Buscar

DIREITO INTERNACIONAL Simulado 2

Prévia do material em texto

DIREITO INTERNACIONAL – Avaliando 2
	
	1a Questão (Ref.:201301757671)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2013 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz Federal): Conforme previsão no direito brasileiro, será passível de deportação o estrangeiro que:
		
	
	C) entregar-se à vadiagem.
	
	A) atentar contra a ordem política ou social.
	 
	B) entrar irregularmente no país e não se retirar voluntariamente do território nacional.
	
	D) atentar contra a economia popular.
	
	E) entregar-se à mendicância.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201302315588)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(I EXAME UNIFICADO OAB) Acerca da condição jurídica dos estrangeiros e dos nacionais no direito brasileiro, assinale a opção correta.
		
	
	É vedada a extradição de nacionais, salvo em caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes, em terrorismo ou em crimes definidos, em lei, como hediondos.
	
	Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos são automaticamente considerados brasileiros naturalizados, independentemente de qualquer outra condição ou exigência.
	
	A CF dispõe expressamente sobre a possibilidade de expulsão do estrangeiro que praticar atividade nociva à ordem pública e ao interesse nacional, salvo se estiverem presentes, simultaneamente, os seguintes requisitos: cônjuge brasileiro e filho brasileiro dependente da economia paterna.
	 
	O Brasil, por ter ratificado integralmente o Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, tem o compromisso de entregar ao tribunal os indivíduos contra os quais tenham sido expedidos pedidos de detenção e entrega, mesmo que eles possuam, originariamente, nacionalidade brasileira.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201302315250)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VIII EXAME UNIFICADO OAB) Jean Pierre, cidadão estrangeiro, foi preso em flagrante em razão de suposta prática de crime de falsificação de passaporte com o objetivo de viabilizar sua permanência no Brasil. Diante dessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O ilícito deverá ser apurado no âmbito do Ministério da Relações Exteriores, tornando desnecessária a instauração de processo administrativo ou inquérito para fins de apuração dos fatos que ensejam a expulsão.
	
	A fraude para obter entrada e permanência no território brasileiro não é motivo para fundamentar ato de expulsão de estrangeiro.
	 
	A fraude para obter a entrada e permanência no território brasileiro constitui motivo suficiente para a expulsão do estrangeiro, cabendo, exclusivamente, ao Presidente da República, de forma discricionária, resolver sobre a conveniência e oportunidade da sua retirada compulsória do País.
	
	O mérito do ato de expulsão é analisado mediante juízo de conveniência e oportunidade (discricionariedade), sendo descabido o ajuizamento de ação judicial para impugnar suposta lesão ou ameaça de lesão a direito, devendo, nesse caso, o juiz rejeitar a petição inicial por impossibilidade jurídica do pedido.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201302315766)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É correto afirmar quanto aos mecanismos de solução de controvérsias no âmbito do Mercosul previstos pelo Protocolo de Olivos, EXCETO:
		
	
	Quanto à competência para sua atuação, deverão os árbitros dos Tribunais Arbitrais ¿Ad hoc¿ e os do Tribunal Permanente de Revisão ser juristas de reconhecida competência nas matérias que possam ser objeto das controvérsias e ter conhecimento do conjunto normativo do MERCOSUL.
	
	Quanto à qualificação dos árbitros, deverão os mesmos observar a necessária imparcialidade e independência funcional da Administração Pública Central ou direta dos Estados Partes e não ter interesses de índole alguma na controvérsia. Serão designados em função de sua objetividade, confiabilidade e bom senso.
	 
	Quanto aos gastos e honorários dos árbitros, ocasionados pela atividade dos mesmos quando junto ao Tribunal Permanente de Revisão serão custeados, em partes iguais, pelos Estados partes na controvérsia, não podendo o referido Tribunal fixar outra proporção.
	
	Quanto ao direito aplicável, os Tribunais Arbitrais ¿Ad hoc¿ e o Tribunal Permanente de Revisão decidirão a controvérsia com base no Tratado de Assunção, no Protocolo de Ouro Preto, nos protocolos e acordos celebrados no marco do Tratado de Assunção, nas Decisões do Conselho do Mercado Comum, nas Resoluções do Grupo Mercado Comum e nas Diretrizes da Comissão de Comércio do MERCOSUL, bem como nos princípios e disposições de Direito Internacional aplicáveis à matéria.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201301757676)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2006 - OAB-DF - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase) A declaração unilateral do Estado visando excluir ou modificar o efeito jurídico de certas disposições de um tratado internacional é denominada:
		
	
	D) renúncia.
	 
	C) reserva;
	
	B) exceção de executividade;
	
	A) denúncia;

Continue navegando