Buscar

AD1 QUESTÕES ÉTNICAS E DE GÊNERO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
UERJ /CEDERJ
Avaliação a Distância 2018/2
AD1 - Questões Étnicas e de Gênero
Coordenadora de disciplina: Prof. Maria Alice Rezende Gonçalves
Tutores à distância: Profs. Marcelo Gomes da Silva, Raphael Neves Martins e Vinicius Pereira
Nome: Dayana Pereira Ferreira Silveira 
Matrícula: 17112080440
Polo: Paracambi
1 – Os conceitos de etnia, raça e gênero ajudam a demonstrar a complexidade dos campos de investigação “questão étnico-racial e de gênero”. Hoje, não há como pensar em educação sem considerar a diversidade cultural e as desigualdades produzidas pela sociedade atual. Raça e gênero são entendidos como forma de hierarquias sociais presentes na sociedade moderna. Partindo das leituras e pesquisas feitas, sintetize os seguintes conceitos: raça, gênero e etnia. (3 pontos)
Raça
A noção de raça foi elaborada pelas ciências biológicas do século XlX para explicar as diferenças existentes entre os homens. Durante muito tempo, fomos acostumados a classificar pessoas usando categorias baseadas na cor de pele, na textura do cabelo, nos traços físicos, etc. Assim, criou-se o senso comum das três raças distintas: amarela, negra e branca. O conceito de raça, segundo o Dicionário Aurélio, é um “conjunto de indivíduos cujos caracteres somáticos, tais como cor da pele, a conformação do crânio e do rosto, o tipo de cabelo, etc., são semelhantes e se transmite por hereditariedade, embora variem de indivíduo para indivíduo”.
Gênero
É uma construção social. Refere-se as diferenças sexuais entre os indivíduos de uma dada sociedade inicialmente foi usada com o sinônimo de estudo sobre a mulher. Atualmente expressa mais do que diferenças entre homens e mulheres refere-se à pluralidade de papeis e as práticas sociais e sexuais que existente em nossa sociedade tais como: heterossexuais, homossexuais, bissexuais, transexuais entre outros grupos.
Etnia
É “um grupo biológico e culturalmente homogêneo”. Mas, como não somos homogêneos, as culturas não estão condicionadas à nossa aparência física. Assim, etnia também não pode ser usada isoladamente para classificar ou determinar os humanos, pois as culturas não são estáticas nem puras, uma vez que as fronteiras não existem, possibilitando a inter-relação das tradições e dos costumes entre pessoas que partilham de uma mesma sociedade.
https://www.google.com.br/search?q=BRASIL.+Minist%C3%A9rio+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+e+do+Desporto.+Cidadania%3A+Por+uma+educa%C3%A7%C3%A3o+n%C3%A3o+discriminat%C3%B3ria.+Etnia+e+Ra%C3%A7a.+Bras%C3%ADlia%3A+MEC%2FSEF%2C+1998.&oq=BRASIL.+Minist%C3%A9rio+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+e+do+Desporto.+Cidadania%3A+Por+uma+educa%C3%A7%C3%A3o+n%C3%A3o+discriminat%C3%B3ria.+Etnia+e+Ra%C3%A7a.+Bras%C3%ADlia%3A+MEC%2FSEF%2C+1998.&aqs=chrome..69i57.1384j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8
https://www.significados.com.br/raca/
2 – Sobre o conceito de Cultura assinale as opções corretas: (2 pontos)
2.1). Na perspectiva antropológica, o emprego do conceito é:
a) a cultura que condiciona o comportamento dos povos e é herdada biologicamente;
b) o meio natural que determina a cultura de um povo;
c) a cultura que diz respeito a atributos históricos de um povo;
d) o tratamento da cultura como uma forma de linguagem que tem uma origem simbólica.
2.2) O conceito antropológico de cultura define o vocábulo como:
a) as capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem;
b) um elemento que garante a homogeneidade entre os povos;
c) uma função orgânica do homem;
d) um traço distintivo do homem, mas que não é homogêneo;
e) um elemento que aproxima os homens dos animais.
http://instituto.antropos.com.br/v3/index.php?option=com_content&view=article&id=57&catid=40:consultoria-antropologia&Itemid=9
3 – Diferencie conceito de povo do conceito de população. (3 pontos)
O conceito de população é mais abrangente que o de povo, que é, portanto mais específico. População consiste em todo o substrato humano que habita um determinado Estado, englobando tanto nacionais quanto estrangeiros.
Já o povo, tem um conceito mais restrito, pois caracteriza o conjunto de pessoas que mantém laços em comum, como uma cultura e um mesmo idioma, ou seja, abrange apenas os nacionais, independentemente de serem residentes no respectivo Estado ou não. Então quando falo em povo brasileiro, me refiro apenas aos nacionais brasileiro, todavia quando falo em população considero todos os habitantes do Estado, sendo ele composto por brasileiros, estrangeiros, apátridas.
https://erikasilvavieira.jusbrasil.com.br/artigos/186402984/povo-populacao-nacao-e-cidadania
4 – Desde o final do século XIX, intelectuais brasileiros interpretavam negativamente a heterogeneidade do povo brasileiro. Somente nas décadas de 1920 e 1930 o mestiço passou a ser visto como um componente singular da cultura brasileira. Partindo dessas informações, comente o mito das três raças. (2 pontos)
O mito das três raças é um paradigma, criado no século XIX que pressupões a união de três raças. O negro, o índio e o branco. Esta triangulação étnica floresceu tanto no campo popular como no erudito. É importante entendermos que este mito cria uma falsa harmonia entre os diferentes grupos formadores do povo brasileiro. Desde a sua construção, esta narrativa tem fornecido as bases de um projeto político e social para o brasileiro, permitindo visualizar nossa sociedade com o algo singular, onde se dá o encontro cordial e harmônico entre as três raças, apesar dos marcantes conflitos processados no plano político e social.
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-brasil-varias-cores.htm

Continue navegando