A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Atividade Semana 5

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade Semana 5 – Políticas Educacionais - Univesp
A) Qual o principal dado que podemos apurar da análise desse gráfico?
O principal dado a ser apurado é o valor por aluno e as suas diferenças entre estados e em relação ao mínimo nacional. Alguns estados ultrapassam muito o mínimo (quase 100%) enquanto outros estados ficam abaixo do mesmo.
O gráfico apresentado por Callegari demonstra os investimentos do FUNDEB por aluno/ano em cada estado do Brasil, além de mostrar também o valor mínimo nacional estipulado. A principal informação que pode ser entendida pela análise do gráfico é a disparidade entre os estados, tendo em vista que os valores investidos não são os mesmos em todo o país.
B) Como podemos relacionar esse dado com o conceito de democracia?
Podemos pensar no fato de que, em uma democracia, onde deveria haver maior igualdade e poder ao povo, ainda existe uma diferença gritante entre estados e lugares onde a população não recebe sequer o valor mínimo por aluno estipulado.
Os dados demonstram que a democracia não funciona plenamente no país, visto que alguns estados recebem um investimento muito maior por aluno em comparação com outros.
Vivemos em um país democrático e por isso observar que há discrepâncias tão profundas entre o valor gasto por aluno em cada região brasileiro torna o nosso Estado menos democrático, menos igualitário e isto é uma questão social.
C)Qual explicação Callegari nos fornece a respeito do dado que o gráfico apresenta?
Para iniciar, Callegari diz que o FUNDEB realiza um tipo de distribuição que não equipara todo o Brasil e destaca que alunos de alguns estados recebem menor importância em relação a outros. Além disso, ele destaca a queda do valor mínimo e diz que alguns estados vão ter que transferir recursos destinados à manutenção do estado para a educação.
Callegari explica que o investimento do FUNDEB não equipara os estados, o que significa que alguns alunos têm mais importância que outros.
Callegari afirma que a distribuição dos gastos por aluno é mal distribuída em todo o território nacional, e dessa forma alguns alunos acabam possuindo menos importância para FUNDEB, assim ele evidencia que há muitas divergências inter regionais.
Equipara todo o Brasil e destaca que os alunos de alguns estados recebem menor importância em relação a outros. Além disso ele destaca a queda do valor mínimo e diz que alguns estados vão ter que transferir recursos destinados à manutenção do estado para a educação.
Referências
http://fnde.gov.br/financiamento/fundeb