Buscar

APRENDENDO A VER A LÍNGUA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APRENDENDO A VER A LÍNGUA
 Hoje, diante de inúmeras graduações na área de Letras a serem cursadas, há uma que é extremamente fascinante: Letras LIBRAS, mesmo que não se escolha logo de cara esta graduação em especial; muitos alunos dos cursos de outras graduações se deparam com a obrigatoriedade de aprender a língua brasileira de sinais e aí vem a perguntam: por que devo aprender LIBRAS? 
 Sabemos que a obrigatoriedade da disciplina de LIBRAS ocorreu com o decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, após o reconhecimento da LIBRAS como uma das línguas oficiais no país, através da Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Desde então o curso de Letras LIBRAS nas universidades brasileiras é uma vitória para a comunidade surda, após décadas de luta pela valorização e reconhecimento da língua de sinais.
 Ter a língua de sinais em meu currículo gera em mim uma mudança não somente por ser professora, mas também como pessoa, como cidadã de um pais que tem não só o português como língua oficial mas também LIBRAS um idioma que se vê e se sente, e como sentimos essa língua! Sei que ao término do curso estarei mais bem preparada do que professores que nunca tiveram contato com LIBRAS e sentirei isso pela aceitação e compreensão por parte dos alunos surdos que porventura possa ter depois desta jornada.
 Mas o que torna esta língua tão fascinante? Como podemos ver um idioma ao invés de escuta-lo? Até que ponto a necessidade de comunicação nos leva a caminhos diferentes para o mesmo propósito?
 É por esses motivos que desejo aprender sobre esse idioma que é minoritário pela quantidade de pessoas que o usam, mas que é grandioso em seu propósito como é os idiomas falados: o da comunicação entre seres.

Outros materiais