Buscar

O CONHECIMENTO E A EDUCAÇÃO À LUZ DO MITO DA CAVERNA

Prévia do material em texto

*
*
O CONHECIMENTO E A EDUCAÇÃO À LUZ DO MITO DA CAVERNA
*Maria Josiane de Aguiar
 
 O presento trabalho apresenta por meio do Mito da Caverna da obra “A República” o método dialético de investigação filosófica onde é discutido o conhecimento e o papel da educação em tempos passados e hodierno. Dentre vários pontos discutidos nesta alegoria o conhecimento e a educação são debatidos como ponto central deste trabalho e do pensamento de Platão. Objetiva apresentar e defender de forma clara e sucinta as principais ideias de Platão sobre o conhecimento, importância e relevância da educação na formação do indivíduo ético e político, fazendo dessa forma um resgate do aforismo deste pensador para os dias atuais. A educação desde sempre é o ponto principal e de grandes discussões, desde a antiga Grécia até os dias atuais.
No livro VII da República, Platão compara o mundo sensível a uma caverna onde homens se encontram acorrentados e ofuscados pelas sombras projetadas nas paredes. 
O conhecimento para Platão era o conhecimento do próprio homem, mas sempre ressaltando o homem não enquanto corpo, mas enquanto alma. O conhecimento contido na alma era a essência daquilo que existia no mundo sensível. 
A educação, por sua vez, conduz a alma humana para fora da caverna. Educar, na concepção de Platão, é formar um homem virtuoso. A educação para Platão era uma forma de praticar justiça, pois sem ela uma cidade não pode ser justa. Pensar a educação na atualidade significa compreendermos e trazermos para o processo de aprendizagem toda a realidade que estamos presenciando.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia. Romance da história da filosofia. São Paulo, Cia das Letras, 1995. 
PLATÃO. A República. 9ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
SARDI, Sérgio Augusto. Diálogo e dialética em Platão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.
SOARES, Antônio Jorge. Dialética, Educação e Política: uma releitura de Platão. São Paulo: Cortez, 1999.
_______________________
*Graduanda do 7º período do curso de Filosofia – Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA e bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).
*

Continue navegando