Logo Passei Direto
Buscar

Prova Objetiva Regular - Filosofia para Crianças

User badge image
Estudante PD

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considere o excerto de texto a seguir: “Uma característica muito importante para o professor é ser organizado em sua relação com seus alunos. O professor deve deixar claro, para seus discentes, os objetivos da aula, expor como deve ser feita a atividade, preparar o material e o ambiente para a aula antecipadamente”. A preparação das aulas é fundamental. Deixar de planejá-las pode inviabilizar qualquer ideia, boa ou não. A partir do excerto de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a popularização das aulas dialógicas, Lipman considera que há o risco delas:
A partir do excerto de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a popularização das aulas dialógicas, Lipman considera que há o risco delas:
A transformarem as discussões em debates sem conteúdo e previsíveis.
B transformarem as aulas em um fórum de debates de alto nível.
C tornarem os debates polarizados e violentos.
D aumentarem a porcentagem de evasão.
E criarem tensões entre diretores e professores da instituição de ensino.

Considere o seguinte fragmento de texto: “Dessa maneira, voltando a São Paulo, resolveram observar mais de perto uma dessas práticas. O fizeram num colégio particular localizado em Alphaville, bairro nobre da cidade de São Paulo, em algumas aulas de Filosofia no Colégio Nossa Senhora do Carmo, também naquela cidade. Fato é que, por terem apreciado a maneira como era realizada a metodologia de Lipman em Alphaville e esta corresponder aos seus anseios e preocupações referidas, optaram por adotá-la na instituição pesquisada em Sorocaba.”
Com base no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre os métodos utilizado em sala de aula, segundo Lipman, leia as afirmativas que seguem e marque (V) para as afirmativas verdadeiras, e (F) para as afirmativas falsas.
I. ( ) as carteiras devem ser dispostas em círculo.
II. ( ) o episódio da novela filosófica deve ser lido em voz alta.
III.( ) os assuntos a serem discutidos devem ser sugeridos somente pelo professor.
IV. ( ) o professor solicita que as crianças apontem os assuntos que gostariam de discutir.
A V – F – F – V
B F – F – F – V
C V – V – F – V

Leia o fragmento de texto a seguir: “Disso decorre uma proposta educativa como a que suscita a exigência de fazer filosofia junto crianças, assim como o propôs [...] nas suas origens; e é algo em que têm insistido autores como já citado David Kennedy e Walter Omar Kohan [...], posto que não somente reconhecem crianças a capacidade de assumir esse protagonismo rompendo alguns enfoques que gozam uma grande aceitação, mas também insistem no fato que essa capacidade deve ser estimulada e desenvolvida [...]”.
Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental, o filósofo idealizador do programa de filosofia para crianças foi:
A Schopenhauer
B John Dewey
C Platão
D Rousseau
E Matthew Lipman

Considere o seguinte fragmento de texto: Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: MORIYÓN, Félix G. A infância, um território fronteiriço. In: KOHAN, W. O. Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 150.
Tendo em vista o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a teoria de ethic of care, leia as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Trata-se de uma concepção de ética do cuidado ou da solicitude.
II. ( ) Seu sentido indica uma preocupação restrita ao simples cuidado com o outro.
III.( ) Desenvolve-se considerando as emoções e não somente a viabilidade e a razoabilidade.
IV. ( ) Essa teoria permite que se pense em uma educação mais solidária.
A V – F – F – V
B F – F – F – V
C V – F – V – V
D V – V – F – F

O excerto acima foi retirado do livro em que Rousseau trata de forma específica e aprofundada sobre a educação. Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental, qual é a obra/livro em que Rousseau descreve sua perspectiva inovadora sobre a educação?
Assinale a alternativa correta:
A Emílio – Ou da educação
B Do Contrato Social
C Discurso sobre as Ciências e as Artes
D Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens
E A pedagogia do oprimido

Leia o fragmento de texto a seguir: Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROASSEAU, J.J. [obra]. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992, p. 18.
Tendo em vista o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a afirmação de Lipman de que são necessários materiais instrucionais (manuais) aos professores aplicadores do método de filosofia para crianças, assinale a alternativa que traz o porquê destes professores precisarem dos manuais:
A porque os professores de classe são formados em filosofia.
B somente filósofos habilitados trabalham com filosofia para crianças.
C os professores não são treinados, pois são habilitados em filosofia.
D é preciso formar os professores em filosofia.
E não têm formação específica em filosofia os professores de classe, que trabalham com filosofia para crianças.

Considere o seguinte excerto de texto: “Podemos, portanto, falar em ‘converter a sala de aula em uma comunidade de investigação qual os alunos dividem opiniões com respeito, desenvolvem questões a partir das ideias de outros”.
Conforme o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre o entendimento de Lipman acerca da comunidade de investigação, leia as afirmativas a seguir:
I. É uma comunidade que estimula seus membros a usarem a imaginação e a criatividade.
II. Em uma comunidade de investigação as metas são desnecessárias.
III. Podem testar posições, pensamentos, crenças e princípios nos quais as ideias de seus integrantes estão baseadas.
IV. A sala ideal para a comunidade de investigação é a sala tradicional: professor à frente, alunos em carteiras enfileiradas.
A I e II.
B I e III.
C II e III.
D III e IV.
E II e IV.

Considere o seguinte excerto de texto: “Para difundir o programa ‘Filosofia para criança Educação para o Pensar’, Lipman e Sharp fundaram em 1974 [uma] entidade [que] ajudou a promover a implantação do método e cenários regionais em mais de 30 países entre eles: França, Inglaterra, Alemanha, Canadá, Chile, Argentina, Colômbia, Israel dentre outros”.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental, qual foi o Instituto de filosofia para crianças criado por Lipman em parceria com Ann Sharp, em 1974?
A IFEP (Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar).
B IPEC (Instituto de Pesquisa em Educação e Cultura).
C CBFC (Conselho Brasileiro de Filosofia para Crianças).
D IAPC (Instituto para o Desenvolvimento da Filosofia para Crianças).
E GEPFC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia para Crianças).

Aparentemente se dá uma articulação fundamental no ensinar em e para o outro enquanto O que em si se abre e permite constituir as possibilidades reais para que um homem, um povo, época se estruturem, se desenvolvam, se potenciem e possam ser robustos e consistentes co tal, isto é, ser um homem (povo, época) saudável, solidário e criativo. Mas para que possa tratar Outro enquanto Outro no ensinar, e não como mero recipiente de uma instrução de conteúdo serviço do poder do momento, é necessário, por um lado, que o ensinar seja propriamente mesmo tempo, um aprender por parte do outro enquanto Outro.
Levando em consideração o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Filosofia ensino fundamental, qual metodologia a renovação pedagógica europeia da década de 1970 procurou superar? Assinale a alternativa correta.
A A metodologia centrada na transmissão do conhecimento.
B O ensino baseado em habilidades e competências.
C A metodologia do aprender a aprender.
D O ensino voltado para o ensinar a aprender.
E A metodologia da sala invertida.

Infância como algo exterior. Etapas, um já-sim acompanhado de um ainda-não, tem sucessivos que a infância vai a entregar às crianças para logo fazer de conta que isso já pertencia, que era de sua propriedade, que é dali que provem sua diferença específica.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a concepção de infância na Antiguidade, é correto afirmar que:
A os antigos compreendiam a criança como um ser completo.
B a infância era uma fase que só terminava com o casamento ou o serviço militar.
C era um etapa compreendida em si mesma, pronta e acabada.
D as crianças realizavam suas potencialidades em atos perfeitos.
E os antigos entendiam que as crianças estavam em pura potência.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considere o excerto de texto a seguir: “Uma característica muito importante para o professor é ser organizado em sua relação com seus alunos. O professor deve deixar claro, para seus discentes, os objetivos da aula, expor como deve ser feita a atividade, preparar o material e o ambiente para a aula antecipadamente”. A preparação das aulas é fundamental. Deixar de planejá-las pode inviabilizar qualquer ideia, boa ou não. A partir do excerto de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a popularização das aulas dialógicas, Lipman considera que há o risco delas:
A partir do excerto de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a popularização das aulas dialógicas, Lipman considera que há o risco delas:
A transformarem as discussões em debates sem conteúdo e previsíveis.
B transformarem as aulas em um fórum de debates de alto nível.
C tornarem os debates polarizados e violentos.
D aumentarem a porcentagem de evasão.
E criarem tensões entre diretores e professores da instituição de ensino.

Considere o seguinte fragmento de texto: “Dessa maneira, voltando a São Paulo, resolveram observar mais de perto uma dessas práticas. O fizeram num colégio particular localizado em Alphaville, bairro nobre da cidade de São Paulo, em algumas aulas de Filosofia no Colégio Nossa Senhora do Carmo, também naquela cidade. Fato é que, por terem apreciado a maneira como era realizada a metodologia de Lipman em Alphaville e esta corresponder aos seus anseios e preocupações referidas, optaram por adotá-la na instituição pesquisada em Sorocaba.”
Com base no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre os métodos utilizado em sala de aula, segundo Lipman, leia as afirmativas que seguem e marque (V) para as afirmativas verdadeiras, e (F) para as afirmativas falsas.
I. ( ) as carteiras devem ser dispostas em círculo.
II. ( ) o episódio da novela filosófica deve ser lido em voz alta.
III.( ) os assuntos a serem discutidos devem ser sugeridos somente pelo professor.
IV. ( ) o professor solicita que as crianças apontem os assuntos que gostariam de discutir.
A V – F – F – V
B F – F – F – V
C V – V – F – V

Leia o fragmento de texto a seguir: “Disso decorre uma proposta educativa como a que suscita a exigência de fazer filosofia junto crianças, assim como o propôs [...] nas suas origens; e é algo em que têm insistido autores como já citado David Kennedy e Walter Omar Kohan [...], posto que não somente reconhecem crianças a capacidade de assumir esse protagonismo rompendo alguns enfoques que gozam uma grande aceitação, mas também insistem no fato que essa capacidade deve ser estimulada e desenvolvida [...]”.
Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental, o filósofo idealizador do programa de filosofia para crianças foi:
A Schopenhauer
B John Dewey
C Platão
D Rousseau
E Matthew Lipman

Considere o seguinte fragmento de texto: Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: MORIYÓN, Félix G. A infância, um território fronteiriço. In: KOHAN, W. O. Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 150.
Tendo em vista o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a teoria de ethic of care, leia as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Trata-se de uma concepção de ética do cuidado ou da solicitude.
II. ( ) Seu sentido indica uma preocupação restrita ao simples cuidado com o outro.
III.( ) Desenvolve-se considerando as emoções e não somente a viabilidade e a razoabilidade.
IV. ( ) Essa teoria permite que se pense em uma educação mais solidária.
A V – F – F – V
B F – F – F – V
C V – F – V – V
D V – V – F – F

O excerto acima foi retirado do livro em que Rousseau trata de forma específica e aprofundada sobre a educação. Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental, qual é a obra/livro em que Rousseau descreve sua perspectiva inovadora sobre a educação?
Assinale a alternativa correta:
A Emílio – Ou da educação
B Do Contrato Social
C Discurso sobre as Ciências e as Artes
D Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens
E A pedagogia do oprimido

Leia o fragmento de texto a seguir: Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROASSEAU, J.J. [obra]. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992, p. 18.
Tendo em vista o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a afirmação de Lipman de que são necessários materiais instrucionais (manuais) aos professores aplicadores do método de filosofia para crianças, assinale a alternativa que traz o porquê destes professores precisarem dos manuais:
A porque os professores de classe são formados em filosofia.
B somente filósofos habilitados trabalham com filosofia para crianças.
C os professores não são treinados, pois são habilitados em filosofia.
D é preciso formar os professores em filosofia.
E não têm formação específica em filosofia os professores de classe, que trabalham com filosofia para crianças.

Considere o seguinte excerto de texto: “Podemos, portanto, falar em ‘converter a sala de aula em uma comunidade de investigação qual os alunos dividem opiniões com respeito, desenvolvem questões a partir das ideias de outros”.
Conforme o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre o entendimento de Lipman acerca da comunidade de investigação, leia as afirmativas a seguir:
I. É uma comunidade que estimula seus membros a usarem a imaginação e a criatividade.
II. Em uma comunidade de investigação as metas são desnecessárias.
III. Podem testar posições, pensamentos, crenças e princípios nos quais as ideias de seus integrantes estão baseadas.
IV. A sala ideal para a comunidade de investigação é a sala tradicional: professor à frente, alunos em carteiras enfileiradas.
A I e II.
B I e III.
C II e III.
D III e IV.
E II e IV.

Considere o seguinte excerto de texto: “Para difundir o programa ‘Filosofia para criança Educação para o Pensar’, Lipman e Sharp fundaram em 1974 [uma] entidade [que] ajudou a promover a implantação do método e cenários regionais em mais de 30 países entre eles: França, Inglaterra, Alemanha, Canadá, Chile, Argentina, Colômbia, Israel dentre outros”.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental, qual foi o Instituto de filosofia para crianças criado por Lipman em parceria com Ann Sharp, em 1974?
A IFEP (Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar).
B IPEC (Instituto de Pesquisa em Educação e Cultura).
C CBFC (Conselho Brasileiro de Filosofia para Crianças).
D IAPC (Instituto para o Desenvolvimento da Filosofia para Crianças).
E GEPFC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia para Crianças).

Aparentemente se dá uma articulação fundamental no ensinar em e para o outro enquanto O que em si se abre e permite constituir as possibilidades reais para que um homem, um povo, época se estruturem, se desenvolvam, se potenciem e possam ser robustos e consistentes co tal, isto é, ser um homem (povo, época) saudável, solidário e criativo. Mas para que possa tratar Outro enquanto Outro no ensinar, e não como mero recipiente de uma instrução de conteúdo serviço do poder do momento, é necessário, por um lado, que o ensinar seja propriamente mesmo tempo, um aprender por parte do outro enquanto Outro.
Levando em consideração o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Filosofia ensino fundamental, qual metodologia a renovação pedagógica europeia da década de 1970 procurou superar? Assinale a alternativa correta.
A A metodologia centrada na transmissão do conhecimento.
B O ensino baseado em habilidades e competências.
C A metodologia do aprender a aprender.
D O ensino voltado para o ensinar a aprender.
E A metodologia da sala invertida.

Infância como algo exterior. Etapas, um já-sim acompanhado de um ainda-não, tem sucessivos que a infância vai a entregar às crianças para logo fazer de conta que isso já pertencia, que era de sua propriedade, que é dali que provem sua diferença específica.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a concepção de infância na Antiguidade, é correto afirmar que:
A os antigos compreendiam a criança como um ser completo.
B a infância era uma fase que só terminava com o casamento ou o serviço militar.
C era um etapa compreendida em si mesma, pronta e acabada.
D as crianças realizavam suas potencialidades em atos perfeitos.
E os antigos entendiam que as crianças estavam em pura potência.

Prévia do material em texto

Questão 1/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA
Considere o excerto de texto a seguir: 
 
“Uma característica muito importante para o professor é ser organizado em sua relação com
seus alunos. O professor deve deixar claro, para seus discentes, os objetivos da aula, expor co
deve ser feita a atividade, preparar o material e o ambiente para a aula antecipadamente”.
 
 
A preparação das aulas é fundamental. Deixar de planejá-las pode inviabilizar qualquer ideia, 
boa ou não. A partir do excerto de texto e dos conteúdos do livro-base Filosofia no ens
fundamental sobre a popularização das aulas dialógicas, Lipman considera que há o risco
elas:
Nota: 0.0
A transformarem as discussões em debates
sem conteúdo e previsíveis.
B transformarem as aulas em um fórum de
debates de alto nível.
C tornarem os debates polarizados e violentos.
D aumentarem a porcentagem de evasão.
E criarem tensões entre diretores e professores
da instituição de ensino. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Andressa Vieira e DIAS, SiSeverino. O ensino de filosofia para crianças: Um trabalho proposto por Matthew Lip<http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv3n5/artigo29.pdf>. Acesso em 05 jul. 2017.
“A preocupação de Lipman com a
formação desses profissionais tem origem
na observação de que, conforme os
professores utilizam a maiêutica socrática
em suas práticas, popularizando uma
abordagem educacional mais aberta e
dialógica, corre-se o risco de tornar as
discussões banais e vazias de
conteúdo, reforçando as posições do
senso comum como as mais corretas, por
serem a maioria. Aulas dialógicas
necessitam de planejamento, objetivos
claros e racionalização. Assim é preciso
desenvolver materiais instrucionais aos
professores, que já sabemos não terem
formação específica em filosofia, pois são
os professores alfabetizadores que
propõem a primeira experiência filosófica
às crianças” (livro-base, p. 70).
Questão 2/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA
Considere o seguinte fragmento de texto:
 
“Dessa maneira, voltando a São Paulo, resolveram observar mais de perto uma dessas prática
o fizeram num colégio particular localizado em Alphaville, bairro nobre da cidade de São Paul
em algumas aulas de Filosofia no Colégio Nossa Senhora do Carmo, também naquela cida
Fato é que, por terem apreciado a maneira como era realizada a metodologia de Lipman
Alphaville e esta corresponder aos seus anseios e preocupações referidas, optaram por adot
na instituição pesquisada em Sorocaba”.
 
 
Com base no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundame
sobre os métodos utilizado em sala de aula, segundo Lipman, leia as afirmativas que segue
marque (V) para as afirmativas verdadeiras, e (F) para as afirmativas falsas.
 
I. ( ) as carteiras devem ser dispostas em círculo.
 
II. ( ) o episódio da novela filosófica deve ser lido em voz alta.
 
III.( ) os assuntos a serem discutidos devem ser sugeridos somente pelo professor.
 
IV. ( ) o professor solicita que as crianças apontem os assuntos que gostariam de discutir.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
A V – F – F – V
B F – F – F – V
C V – V – F – V
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GIANOLLA, Maria Susie da Silva. O progde desenvolvimento pessoal e social e o ensino de filosofia, p. 22. <http://educacao.uniso.br/proddiscente/dissertacoes/2006/026/Maria%20Susie.pdf>. Acesso em 01 de jul. 2017.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra c). A
afirmativa I é verdadeira, pois, como
encontra-se no livro-base: “Lipman propõe
um método simples para a sala de aula:
dispostas em círculo” (livro-base, p. 67). A
afirmativa II é verdadeira, pois, “as
crianças alternam-se na leitura em voz
alta do episódio da novela filosófica”
(livro-base, p. 67). A afirmativa III é falsa,
pois a participação dos assuntos a serem
discutidos é da criança e não do
professor, de modo que a afirmativa IV é
verdadeira, pois “o professor solicita que
apontem os assuntos que gostariam de
discutir e anota-os no quadro de giz ou na
lousa” (livro-base, p. 67).
D V – V – F – F
E F– V – F – V
Questão 3/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“Disso decorre uma proposta educativa como a que suscita a exigência de fazer filosofia junto
crianças, assim como o propôs [...] nas suas origens; e é algo em que têm insistido autores com
já citado David Kennedy e Walter Omar Kohan [...], posto que não somente reconhecem
crianças a capacidade de assumir esse protagonismo rompendo alguns enfoques que gozam
uma grande aceitação, mas também insistem no fato que essa capacidade deve ser estimulad
desenvolvida [...]”.
 
 
 
Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ens
fundamental, o filósofo idealizador do programa de filosofia para crianças foi:
Nota: 10.0
A Schopenhauer
B John Dewey
C Platão
D Rousseau
E Matthew Lipman
Questão 4/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA
Considere o seguinte fragmento de texto:
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: MORIYÓN, Félix G. A infância, um ter
fronteiriço. In: KOHAN, W. O. Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 150. 
Você acertou!
O filósofo em questão é Matthew Lipman.
A resposta encontra-se no livro-base:
“Não podemos continuar a falar em
filosofia para crianças ou com elas sem
falarmos de seu idealizador, Matthew
Lipman” (livro-base, p. 50).
 
“[Para] Matthew Lipman [...] o pensar cuidadoso encerra em si um conjunto de valores que 
permite valorizar e respeitar os acontecimentos, entendendo que existem coisas que 
moralmente corretas e outras erradas. Podemos percebê-lo como pensamento ético”.
 
 
Tendo em vista o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundame
sobre a teoria de ethic of care, leia as afirmativas que seguem e marque V para as afirmat
verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
 
I. ( ) Trata-se de uma concepção de ética do cuidado ou da solicitude.
 
II. ( ) Seu sentido indica uma preocupação restrita ao simples cuidado com o outro.
 
III.( ) Desenvolve-se considerando as emoções e não somente a viabilidade e a razoabilidade.
 
IV. ( ) Essa teoria permite que se pense em uma educação mais solidária.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
A V – F – F – V
B F – F – F – V
C V – F – V – V
D V – V – F – F
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ELIAS, Gisele Geralda Parreira. MatLipman e a filosofia crianças. <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/1287/1/GIZELE%20GERALDA%20PARREIRA%20ELIAS.pdf>. Acem 20 jul. 2017.
A alternativa correta é a letra c). A
afirmativa I é verdadeira, pois, como
encontra-se no livro-base: a teoria
de ethic of care indica uma “concepção de
ética do cuidado ou solicitude” (livro-base,
p. 139). A afirmativa II é falsa, pois, “seu
sentido adquire dimensões que vão além
do simples cuidado com o outro” (livro-
base, p. 140). E não como consta na
assertiva II. A afirmativa III é verdadeira,
pois “tendo em vista submeter as
decisões não apenas à viabilidade e à
razoabilidade, mas também considerando
as emoções” (livro-base, p. 140). A
afirmativa IV é verdadeira, pois “Parece
que essa teoria fundamental do cuidado
com o outro abre espaço para pensarmos
em uma educação mais solidária” (livro-
base, p. 140).
E F– V – F – V
Questão 5/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir: 
 
“De onde vem esse hábito insensato? De um costume antinatural. Desde que mães, despreza
seu principal dever, não maisquiseram amamentar os filhos, foi preciso confiá-los a mulhe
mercenárias que, vendo-se assim mães de filhos estranhos e não sentindo o apelo à natureza, 
se preocuparam senão com poupar trabalho. [...] Essas ternas mães que, livres de seus filhos
entregam alegremente aos divertimentos da cidade, sabem porventura que tratamento receb
criança em suas faixas na aldeia?”.
 
 
O excerto acima foi retirado do livro em que Rousseau trata de forma específica e aprofund
sobre a educação. Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia
ensino fundamental, qual é a obra/livro em que Rousseau descreve sua perspectiva inovad
sobre a educação? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Emílio – Ou da educação
B Do Contrato Social 
C Discurso sobre as Ciências e as Artes
D Discurso sobre a Origem da Desigualdade
entre os Homens
E A pedagogia do oprimido 
Questão 6/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROASSEAU, J.J. [obra]. Rio de JaBertrand Brasil, 1992, p. 18.
Você acertou!
A resposta encontra-se no livro-base:
“Rousseau desenvolveu toda essa
perspectiva inovadora de educação na
obra Emílio – ou da educação” (livro-base,
p. 98). As demais obras de Rousseau
(alternativas b, c, d) não tratam específica
e aprofundadamente sobre a educação. A
última obra é de Paulo Freire.
“A principal função dos manuais é fornecer subsídios aos professores que, na sua grande maio
por não serem licenciados em Filosofia e por terem sido formados à moda tradicional, segund
paradigma de educação como transmissão de conhecimentos, não estariam aptos a plane
sozinhos, um trabalho pedagógico, voltado para o aprendizado do pensar”.
 
 
Fundamentado no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia no ens
fundamental sobre a afirmação de Lipman de que são necessários materiais instrucio
(manuais) aos professores aplicadores do método de filosofia para crianças, assinale a alterna
que traz o porquê destes professores precisarem dos manuais:
Nota: 10.0
A porque os professores de classe são
formados em filosofia.
B somente filósofos habilitados trabalham com
filosofia para crianças. 
C os professores não são treinados, pois são
habilitados em filosofia.
D é preciso formar os professores em filosofia.
E não têm formação específica em filosofia
os professores de classe, que trabalham
com filosofia para crianças.
Questão 7/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA
Considere o seguinte excerto de texto:
 
“Podemos, portanto, falar em ‘converter a sala de aula em uma comunidade de investigação
qual os alunos dividem opiniões com respeito, desenvolvem questões a partir das ideias de out
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:SILVEIRA, Renê José Trentin. A filosofiacrianças de Matthew Lipman: abordagem problematizadora. In: SILVEIRA, Renê José Trentin e GOTO, Roberto (Org.). Filona escola: Diferentes abordagens. São Paulo: Loyola, 2008, p. 66. (Filosofar É Preciso).
Você acertou!
Os professores que trabalham com a
filosofia para crianças não têm formação
específica em filosofia, e por isso
precisam de materiais instrucionais, a
resposta encontra-se no livro-base, “é
preciso desenvolver materiais
instrucionais aos professores, que já
sabemos não terem formação específica
em filosofia, pois são os professores
alfabetizadores que propõem a primeira
experiência filosófica às crianças” (livro-
base, p. 70).
desafiam-se entre si para fornecer razões a opiniões até então não apoiadas, auxiliarem uns 
outros ao fazer inferências daquilo que foi afirmado e buscar identificar as suposições de c
um”.
 
 
Conforme o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental so
o entendimento de Lipman acerca da comunidade de investigação, leia as afirmativas a seguir:
 
I. É uma comunidade que estimula seus membros a usarem a imaginação e a criatividade.
 
II. Em uma comunidade de investigação as metas são desnecessárias.
 
III. Podem testar posições, pensamentos, crenças e princípios nos quais as ideias de s
integrantes estão baseadas.
 
IV. A sala ideal para a comunidade de investigação é a sala tradicional: professor à frente, alu
em carteiras enfileiradas.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
A I e II.
B I e III.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIPMAN. Matthew. O pensar na educa
Trad. Ann Mary F. Perpétuo. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 31.
Você acertou!
A afirmativa I está correta pois a
comunidade de investigação: “[...] é uma
comunidade que se estimula mutuamente
a usar a imaginação e a criatividade”
(livro-base, p. 73). E a afirmativa III
também está correta porque: “ao mesmo
tempo que [a comunidade de
investigação] testa suas posições, seus
modos de pensar, suas crenças e os
princípios nos quais suas ideias estão
baseadas” (livro-base, p. 73-74). A
afirmativa II está errada, porque “as metas
de uma comunidade de investigação na
sala de aula devem estar claras para
todas as crianças” (livro-base, p. 74). E a
afirmativa IV também está incorreta, pois
para [...] “contribuir com a comunidade de
forma efetiva [...] as crianças devem ser
dispostas em círculo” (livro-base, p. 74) e
não em fileiras como aparece na
afirmativa.
C II e III.
D III e IV.
E II e IV.
Questão 8/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA
Considere o seguinte excerto de texto: 
 
“Para difundir o programa ‘Filosofia para criança Educação para o Pensar’, Lipman e Sh
fundaram em 1974 [uma] entidade [que] ajudou a promover a implantação do método e cen
regionais em mais de 30 países entre eles: França Inglaterra, Alemanha, Canadá, Chile, Argent
Colômbia, Israel dentre outros”.
 
 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundame
qual foi o Instituto de filosofia para crianças criado por Lipman em parceria com Ann Sharp,
1974? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
A IFEP (Instituto de Filosofia e Educação para
o Pensar).
B IPEC (Instituto de Pesquisa em Educação e
Cultura). 
C CBFC (Conselho Brasileiro de Filosofia para
Crianças).IAPC (Instituto para o
Desenvolvimento da Filosofia para Crianças).
D IAPC (Instituto para o Desenvolvimento da
Filosofia para Crianças).
E GEPFC (Grupo de Estudos e Pesquisas em
Filosofia para Crianças).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Mariethe de Azevedo. Filopara crianças: um caminho para o resgate de valores na escola e na fam<http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/MAM.2.2010.pdf>. Acesso em 23 jul. 2017. 
Você acertou!
Esta é a alternativa correta pois, como
consta no livro-base, “em 1974, fundou-se
o Institute for the Advancement of
Philosophy for Children (IAPC), com a
colaboração de Ann Margareth Sharp”
(livro-base, p. 50).
Questão 9/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA
Considere a citação a seguir:
 
“[...] Ora, uma criança que apresenta as máximas do senso próprio de homens feitos está fora
caminho traçado para a sua idade e não faz senão imitar. Ela deve ter apenas a inteligência
uma criança e não deve pôr-se em evidência muito cedo. Uma criança assim conformada não
tornará jamais um homem ilustrado e de mente serena”.
 
 
Conforme o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamenta
filósofo que afirma que as crianças devem ser instruídas apenas naquelas coisas adaptadas à 
idade é:
Nota: 0.0
A Tomás de Aquino.
B Immanuel Kant.
C Arthur Schopenhauer. 
D Hannah Arendt.
E Gilles Deleuze. 
Questão 10/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA
Leia a passagem de texto a seguir:
 
“As novelasfilosóficas de Matthew Lipman possuem diálogos que promovem a investigação 
construção de conceitos. Os temas são contextualizados de acordo com a fase vivida pela cria
Assim, aguçam o interesse do leitor que apreende o significado da leitura. Dessa for
desenvolve habilidades na resolução de conflitos vividos cotidianamente na infância e também
decorrer da sua vida”.
 
 
Com base na passagem de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundame
sobre as novelas filosóficas propostas por Lipman na educação filosófica das crianças, é cor
afirmar que:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: [AUTOR]. Sobre a pedagogia. Trad. FranCock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimep, 1996. p. 88,89.
A resposta encontra-se no livro-base:
“Nesse contexto, fazem sentido as
recomendações de Kant [...] ‘As crianças
devem ser instruídas apenas naquelas
coisas adaptadas à sua idade’” (livro-
base, p. 25).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Monalisa Alves; BATISTA, PoAlves. Filosofia para crianças de Matthew Lipman: por uma educação problematizadora, investigativa e fomentadorautonomia do indivíduo. <htpp://www.revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/download/223/165>. Acesso em 232017.
Nota: 10.0
A as novelas são argumentos e suposições.
B trata-se de uma comunidade de investigação.
C são indicações para aprimorar a retórica das
crianças.
D as novelas abordam cultura cívica e vivência
cordial.
E são histórias que abordam problemas ou
situações.
Questão 11/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA (questão opcional)
Considere o seguinte extrato de texto:
 
“Aparentemente se dá uma articulação fundamental no ensinar em e para o outro enquanto O
que em si se abre e permite constituir as possibilidades reais para que um homem, um povo, 
época se estruturem, se desenvolvam, se potenciem e possam ser robustos e consistentes co
tal, isto é, ser um homem (povo, época) saudável, solidário e criativo. Mas para que possa trat
Outro enquanto Outro no ensinar, e não como mero recipiente de uma instrução de conteúd
serviço do poder do momento, é necessário, por um lado, que o ensinar seja propriamente
mesmo tempo, um aprender por parte do outro enquanto Outro [...]”.
 
 
Levando em consideração o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Filosofia
ensino fundamental, qual metodologia a renovação pedagógica europeia da década de 1
procurou superar? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
A A metodologia centrada na transmissão
do conhecimento.
Você acertou!
As novelas filosóficas são histórias que
abordam problemas e situações e a
resposta encontra-se no livro-base: “[...]
está estruturado com base em suas
novelas filosóficas, histórias que abordam
problemas ou situações que podem
despertar o gosto pela discussão” (livro-
base, p. 60).
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: MORIYÓN, Félix G. A infância, um terfronteiriço. In: KOHAN, W. O. Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010,
Você acertou!
B O ensino baseado em habilidades e
competências.
C A metodologia do aprender a aprender.
 
D O ensino voltado para o ensinar a aprender,
E A metodologia da sala invertida.
Questão 12/12 - Filosofia com Crianças - ELETIVA (questão opcional)
Leia a passagem de texto a seguir:
 
“Infância como algo exterior. Etapas, um já-sim acompanhado de um ainda-não, tem
sucessivos que a infância vai a entregar às crianças para logo fazer de conta que isso já 
pertencia, que era de sua propriedade, que é dali que provem sua diferença específica”.
 
 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Filosofia no ensino fundamental sobre a concep
de infância na Antiguidade, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
Esta é a metodologia que desde 1970 os
pedagogos ligados à renovação da
década de 1970 buscam superar: “[...] a
renovação pedagógica dos anos 1970 na
Europa equivalem-se na busca por
alternativas educativas que propiciem a
mudança necessária nas concepções
sobre ensinar e aprender. [...] Foi forjada,
na época, a expressão aprender a
aprender, que tomaria o mundo, junto à
variante ensinar a aprender, como uma
grande saída para resolver os problemas
educacionais, tanto pontuais como gerais.
[...] O que ocorre é que o ensino ainda
está centrado na transmissão de
conhecimentos e informações, não na
aquisição de habilidades e competências.
É nessa perspectiva quer saber fazer ou
realizar toma corpo nas preocupações
dos professores mais comprometidos,
pois as habilidades do fazer implicam a
capacidade lógica de identificar, distinguir
definir, classificar, planejar as atividades a
serem realizadas” (livro-base, p. 28).
Todas as demais alternativas são
metodologias oriundas das renovações
pedagógicas.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLARIETA, Beatriz Fabiana. O que infantil uma literatura ou sobre o papel da literatura nas experiências de filosofia com criançashttp://livros01.livrosgratis.com.br/cp097111.pdf>. Acesso em 05 de jul. 2017.
A os antigos compreendiam a criança como um
ser completo.
B a infância era uma fase que só terminava
com o casamento ou o serviço militar. 
C era um etapa compreendida em si mesma,
pronta e acabada.
D as crianças realizavam suas potencialidades
em atos perfeitos.
E os antigos entendiam que as crianças
estavam em pura potência.
A resposta encontra-se no livro-base:
“desde a Antiguidade, as concepções de
infância recaem sobre a perspectiva de
que as crianças são seres humanos
imperfeitos, pois ainda estão em pura
potência” (livro-base, p. 96).

Mais conteúdos dessa disciplina