Buscar

Gestão de Projetos PROVA DISCURSIVA NOTA 53

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Gestão de Projetos
A justificativa é um dos elementos de maior contribuição direta para a provação de um projeto pelas entidades financiadoras, pois descreve o problema que o projeto vai solucionar.Explique o que deve ficar claro no texto da justificativa.
Nota: 12.5
	Gabarito: A justificativa é um dos elementos de maior contribuição direta para a aprovação de projeto pelas entidades financiadoras, pois descreve o problema que o projeto vai solucionar. Nessa parte do texto, deve ficar claro que o projeto é uma resposta a determinado “problema” percebido e identificado pela entidade proponente no diagnóstico, devendo estar fundamentada e suportada por meio de dados e informações obtidas nas etapas e componentes do projeto. Devem ficar evidenciadas as razões tanto de ordem teórica como prática. Também deve ser definida, com clareza, a perspectiva do projeto, explicitando os resultados e benefícios que serão obtidos. (CONSALTER, 2012, p. 73)
Resposta:e resposta a um determinado prblema percebido e identificado pela entidade proponente diagnostico
Questão 2/4 - Gestão de Projetos
O ponto de partida de qualquer projeto é a elaboração do diagnóstico, o que nos permite o conhecimento da realidade em que ele está inserido.Explique a etapa do diagnóstico.
Nota: 7.5
	Gabarito: Quando elaborado o diagnóstico, é possível efetuarmos o prognóstico, que reflete a tendência, os objetivos e as aspirações a serem alcançados por meio do empreendimento que pretendemos implantar, supondo que não se modifiquem as expectativas rotineiras quanto aos instrumentos e quanto às formas de uso destes durante o período considerado do projeto. Entre os principais problemas na elaboração do diagnóstico, podemos fazer referência à identificação da informação primária de que se necessita e do período que convém se analisar. No entanto, é importante ressaltarmos uma das funções vitais desse estágio do projeto: analisar criticamente a situação atual do problema que está se tentando resolver. Isso significa que é um processo pelo qual é possível diferenciarmos uma situação atual (o que é) de uma normativa ou prognosticada (o que deve ser). (CONSALTER, 2012, p. 74-75)
Resposta:a relacao qualitativa e quantitativa os reultados que estao sendo obtidos, os instrumentos que estao sendo utilizados no projeto e o meio o qual esta acontecendo
Questão 3/4 - Gestão de Projetos
Na elaboração dos projetos, existem algumas etapas que devem ser apresentadas. Essas partes devem ser coerentes e compatíveis entre si, com possibilidade de comprovar suas viabilidades.Explique a finalidade da etapa da Introdução.
Nota: 12.5
	Gabarito: Na introdução o projeto é apresentado como um todo, sem detalhes. Ela tem a finalidade de informar ao leitor do que exatamente trata o projeto, a razão pela qual foi escrito e o que se espera em termos de resultados. (CONSALTER, 2012, p. 73)
Resposta:tem afinalidade de informar ao leitor o que exatamente trata o projeto
Questão 4/4 - Gestão de Projetos
Empresários e instituições, quando decidem investir, esperam que os resultados estimados sejam atraentes, principalmente porque envolvem recursos que precisam ser maximizados. Os projetos de investimento são elaborados com diversos objetivos, dentre eles: para uso próprio, para solicitar empréstimo, para promover investimentos, para satisfazer necessidades e para gerar divisas.Explique esses objetivos.
Nota: 20.0
	Gabarito:
Para uso próprio: um profissional deseja conhecer a viabilidade de instalar uma determinada empresa.
Para solicitar empréstimo: atualmente toda solicitação de empréstimo deve estar acompanhada de um estudo de viabilidade da empresa que se pretende financiar. Os organismos financiadores exigem obrigatoriamente que as solicitações de empréstimos se encontrem respaldadas por um estudo completo, que compreenda a análise técnico--econômica da atividade que se queira implantar.
Para satisfazer necessidades: os projetos de financiamento que têm como processo produtivo a fabricação de um bem têm a missão de satisfazer necessidades insatisfeitas em um mercado consumidor.
Para promover investimentos: a promoção de investimentos em um país constitui uma atividade costumeira e contínua, que se efetua para atender a interesses nacionais e internacionais.
Para gerar divisas: para a geração de divisas em alguns países, em uns mais que em outros, é necessário promover a exportação de investimentos, destinados a cobrir demandas de mercados externos. Essas exportações trazem consigo a obtenção de divisas, que por sua vez servem aos países para cobrir suas obrigações financeiras de empréstimos externos ou satisfazer necessidades de importações, beneficiando a posição da balança comercial e de pagamentos. (CONSALTER, 2012, p. 49-50) 
Resposta:uso proprio quem deseja conhecer a viabilidade de implementar em uma empresa para solicitar emprestimo: todas os pedido de emprestimos deve estar acompanhado de estudo da viabilidade de finaciamento para satisfazer necessidades : projeto de financiamento tem como processo produtivo a fabricacao de um bem a misao de satsfazer as necessidade do mercado de consumidores para promover investimento: para gerar divisas:

Continue navegando