do caderno do PNAIC, 2015 e identifique a concepção de alfabetização apresentada:
"ser alfabetizado é muito mais do que dominar apenas os rudimentos da leitura e escrita, mesmo sendo capaz de ler e escrever todas as palavras. A pessoa alfabetizada é aquela capaz de ler e escrever em diferentes situações sociais, de tal forma que isso lhe permita inserir-se e participar ativamente em um mundo letrado, enfrentando os desafios e demandas sociais".
		
	
	Concepção construtivista, pois o trecho menciona as hipóteses de escrita apresentadas pelascrianças.
	
	Concepção empirista que prioriza o domínio de rudimentos da leitura e escrita.
	
	O trecho apresentado não dialoga com nenhuma concepção de alfabetização. A prática do professor de alfabetização não precisa ser fundamentada em uma concepção de ensino.
	
	Concepção empirista com ênfase nos textos retirados de cartilhas e situações distantes dos contextos sociais de produção da escrita.
	 
	Concepção sócio interacionista que defende uma alfabetização na perspectiva do letramento.

Continue navegando