Buscar

NUTRIÇÃO ESPORTIV1

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO ESPORTIVA
	Avaliando Aprend.: SDE0399_SM_201408006758 V.1 
	Aluno(a): WENEDY SANTOS VALE
	Matrícula: 201408006758
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	16/06/2018 17:31:49 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201408118118)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os diferentes tipos e formas de recursos ergogênicos são verdadeiras tentações para os atletas de elite. Com relação aos recursos ergogênicos marque a alternativa correta: 
 
I - Um equipamento (ex. raquete de tênis) que piore o desempenho do atleta pode ser considerado um recurso ergogênico.
II - Todo recurso ergogênico é considerado doping
III - Todo doping é considerado um recurso ergogênico
IV - A ingestão apropriada de nutrientes após o exercício pode ser considerado um recurso ergogênico. Nesse sentido, podemos dizer que a proporção ideal de proteínas:carboidratos no pós-esforço é de 4:1.
		
	
	Somente as alternativas II e III são verdadeiras
	 
	Não há alternativa verdadeira
	
	Somente a alternativa IV é verdadeira
	
	Somente as alternativas I e IV são verdadeiras       
	
	Somente a alternativa I é verdadeira            
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409003703)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando a necessidade de suplementação de líquido e nutriente antes, durante e depois de uma competição esportiva intensa e de longa duração, sob alta temperatura ambiente, vários tipos de bebidas são indicados para oferecer energia e (ou) reidratação,sem promover desconforto gástrico, exceto.
		
	 
	A hiper-hidratação pode acontecer no período que antecede a competição, e pode ser feita pela associação do glicerol com a água.
	 
	A solução final de uma bebida repositora que contenha água e carboidratos deve ser de 4-8% de concentração de carboidrato.
	 
	Deve seringerido pelo atleta quantidade adequada de líquido no período de 24 horas que antecedem a competição
	 
	O atleta deve ter atenção ao peso que foi perdido durante a competição, e ingerir um copo de 250 ml para cada quilo de peso perdido.
	 
	Recomenda-se o consumo de meio litro de água (500mL) 2 horas antes do exercício.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409022092)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	( UFSM/RS-2012) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, dando o sentido correto ao texto ao que se refere à nutrição nos diferentes momentos da atividade física. A dieta antes do exercício restaura os níveis hepáticos de __________. A dieta antes do exercício deve dar preferência a alimentos __________ índice glicêmico. durante o exercício, recomenda-se o consumo de __________ de carboidratos por hora. após o exercício físico, o reabastecimento de glicogênio é eficaz depois do consumo de uma quantidade _________ de carboidrato.
		
	 
	Insulina- alto - 60g - pequena
	 
	Glicogênio - baixo - 60g - efetiva
	
	glicogênio - baixo- 75g - efetiva
	
	Glicogênio - alto - 75g - efetiva
	
	Glicogênio - alto - 75g - pequena
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408118188)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os ácidos graxos (I - monoinsaturados; II - poliinsaturados) são ácidos graxos denominados de (I - ômega 3 e ômega 6; II - ômega 3 e ômega 9; III - ômega 6 e ômega 9) sendo considerados essenciais para o organismo humano pois nós não produzimos. No caso especifico do ácido graxo (I - ômega 3; II - ômega 6) o seu metabolismo intracelular gera mediadores pró-inflamatórios.
 
A sequência correta é:
 
		
	
	I, II, I
	 
	II, I, II
	
	I, III, I
	
	II, II, II
	
	II, III, II
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408107323)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma atleta de maratona, 23 anos, estava perdendo performance fisica e foi se consultar com um nutricionista para avaliar o seu padrão alimentar bem como tentar diagnosticar o que estava acontecedo com ela. Na avaliação nutricional detectou-se que a atleta vem adotando durante 4 anos uma alimentação vegetarina que não incluia na sua alimentação vísceras, carnes vermelhas, peixes, ovos e laticinios. A sua alimentação era rica em fibras. A atleta relatou que a alguns meses vem sentindo fraqueza, cansaço e falta de ar durante os treinamentos inclusive não completando alguns. Dessa forma o seu técnico recomendou a suplementação de sulfato ferroso o que vem fazendo a 1 semana. Outro ponto relatado é que como boa parte das atletas de maratona de elite ela é amenorréica. Através de exames bioquimicos o nutricionista detectou que os eritrócitos estavam grandes e imaturos e que a concentração plasmática de homocisteina estava bastante elevada. A nutricionista estava confusa com o caso dessa atleta e solicitou uma consultoria para outro profissional da área que era você. Assim com base nos dados supracitados marque a opção correta:
		
	 
	A anemia é do tipo megaloblástica sendo provavelmente a cobalamina a carência nutricional base da atleta.
	
	As respostas I e II estão corretas
	
	Não há necessidade de se preocupar com o quadro clinico da atleta pois nesse desporto é comum as atletas apresentarem tais resultados de exames supracitados.
	
	Pelos poucos dados apresentados não existe condições de estimar as prováveis carências nutricionais da atleta.
	
	A intervenção realizada pelo treinador provavelmente está correta pois existe uma carência de ferro notória por parte da atleta o que fica evidenciado pelos níveis plasmáticos de homocisteina.

Continue navegando