Buscar

o pensamento de weber

Prévia do material em texto

Bacharel em Direito 2013.2
NARLA RAYSA RODRIGUES ARAUJO
	
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE MAX WEBER
ORIENTADOR (A): Jailson Siqueira
GUANAMBI/BA
2013
Questionário do texto “O pensamento sociológico de Max Weber”, de Thales de Andrade.
- A diferença entre o burocrata moderno e os funcionários antigos.
- Qual o significado de profissão dentro da estrutura burocrática moderna?
- Quais os efeitos da instituição burocrática para as relações sociais no capitalismo?
A diferença gira em torno do caráter pessoal da simetria dos antigos funcionários com o senhor feudal. Na sociedade moderna há impessoalidade, levando com que os burocratas acreditam serem superiores. Os funcionários acreditavam que ter um cargo era considerado como um funcionário fiel, em troca de uma existência segura. Essa fidelidade moderna é dedicada a finalidades impessoais ou funcionais.
A ocupação de um cargo é uma “profissão”. Tem caráter profissional, onde ocupante recebe um salário em troca de seus serviços. Há qualidade dos indivíduos que pode aprimora-los por meio de treinamento especializado.
Nas instituições pré-modernas Max Weber define status pela tradição. Na sociedade moderna, o status se define pelas tarefas que o individuo desempenha, para as quais se prepara. Os funcionários precisam ter uma formação técnica e cientifica para ocupar cargos, sobrepondo o ideal de contatos pessoais com suas lideranças surgindo assim interesses e beneficiação.
No capitalista há impessoalidade, as decisões e valores não devem intervir nos cargos. O burocrata deve ter certa especialidade. Max Weber diz que o intenso crescimento da racionalidade introduz em todas as áreas, construindo um mundo cada vez mais intelectual, sendo guiado por normas e regulamentações.

Continue navegando