Buscar

Atividade Discursiva Ciências Moleculares e Celulares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares
	NOME
	Alessandra de Fátima Silva Melo
	RA
	142928612013
	É sabido que algumas membranas celulares apresentam especializações. Suponha que frente à determinada alteração genética, os cílios e flagelos percam sua capacidade de movimentação. Explique o que se pode esperar em uma situação dessas?
 
Os cílios e os flagelos são estruturas presentes nas células dos organismos multicelulares e alguns unicelulares, como os protozoários. Ocorrem no citoplasma e estão anexadas à membrana plasmática, sendo constituídos de proteínas motoras. Ambos possuem função basicamente locomotora da célula em meio líquido para obtenção de alimento, embora no trato respiratório exerçam função de defesa. Embora possuam estrutura semelhante, os cílios são curtos e geralmente há muitos (centenas) cílios por células, enquanto flagelos são longos e menos números (de 1 a 8 por célula). O batimento destas organelas também é diferente: flagelos possuem movimentos mais sinuosos, puxando ou empurrando o organismo pelo meio líquido, enquanto os cílios possuem movimentos mais rápidos e vigorosos.
Alterações genéticas podem provocar a Síndrome dos Cílios Imóveis ou Discinesia Ciliar Primária (DCP), que são defeitos na estrutura ciliar ou a redução de sua mobilidade. São alterações decorrentes de mutações de determinados genes dos cromossomos que comprometem as estruturais dos cílios e flagelos. A redução da mobilidade dos cílios e flagelos resulta em alterações no transporte no meio líquido, favorecendo a ocorrência de doenças como sinusopatia, otite média, infertilidade masculina, situs inversus (inversão da posição dos órgãos dentro do corpo) e bronquiectasia (dilatação dos brônquios).
Em crianças, as áreas mais afetadas são o ouvido médio e o trato respiratório, sendo a sinusite e otite média são sintomas recorrentes. O avanço da doença leva ao surgimento de complicações como bronquiectasias, hipocratismo digital e déficit de crescimento. A síndrome de Kartagener (sinusopatia, bronquiectasia e situs inversus) pode ser encontrada na aproximadamente metade dos pacientes. Na idade adulta, a DCP pode manifestar-se como tosse produtiva, sinusopatia crônica e otite média, ainda que a síndrome de Kartagener não esteja presente. A infertilidade masculina geralmente é a maior queixa entre os pacientes, mesmo os que não apresentam sintomas respiratórios.
Para tratamento e controle da DCP são ministrados a fisioterapia respiratória e inalação com soro fisiológico para promover a remoção de secreções, além de imunização e o controle do ambiente contra agentes poluentes e alergênicos.

Continue navegando

Outros materiais