Buscar

saude da criança avaliando 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201101225484)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A família de Ana Clara , 6 meses, comemora o desenvolvimento da pequena : ela já está sentando sozinha e brinca com os brinquedos que lhe são oferecidos sem cair. Estando sentada passa para o chão e se arrasta, na direção da mãe , sorrindo. Refletindo sobre as etapas motoras do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida ,assinale V ,para as corretas e F para as não-corretas:
		
	 
	O desenvolvimento do bebê depende do processo maturacional e da estimulação do ambiente.
	 
	O bebê deve permanecer no carrinho, deitado, até o pediatra liberá-lo para o transporte ao colo.
	 
	O bebê anda sozinho, independente, sem necessidade de primeiro colocar-se de pé e andar de lado ;
	 
	O bebê inicia os primeiros passos porque as reações de equilíbrio estão se instalando. A maturidade cerebral já permite a locomoção de pé.
	 
	O bebê senta independente antes de adquirir o controle de cabeça.Controlar a cabeça significa vencer a gravidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201101225728)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para o recém-nato pré-termo que vai para a UTIN:
		
	
	Não existe nenhum tipo de mudança que possa ser considerada como incomoda para a criança.
	
	Existe pequena mudança ambiental, já que o útero é adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, facilita movimentos aleatórios e favorece estímulos vestibulares. Por outro lado, a UTIN é adaptada para a criança, favorece estímulos proprioceptivos e auxilia a termorregulação.
	 
	Existe grande mudança ambiental repentina, uma vez que o útero é totalmente adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, elimina a gravidade, facilita movimentos aleatórios, favorece estímulos proprioceptivos e vestibulares e auxilia a termorregulação. Por outro lado, a UTIN possui luminosidade intensa, barulho desagradável constante, expõe e recém-nato a constantes intervenções e não auxilia na termorregulação.
	
	Não existe grande mudança ambiental, pois apesar do parto em si ser traumatizante, uma vez que a criança vai para a UTIN, ela retorna a condições extremamente semelhantes ao útero, exceto pela segurança e termorregulação, que na UTIN são melhores que no útero.
	
	Mesmo não sendo ambientes parecidos, a criança não sente grandes mudanças, pois ambos os ambientes são adaptados e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201101263691)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No período compreendido dos 7 a 9 meses de idade, a criança avança no seu desenvolvimento psico sensório motor de forma a explorar o ambiente e a locomover-se. Neste momento, após fortalecer o tronco, ela adquire uma habilidade fundamental para fortalecimento das cinturas escapular e pélvica que será fundamental para a formação do acetábulo, coordenação motora na alternância dos membros inferiores e superiores, bem como aumentar a força muscular para adquirir posturas mais elevadas e complexas e favorecer na locomoção. Esta habilidade descrita se refere a:
		
	 
	Engatinhar
	
	Andar de lado com apoio
	
	Arrastar
	
	Ficar Semi ajoelhado
	
	Realizar Push Pull
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201101221838)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Muitos são os fatores de risco que podem levar uma criança a desenvolver alguma forma de deficiência a curto ou a longo prazo. A Organização Mundial de Saúde estima que 70% destas causas de deficiência podem ser evitadas através de medidas simples e de baixo custo. Desta forma, assinale a alternativa que corresponde aos fatores de risco pré natais que podem ser minimizados através do trabalho de conscientização das mães e atenção aos cuidados adequados.
I - A Anoxia, Meningite, Mielomeningocele e síndrome de Down podem ser detectados através da ultrassonografia durante o acompanhamento pré natal;
II - A Icterícia e a Hidrocefalia merecem atenção imediata na sala de parto principalmente quando a criança é pré termo;
III - A ingestão de álcool e o fumo por parte da mãe podem trazer comprometimentos respiratórios e dependência química ao neonato;
IV - As infecções urinárias maternas devem ser urgentemente tratadas para que não ocorra aborto espontâneo ou prematuridade.
		
	
	Apenas I e II estão corretas
	 
	Apenas III e IV estão corretas
	
	Apenas II e IV estão corretas
	
	Apenas II III e IV estão corretas
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201101690481)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A classificação do bebê ao nascimento engloba a categorização de comprimento, peso, idade gestacional e o APGAR. Em relação a essas classificações é INCORRETO afirmar:
		
	 
	A classificação de peso versus idade gestacional divide os recém-nascidos em PIG (pequenos para a idade gestacional), AIG (adequados para a idade gestacional) e GIG (grandes para a idade gestacional);
	 
	É considerado prematuro (pré-termo) todo o bebê que nasce abaixo de 35 semanas de idade gestacional;
	 
	O recém-nascido é classificado como tendo peso normal quando apresenta peso maior ou igual a 2500 gramas;
	 
	O bebê que nasce com 36 semanas e 6 dias ou menos é considerado prematuro ou pré-termo;
	 
	O teste do APGAR avalia os sinais do recém-nascido (RN) e a partir dele podemos classificar o RN em relação à presença ou não de asfixia;

Continue navegando