Buscar

Mesa Redonda 04s04s2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

.Mesa Redonda
A nossa roda de conversa deu início através da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) foi sancionada em 06 de julho de 2015; com os seguintes artigos e parágrafos:
DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Através da lei surgiram algumas dúvidas em relação aos alunos observados (Deficiência auditiva, com autismo e síndrome de Down). Destacamos à lei inclusiva aos alunos portadores dessas deficiências, com alguns questionamentos:
O primeiro parágrafo destaca o seguinte artigo; IV - oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
A escola observada aderiu a essa lei?
ESCOLA MUNICIPAL JORGE DANIEL DE SOUZA RAMOS, tem em seu caráter disciplinar, físico e profissionais qualificados para atender os seus alunos individualmente.
Destacam a seguinte lei para o autismo Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Art. 1o Esta Lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução.
§ 1o Para os efeitos desta Lei, é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora de síndrome clínica caracterizada na forma dos seguintes incisos I ou II:
I - deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento;
II - padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.
Destacamos do primeiro parágrafo os seguintes artigos pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência a seguinte lei: A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência A LBI (Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13.146/2015)
II - aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena
V - adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino;
Na ESCOLA MUNICIPAL JORGE DANIEL DE SOUZA RAMOS, possui para cada aluno com deficiência um profissional individual, profissionais esses que são habilitados, para atender as necessidades desses alunos.
Destacamos que a escola possui acessibilidade adequada aos alunos, além de uma estrutura com dinamismo e material pedagógico exclusivo para cada deficiência, destaco os excelentes profissionais habilitados para atender a demanda de alunos que a instituição possui.

Continue navegando