Buscar

logistica internacional

Prévia do material em texto

Disciplina:  - LOGÍSTICA INTERNAC. 
	
		
	
	
		
	
		1.
		A responsabilidade do exportador (vendedor) termina quando a mercadoria é colocada ao costado do navio, no porto de embarque, definido pelo importador (comprador). Os custos com a estivagem da mercadoria correm por conta do importador (comprador). De que termo estamos falando?
	
	
	
	DDP - Delivery Duty Paid (entrega com os impostos pagos)
	
	
	FAS - Free Along Side Ship (entrega no pier)
	
	
	DAT - Delivery At Terminal (entrega no terminal)
	
	
	CIP - Cost Insurance Paid To (custo e seguro pagos até...)
	
	
	EXW - Ex-Work (entrega nas instalações do exportador)
	
Explicação:
A questão define um dos incoterms exclusivamente aquaviário. O termo em que a responsabilidade do exportador (vendedor) termina quando a mercadoria é colocada ao costado do navio, no porto de embarque, definido pelo importador (comprador) e  os custos com a estivagem da mercadoria correm por conta do mesmo (importador) é o termo FAS - Free Alongside Ship (mercadoria livre ao lado do navio), que significa dizer: o exportador tem como obrigação colocar a mercadoria entregue no pier. Ele é responsável pela mercadoria e por todos os custos (embalagem para o transporte internacional, frete interno, seguro) até este local.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Em qual dos contratos de compra e venda internacional abaixo, o Exportador entrega a mercadoria em sua própria fábrica, cabendo todos os custos logísticos porta a porta ao Importador?
	
	
	
	EXW
	
	
	DAP
	
	
	DAT
	
	
	DDP
	
	
	FOB
	
Explicação:
O termo EX-WORK imputa ao importador toda a responsabilidade de fazer chegar a mercadoria do seu país de origem ao país de destino.
Neste termo o exportador tem responsabilidade mínima, qual seja: disponibilizar a mercadoria no local de produção (fábrica, fazenda, outros...) pronta para ser arrumada dentro do container e transportada para o local de embarque. Isto significa dizer que o importador, para o bom sucesso da operação, deve ter uma estrutura ou um preposto (representante) no país de origem do produto.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Os Incoterms tratam exclusivamente dos riscos e responsabilidades entre importador e exportador. Uma mercadoria importada DDP chegou atrasada ao porto destino gerando custos ao Importador. Neste contexto:
	
	
	
	A responsabilidade pelos custos será definida por uma arbitragem internacional.
	
	
	Os custos devem ser pagos ao Importador pela seguradora.
	
	
	Os custos deverão ser pagos ao Importador pelo transportador, porque ele foi responsável pelo atraso do navio.
	
	
	O Importador assume os custos porque são de sua inteira responsabilidade.
	
	
	Os custos são de inteira responsabilidade do Exportador. Ele deve reembolsar o importador pelo não cumprimento do contrato.
	
Explicação:
Os Incoterms tratam exclusivamente dos riscos e responsabilidades entre importador e exportador. A mercadoria foi importada DDP e chegou atrasada ao porto de destino gerando custos ao importador. Como a mercadoria foi exportada sob o termo DDP e segundo este termo todos os riscos, custos e responsabilidades, inclusive o pagamento dos tributos para a nacionalização do produto correm por conta do exportador, ele deve reembolsar o importador pelo não cumprimento do contrato.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Você é Analista em uma empresa importadora e há uma negociação em andamento. Você observou que, no tocante ao transporte, o Incoterm escolhido está em desacordo com as regras da ICC. Você deve intervir, não permitindo que isto ocorra, pois caso ocorra um acidente, isto poderá acarretar consequências desagradáveis. Dentre as alternativas a seguir, apenas uma está correta. Identifique-a.
	
	
	
	A seguradora terá amparo legal para não cobrir a indenização
	
	
	O Transportador poderá acionar judicialmente a sua empresa
	
	
	A Câmara Internacional de Comércio poderá multar a sua empresa
	
	
	O Comprador irá se eximir de qualquer responsabilidade
	
	
	Em qualquer circunstância a sua empresa será responsabilizada
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Quando o importador compra um produto ¿house to house¿ ou ¿door to door¿ qual o Incoterm que está norteando a negociação?
	
	
	
	DAP
	
	
	CIF
	
	
	FOB
	
	
	DDP
	
	
	DAT
	
Explicação:
A responsabilidade, risco e custo é do total do vendedor.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Qual das opções abaixo menciona apenas contatos de compra e venda internacional que são exclusivamente relacionados ao transporte marítimo?
	
	
	
	CPT, FCA e FOB
	
	
	CIP, CPT e EXW
	
	
	CIF, FAS e FOB
	
	
	CIP, DDP e FOB
	
	
	DAT, DAP, DDP
	
Explicação:
Os Incoterms considerados exclusivamente marítimos ou aquaviários, são: FAS - Free Alongside Ship, FOB - Free On Board, CFR - Cost and FReigt e CIF - Cost Insurance and Freight. Nas opções sugeridas como respostas, somente uma menciona 3 destes termos. Portanto, a opção que menciona os termos CIF, FAS e FOB, é a resposta correta para esta questão.
 
	
	
	
	
		
	
		7.
		Sua empresa é de pequeno porte e você está responsável por planejar a primeira exportação. O Importador é uma multinacional com filial no Brasil. Para que você não precise gerenciar procedimentos logísticos internacionais de nenhuma natureza, qual seria o INCOTERM mais adequado?
	
	
	
	EXW
	
	
	DAT
	
	
	DDP
	
	
	FOB
	
	
	CIF
	
Explicação:
Esta questão apresenta um "case" sobre exportação de uma pequena empresa para outra de grande porte, estruturada no país de origem. O fato da empresa importadora ter uma estrutura no país de origem e aceitar comprar Ex-Work (produto entregue no local de sua fabricação ou produção com todos os riscos e responsabilidades assumidos por ela), com certeza facilita a empresa de pequeno porte nas primeiras importações, principalmente,  no gerenciamento dos procedimentos logísticos internacionais até ganhar experiência e poder exportar utilizando outros incoterms. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		A sua empresa fez uma venda internacional na modalidade FCA. Em que local você entregará a mercadoria ao Comprador?
	
	
	
	No terminal portuário, ao costado do navio
	
	
	Na casa do Vendedor
	
	
	Em um terminal alfandegado no país de origem, já liberada para exportação
	
	
	Na casa do Comprador
	
	
	Em um terminal alfandegado no país de destino, antes de ser liberada a admissão e a nacionalização da mercadoria 
	
Explicação:
Esta questão trata de uma venda internacional (exportação) na modalidade FCA (Free Carrier - livre no transportador). Este termo diz que o exportador deverá entregar a mercadoria "em um terminal (de carga) alfandegado no país de origem, já liberada para exportação". As demais opções de respsota não estão de acordo com a definição do FCA.

Continue navegando