Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário (a): Renata Antonia de Souza vidal 
Escola: Escola Pilar Jarinu
Componente curricular: Filosofia
Turma: 1º ano EM.
CONTEÚDO
Pesquisa e debate sobre o tema das ideias inatas; Visão do Racionalismo e do empirismo de Locke.
Duas aulas para execução de todo projeto. 
OBJETIVOS
Esclarecer o tema da matéria estudada através da pesquisa, trabalhar a socialização e o respeito a diferença de pensamentos.
MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS 
Sala interativa, papel Kraft e canetas permanentes.
SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do tema abordado)
Trabalhar o Racionalismo e o empirismo de Locke, começando pela valorização da pesquisa, o fundamento essencial do projeto é formar estudantes críticos no meio em que se vive. Em dois grupos pesquisar as ideias inatas do racionalismo e o outro a crítica ás ideias inatas de John Locke. Possibilitar a discussão em sala de aula para obtenção do conhecimento; Realizar o debate para possibilitar a organização de ideias e a desenvoltura para oralidade.
 
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Recepção dos alunos: Acolhimento e apresentação.
Introdução do projeto: Apresentar aos alunos o que é um debate e a importância do mesmo. Fazer uma breve introdução dos dois temas a serem trabalhados; Explicar que o tema principal são os dois tipos de ideias, no racionalismo as ideias são inatas, que já nasce com o ser humano. E no empirismo que contrapõe o inatismo, que acredita que é só através da experiência.
Encaminhamento: Separar a sala em dois grupos, e encaminha- lós para sala interativa, para realização da pesquisa, posteriormente pedir que eles façam cartazes com pontos relevantes ou até mesmo que tenham gerado duvidas ou curiosidade. 
Desenvolvimento: Próxima aula, com as informações obtidas, dar início ao debate, Cada turma apresenta a sua pesquisa, eles não vão defender uma tese e sim especificar cada um dos temas, sempre com o intermédio do professor, será uma troca de posicionamento e argumentos, Valorizar os saberes e solidificar a aprendizagem do tema.
Avaliação: Observar a interação de cada aluno, para que possa incentivar mais a socialização dos que possuem dificuldade nesse aspecto, verificação do que o aluno já sabe e o professor perceber as situações problemas para que assim ele possa desenvolver seu papel de facilitador.
	
REFERÊNCIAS
https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-empirismo-critico-john-locke.htm
http://blog.qmagico.com.br/educacao/metodologia-de-ensino-debates/

Mais conteúdos dessa disciplina