Buscar

história do Rapel


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTORIA do Rapel 
Há diferentes versões sobre o surgimento do rapel. De acordo com uma delas, no fim do século XIX escaladores franceses eram contratados para pesquisar cânions e cavernas dos Pirineus. Para tanto, teriam criado uma técnica de descida que, com o passar dos anos, assumiu diversas funções, sendo utilizada até pelo corpo de bombeiros. 
Equipamentos de segurança
Mosquetões de aço: usados na ancoragem da corda em que é feita a descida. 
 Capacete: protege de vários perigos, desde deslizamentos de pedras à queda acidental de um equipamento de um praticante que esteja acima de você.
Cadeirinha uma espécie de cinta que envolve as pernas e os quadris dando o aspecto de uma cadeirinha .
Cordas: Usadas para fazer a descida, devem ser do tipo que possuem "alma", ou seja, que tenham um núcleo trançado independente além da capa (parte externa). .
Mosquetão de alumínio: Servem para ligar o equipamento de descensão ao arnês .
Fitas Solteiras: São as mais aconselhadas para se fazer ancoragens, por resistirem bastante e serem mais confiáveis.
Luvas: Servem para proteger a mão do praticante contra queimaduras ao haver fricção com a corda. Serve também para dar mais atrito na hora de reduzir a velocidade da descida.
Freio : De aço ou alumínio. Usado para torcer a corda, aumentando o atrito e assim, reduzindo a velocidade da descida. É esta peça que lhe dá o controle da descida.
TECNICAS UTILIZADAS
 Quando os pés têm contato com a parede, durante a descida, utilizam-se as técnicas de Rapel em Positivo. Do contrário, quando praticado em vãos livres, onde não há contato dos pés com a parede, a técnica é de Rapel em Negativo. Para cada técnica é possível realizar algumas manobras como saltos, giros e descidas de ponta-cabeça.
ATLETAS: NÃO POSSUI NENHUM É GERALMENTE UTILIZADO COMO LAZER .
Características 
 É uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.

Continue navegando